Que apps usam para ler depois [Pocket, Instapaper...]

Ei, turma!
Que aplicativos para “ler depois” vocês usam? Eu tava conversando com a @Tatiana_Vieira e ela contou que gosta muito do Instapaper, pela interface limpa. Além da principal função de “ler depois”, ela também usa pra guardar referências bibliográficas.

Confesso que não uso nenhum destes apps. Quando preciso salvar algo, coloco o link na lista de leitura do Safari ou no Lembrete ou Notas do iOS. Também guardo muita coisa no Evernote e Trello.

Qual é o fluxo de vocês pra enxurrada de informações da internet e o pouco tempo disponível pra consumir esse conteúdo?

4 curtidas

Uso o Safari quando não é algo realmente importante, é o “ler depois”, de verdade. Mas no Instapaper você cria pasta, categoriza, criar ordem no caos, busca por critérios. Vê até progresso de volume de leitura, se você for mais obsessivo. xD

2 curtidas

Pra mim já é o contrário. A lista de leitura do Safari é quando é algo mais urgente e os outros apps pra quando eu lembrar de ler. Eu usava o Instapaper para enviar coisas para o Kindle, quando eu ficava direto com ele, mas depois de um tempo eu cansei do trabalho a mais em ter que limpar a biblioteca do e-reader.

1 curtida

Não importante, no sentido de efêmero. Que deletarei após ler. O que eu coleciono para as minhas pesquisas, vão pro Instapaper.

Não me adaptei ao Kindle. Ganhei um e tudo. Só sei ler no iBooks do celular.

Se é um texto mto grande ou um PDF, uso a extensão Send to Kindle no Chrome

3 curtidas

Eu usava o Pocket e o Instapaper.
Usei tb o finado Readability.

Mas comecei a acumular coisa demais que eu acabava nem lendo. Aí desencanei.

1 curtida

Serve para a versão app também e no browser? Não sei segurar um Kindle, me dá nervoso a tela. Não consigo me concentrar. :grimacing:

1 curtida

Eu jogo tudo na barra de favoritos em uma pasta qualquer.
Claro que geralmente eu nunca mais abro o link pra ler depois, mas…isso não é exatamente problema do método ou ferramenta usada, e sim de quem usa. :expressionless:

fazia isso quando usava o chrome e acabava com uma porrada de coisa que não lia.
com o firefox eu comecei do zero e já nem perco tempo salvando coisa, pois já sei que não vou ler mesmo. hahahaha

Instapaper e utilizo bastante a ferramenta Speak, que transforma os textos (normalmente artigos mais extensos em inglês) que eu salvo em áudio e vou escutando enquanto faço outras coisas.
Só que para texto em português não consigo utilizar essa função, já que não tem a opção de voz em PT-BR, inclusive aceito indicações para esses casos.

1 curtida

Serve sim! Pela página de configuração da extensão é possível selecionar pra onde vai ser enviado o texto. Lá aparecem os apps de kindle do smartphone/tablet :slight_smile:

2 curtidas

Pocket para textos curtos e/ou urgentes, Instapaper para textos longos e/ou sem pressa.

Eu uso o pocket já faz um tempo

Tem site que fica bugado ou faltando coisa no modo artigo então eu deixo os dois modos baixados, e conforme eu ia adicionando link ele não baixava mais os novos, então fiz ele baixar tudo.

Resultado:

E uma praticidade que eu não vi em nenhum serviço: encaminhar links pra um bot e ele adicionar sozinho, o App já fica na escuta e baixa tudo automaticamente
t. me/pockebot

1 curtida

Eu uso muito o Pocket! Sem erro nem defeitos.
Recentemente surgiu um novo chamado RainDrop que tem a mesma premissa, interface mais moderna etc, mas ele no celular, não tem opção de baixar automaticamente os artigos para ler offline, mas acho a organização de “não artigos” como páginas diversas para ver mais tarde, mais fácil e limpa.

1 curtida

Já tentei usar mais de um, porém nunca consigo de fato voltar a abrir o que foi salvo. O mais funcional, pra mim, é salvar em uma pastinha nos favoritos do chrome, assim fica no celular e no pc, em um app que tá praticamente sempre aberto. É bem mais fácil lembrar de abrir o link mais tarde. Outras vezes se é pra lembrar em um período mais curto, eu deixo a guia fixada no chrome (pc), ou simplesmente aberta no android.

Comecei a testar um chamado Goodlinks que é pra iOS e Mac, compra universal. Uma solução mais nativa que está me parecendo boa por enquanto.

Gosto muito do Pocket, acho um app simples e muito funcional uso ele para ler coisas mais simples.

Se eu preciso salvar o que estou lendo como um arquivo de referência eu prefiro usar o Evernote junto da extensão Evernote Web Clipper, o que eu acho legal nessa ferramenta é que ela permite que eu edite a forma que quero salvar o conteúdo.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.