O tecnocast não ia ser quinzenal?
Nós quebramos o episódio sobre futuro do trabalho em duas partes. Agora estamos no cronograma normal. Ou seja, o próximo vem daqui a 15 dias!
Entendi, obrigado pelo esclarecimento
E aí, como vão? Tecnocast é sempre uma alegria quando sai .
Eu uso um gerenciador de senha “gambiarra”, gratuito e bem seguro: One Note da Microsoft.
- Criei um caderno bloqueado por senha assim só preciso saber essa senha.
- Cada serviço crio uma nota com o nome, usuário, senha e coloco uma TAG.
- Para facilitar a pesquisa, tenho uma nota chamada “TAGs”, assim quando eu digitar a TAG do na minha pesquisa vai aparecer somente a nota que preciso.
- Posso pesquisar por qualquer outro termo que não seja a TAG, se eu quiser, mas corre o risco de aparecem, por exemplo, muitos serviços que tem o mesmo e-mail.
Sim, esse sistema exige que eu “tagueie” corretamente as notas. Mas funciona para mim, e sempre achei o que precisei de forma rápida. Já uso há uns 4 anos. As notas com senha do One Note tem criptografia de 256 bits, mas o importante mesmo é manter sua conta Microsoft em segurança com vários fatores de autenticação. Um abraço turma!
Eu sempre entro com biometria facial no Mercado Livre, nem lembro mais a senha. Acho facil e seguro.
A única coisa que eu faria de diferente é manter o reconhecimento facial somente no celular. Aí no app do celular a pessoa libera o acesso de outro dispositivos, sempre com facial. Pq realmente, fazer facial pelo computador é horivel.
Creio que dessa forma vc não precisaria se preocupar com senha, manteria a segurança e deixaria relativamente fácil o acesso.
Esse relato da Apple não liberar o acesso as contas para o legitimos donos me fez pensar que a própria Apple tem uma ferramenta muito boa que poderia ser melhor usada que é o FaceID.
Se todos os Smartphones tivessem algo semelhante ao FaceID daria pra entrar em todos os sistema usando facial, ou seja, sem senha.
Minhas senhas para diversos serviços sempre é a mesma,tanto para contas em caixas de bancos, aplicativos de bancos digitais e outras. oisas da internet que exige senhas. A senha é padrão, com algumas variações de letras maiuscula e números em sites ou serviços que pedem essas variações de letras e números,e até hj nunca tive problemas e nunca caí em golpe.Enquanto estiver dando certo, vou continuar nessa política.Até hoje eu nem sei como funciona esses gerenciadores de senhas.
Usar a mesma senha em vários serviços, ainda mais importantes, é uma péssima ideia. Se alguém roubar a senha em um deles, pode acessar todos os outros.
Ao invés de um problema sério, você passa a ter vários.
Rapaz, perigoso isso, hein. Te recomendo dar uma procurada em gerenciadores de senhas, a curva de aprendizado para usar é tranquila e você fica bem mais seguro. O mesmo para aplicativos para autenticação em duas etapas.
Dá uma olhada na nossa lista, o texto em alguns anos já, mas os exemplos citados seguem valendo. 11 aplicativos gerenciadores de senhas • Tecnoblog
Utilizo o Bitwarden faz algum tempo já. Mas, acredito que o mercado de gerenciadores de senha precisa de uma padronização… assim como, os serviços também precisam padronizar a utilização de passkeys, geração de tokens 2FA e outras configurações para que seja mais fácil e seguro para que mais pessoas utilizem.
Eu uso o keepassXC (macboo) e o Kepassium no iphone funciona bem
Vlw pela dica,vou dá uma verificada depois.Mesmo sempre ultilizando um mesma senha com base padrão e em alguns casos o 2FA,sempre é bom ter uma camada a mais de segurança e aprender a usar novos recursos para dificultar mais ainda alguma tentativa de golpe.
A grande questão pra mim é como ele não desconfiou das notificações de login, já que a maioria, se não todos serviços, enviam uma notifcação de que um login foi realizado.
Acho que é o grande dilema entre facilidade e segurança, se você aumentar demais a segurança você perde a praticidade, correndo o risco de perder todas as contas, mas se vai muito pro lado da facilidade corre o risco de ter dados vazados.
Eu já sou o contrário, e aqui vai minha recomendação que serve a todos os demais também.
Além de eu tentar sempre usar senhas únicas e diferentes pra serviços diferentes, evito usar gerenciador de senhas/autocomplete do navegador pra tudo: tenho é o bom e velho caderninho, onde anoto meus emails, usernames, senhas, PINs, chaves/tokens, tudo manualmente à caneta/lápis.
Casa de ferreiro, espeto de pau, como se diz. Sou programador e uso caderno. Cadernos não são hackeáveis e eu ainda às vezes uso cifras (que manualmente calculo) nas minhas anotações (como papéis-lembrete de quantos dígitos esperar para um PIN de um banco específico, ao qual associei um simbolismo por semiótica e a partir desse derivo/“calculo” a senha, sendo que para alguns serviços eu literalmente calculo a senha mesmo, com padrões aritméticos, gematria, sonoridade das letras/alfabeto fonético, etc)).
Da forma como eu anoto, eu consigo literalmente ter a senha do banco num papelzinho atrás do smartphone (não faço isso, mas poderia fazê-lo sem preocupações): o bandido, se me furtar/assaltar, vai ter a base de cálculo da senha ali nas mãos, mas não vai ter o conhecimento necessário pra calcular a senha (boa sorte ao bandido que me assaltar tentando entender matemática, simbologia ocultista, gematria e cifras)
Vc é o verdadeiro Alan Turing do nosso tempo,isso sim!
Antes de usar gerenciadores de senhas eu criava senhas diferentes para cada serviço usando uma estratégia:
Vamos supor que minha senha seja Banana123@ e eu queira criar uma senha para o Tecnoblog, então eu pego a primeira e última letra do site e coloco no meio da senha, dessa forma ficaria Bananatg123@, para o Facebook ficaria Bananafk123@ e no Google ficaria Bananage123@. Com essa estratégia eu tinha senhas diferentes para cada site!
Se a senha do Tecnoblog vazasse, o hacker que tentasse usar o mesmo e-mail e senha em outros sites não iria conseguir acessar.
Mas eu sempre tive uma senha totalmente diferente para o Google, pois é a conta mais importante que eu tenho, nem no gerenciador de senhas eu salvo a senha do Google. Acho importante ter a senha do Google memorizada pois se eu perder o celular eu posso acessar o site de localização de dispositivo sem precisar passar pela verificação em duas etapas.
Eu usava isso, mas como dava mais trabalho optei pelo Bitwarden, que é mais prático e conveniente…
Estou usando o ProtonPass e estou gostando bastante.