Quanto tempo o Windows demora para ser estável e aceito pelos usuários?

O windows sempre teve esse problema desde o windows xp, de ser instavel, com erros, incompatiblidade e bugs. só fica estavel depois de alguns anos e eles lançam um windows novo ao inves de deixar o antigo estavel.

e o novo continua instavel e cheio de erros e bugs. e querem que agente instale o windows novo. e os usuarios decidem, se vão continuar usando o windows xp ou pular para o windows 7, porque ninguem aceitou o windows vista, só por exemplo.

e agora, temos o windows 10, que começou instavel em 29 de julho de 2015, e só ficou estavel em 2022, e já lançaram o novo windows, o 11, e agora viram que não deu certo, e lançaram o 12.

vai ser que nem naquela epoca do windows xp e lançaram o vista e ninguem gostou, e demorou 10 anos para usarem o windows 7, porque os usuarios droparam o vista e usaram o 7.

eu já dropei o 11, e estou esperando chegar o 12 e esperar mais uns anos ainda para ficar estavel, só em julho de 2030. e enfim ser aceito pelos usuários.

O que você considera como instável? Nunca vai existir um SO perfeito, mas dizer que o Windows 10 ficou instável por sete anos é um completo exagero.

No meu caso, só senti firmeza no Windows 11 depois de pouco mais de um ano após o lançamento. Hoje é meu SO padrão.

Instável? Como? Ao menos eu só tive umas poucas telas azuis desde 2015, todas culpa minha e/ou sempre na parte de hardware… overclockando RAM, overclockando CPU, testando timmings, SX8100 DoA… - O Windows XP era outra história, um shitshow de drivers dando tela azul e conflito, mas desde o Windows 7 vem melhorando…
(meu hardware sempre foi decente: placa mãe nunca foi top de linha, mas sempre foi boa [escolhida a dedo, geralmente Gigabyte ou Sapphire] e fonte sempre muito boa, sem misturar RAM diferentes, etc… - não dá para falar que o OS é instável se a culpa é do hardware)

Mas o problema do Vista foi que ele requeria um hardware absurdamente forte pra época… além de umas aberrações na interface gráfica que deixaram o Windows bem feio. Mesma coisa pro Windows 11 e o TPM… Bugado mesmo era o Windows Mistake Edition…

Mas, como eu tenho desanimado com jogos, tenho vontade mudar pro Linux ou algo do genero.

Pra mim chamar o Windows 10 de estável que é um completo exagero, não consigo deixar ele mais de 15 dias ligado direto sem começar com lentidões inexplicáveis que se resolvem magicamente quando se reinicia o computador, enquanto que no Windows XP e 7 era comum deixar a máquina mais de 30 dias sem reiniciar, somente hibernando ela alguma vezes.

Windows 11 ainda não tenho opinião formada, pouco usei ele, 2024 vai ser meu uso mais intensivo, vamos ver qual vai ser o resultado daqui uns 6 meses.

1 curtida

acho que vou testar o 11, pois o 10 não me agradou, e talvez não me agrade o 11 e instalar o 12, e assim por diante. por isso que eu não faço atualização se o SO está rodando bem.

gente usa sabe que o 10 é meio instável, pude perceber isso. acho que o 11 deve ter corrigido ou melhorado de verdade. desde o windows xp tem bugs ou instabilidades, pra que joga, instala um programa sabe o que estou falando, as vezes fecha do nada o programa, pagina ou jogo.

sempre surge novidade, mas estou pensando em ter estabilidade.

Rapaz, o XP tinha bug só de conectar na internet.

O Windows 10 está muito estável, bem mais que o onze, nem se compara

Do jeito que vc está falando, seu problema é hardware em vez de ser o Windows, tem algum componente com defeito

1 curtida

Como tu consegue deixar 15 dias ligados se praticamente tem update toda semana? hahaha
Quanto à isso, quando o FX-6300 era meu PC principal, nunca aconteceu isso. Ficava lá 90 dias só na hibernação… zero lerdeiras. (Agora no 5500 eu atualizo o sistema e fico brincando no BIOS…)
Ps.: não sou só eu que conseguia 90 dias de uptime. hahaha \/
image

1 curtida

Montem um PC nesse final de ano com uma configuração até boa e tô gostando muito do Windows 11, até agora nenhum problema de compatibilidade e estou achando o design bem mais coerente em relação ao 10.

Eu penso que esse tipo de uso é muito, mas muito incomum. Eu, particularmente, só conheço uma pessoa que deixa o computador ligado 24h. Todos os demais, desde que me entendo por gente, sempre deixam desligado à noite.

Atrasando a instalação dos updates, que deveriam ser mensais ou bimensais e não semanais.

Desde que o Windows implementou por padrão a inicialização rápida, onde ele não desliga de verdade ao se mandar ele desligar (sem falar no pessoal que tem o habito de fechar o notebook e deixar ele suspenso), eu toda semana pego alguém no trabalho com maquina a mais de 15 dias sem reiniciar e apresentando lentidão ou algum bug, tanto que eu passo orientando os usuários a reiniciarem o computador pelo menos uma vez por semana.

1 curtida

Olhando assim, também deixo muito tempo e acho que deve ir bem mais de 15 dias, só reinicio o pc se sistema operacional pedir, se não, hiberna mesmo

Ai os security holes ficam até dois meses sem correção, né. hahaha

Tem que analisar o que você considera como “estável”. Eu particularmente usei o Windows 10 desde seu lançamento e o único problema que tive com esse SO foi quando ainda usava HDD. Assim que passei a utilizar SSD no sistema operacional nunca tive qualquer empecilho. O mesmo aconteceu com o Windows 11. Só alegrias!

1 curtida

A quantidade de maquinas que entram pra “arrumar” com esse problema não ta escrito.
Infelizmente (ou felizmente) quem trabalha nessa área se for orientar o usuário pra tudo que é banal vai dispensar 90% dos serviços, como agente não ganha pra dar aula, cobra pra resolver o problema.

Eu não ficaria triste em ser pago pra reiniciar o computador dos outros.

E ainda deixar o PC alheio em cima da mesa por 5 dias só para dar a impressão que foi um trabalho monstro. :V

Normal a Microsoft levar 3-4 meses pra corrigir uma brecha de segurança, ninguém ia notar a diferença mesmo.

Estou trabalhando em uma empresa, então quanto menos chamado banal sobra mais tempo para implementar melhorias no ambiente de trabalho, agora como autônomo, realmente não vale a pena ajudar o usuário.

e deixando aberto junto com uma maquina reparadora de tensão ou qualquer uma só para aumentar a impressão kkkkkk

Olha eu so tive problemas com windows 98 ate segunda edicao, o milemium e algumas versões em PC mais antigos o XP, desde entao vindo adiante windows sempre foi bem estavel pro meu uso, eu nao sou da area da informática mais gosto por hobby e quando raramente troquei sistemas de algum PC que tive sempre baixei do site oficial e nunca usei ativadores, creio que como diz o Baboo estes que ferram registros e danificam o código binário com algo malicioso e da os bugs. Hoje tenho no swift 5 da acer com windows 11 e no segundo boot linux ambos estao perfeitos inclusive o windows a unica queixa ao windows 11 nao deixar de forma oficial a barra na parte de cima.