Quase todo o Brasil já emite a Carteira de Identidade Nacional

1 Like

Aqui no Ceará, apenas pagando propina aos funcionários terceirizados da secretaria responsável pela emissão.

7 Likes

Já tem estado emitindo no formato cartão?

2 Likes

Não, é uma briga beeem antiga, já tinha até o modelo, mas é tipo cnh

1 Like

São Paulo tem emitido, mas não tem repassado os dados para o Governo Federal ( Serpro ) e está disponivel apenas na versão impressa. Valeu Valid! :clown_face:

2 Likes

Agendei a minha de forma prática no site da SSP. Lá tem a opção tanto para a sede da Perícia Forense quanto para as casas do Cidadão em vários bairros. Mas fiquei sabendo desses casos de propina nos “vapt-vupt”. Lamentável.

2 Likes

Uma carteira com estética bonita, com uma nova estratégia visando a segurança ,pois não tem mais n° de RG. Mas é muito simplória . Na prática não conseguimos mais adicionar outros dados como na versão antiga aqui do meu estado. Não pude colocar n° de título , nem de CNh, nem de carteira de trabalho . Por que ? Por causa do tamanho pequeno ou apenas estratégia para o novo modelo que lançarão daqui a 5 anos ? Outra coisa a se destacar que mostra como esse país é atrasado, bagunçado. Emiti essa nova versão capturando uma foto com webcam de péssima qualidade, talvez uma webcam de 2010, sabe se lá. Estou com um documento de layout moderno mas com foto nível tekpix, escura, sem nitidez e que a noite qualquer pessoa que pegar pra conferir vai ter dificuldades pra confirmar se quem está na foto sou eu ou não . É ou não é bizarro ? Passei 13 anos pra emitir um novo RG e quando consigo, a foto está pior do que a no documento antigo.! Inacreditável. Ainda estou um pouco indignado.

4 Likes

Apenas uma informação.: A antiga é válida até 2032 para quem emitiu em 2022, pois ela tem validade de 10 anos. Se vc emitiu em 2014, por exemplo, ela vence esse ano, e já é necessário emitir a nova.

2 Likes

Olha, até onde sei vc precisa levar os outros documentos na hora de fazer a nova, para incluir os dados, e isso inclui até o exame de sangue, caso vc queira o seu tipo sanguíneo lá. Se levar só o CPF, vai aparecer somente o CPF.

2 Likes

Eu levei todos os documentos que eu queria inserir no novo RG. Mas a pessoa que fez meu cadastro disse que não adiantava levar, pois não iriam ser inseridos. Eles até alimentam o sistema com os dados, mas não vai pro RG novo, pelo menos onde eu fiz.

2 Likes

Eu tinha um RG de 2011 !!

Não vai aparecer ainda, se não me engano ainda não tem a versão digital em nenhum lugar no Brasil, e é nela que esses dados vão aparecer, por isso “eles até alimentam o sistema com os dados”, mas não vai pro RG novo impresso, só no digital.

A verdade é, imagina alimentar e atualizar um banco de dados de todo brasileiro, por isso demora, é complicado conseguir vagas e no inicio é tão complicado, de boa quem tem o documento dentro da validade e ou um documento alternativo(CNH) é melhor esperar um pouco.

3 Likes

Aqui em AL, tanto a SSP quanto as clínicas credenciadas do Detran usam câmeras DSLR.

Um avanço e tanto, considerando que em 2011, quando tirei a 1ª via do RG, a régua de altura era bem amadora, feita à lápis na parede. Encostei na parede, e o atendente lá de longe, sentado, chutou 1,72 (juro por tudo nesse mundo que é verdade). A foto 3x4 tive que levar eu mesmo também.

1 Like

De fato. Se tem um documento em boas condições, e dentro da validade, melhor esperar. Pois que a versão digital seja completa. Pensando bem no que vc disse, acho que somente ela virá de fato mais completa.

2 Likes

Outro nível. Deveria ser em todos estados dessa forma. Afinal, a imagem também é um fator importante e que implica em algumas condutas de segurança no dia a dia.

3 Likes

Em teoria era pra unificar geral. Tudo num documento só. Na prática… bom.

3 Likes

kkkkkkkkkk quando tirei era assim também, menos a parte da régua de lápis e do cara acertar

já a câmera, o poupatempo de SP está usando desde 2014 ou 15, uma canon.

3 Likes

Só irei emitir a minha quando estiverem emitindo no formato de cartão, que é bem mais prático pra guardar na carteira. Assim como já é o meu documento de identificação aqui do Canadá e de Portugal. Btw, o Cartão Cidadão (Portugal) é um exemplo, tem até meu tipo sanguíneo e todos meus dados em um chip, e escrito no cartão só os dados mais relevantes.

1 Like

A minha RG é de 2004, nunca fui atrás de atualizar por causa da CNH.

Agora quanto ao documento em cartão, se eu me lembro bem isso não vai acontecer devido ao custo para o Brasil, bom essa foi a discussão no parlamento federal.

Hoje o CPF é impresso em uma folha A4.

3 Likes