Quanto custa pra "formatar" um PC com Windows aí na sua cidade?

Certamente alguns dos participantes da comunidade trabalha ou trabalhou, nem que fosse somente um bico, consertando o computador de amigos, tias ou conhecidos. Uma das tarefas mais corriqueiras que apareciam era formatar computador. Seja por vírus ou a máquina já estar lenta de tanta barrinha instalada no IE. Hoje que tem a opção de resetar o Windows ao estado de novo deve ser menos comum, mas antigamente, na era do Windows XP e Vista, era bastante comum aparecer esses clientes.

Quanto vocês cobravam/cobram, ou até mesmo pagam caso estivessem do outro lado do jogo, pra formatar um PC? Lendo em alguns fóruns vi preços bastante díspares dependendo do estado ou região do país.

Onde moro, Anápolis (interior de Goiás), há uns 10 anos girava em torno dos R$50. O computador ia, ficavam uns 3 dias e voltava sem fotos do natal passado tiradas com Cybershot da família, raro algum que fazia backup, aliás esse meu diferencial quando comecei: backup grátis. O valor subiu um pouco, mas confesso que por menos de uns R$100 não faço isso mais de jeito nenhum, trabalheira danada que dá, principalmente se for encrenca pra achar drivers. Porém, como dito na pergunta, é raríssimo pra mim hoje em dia pedirem pra formatar.

Aqui na minha cidade (interior de SC) as lojas de informática cobram de 100,00 a 120,00

Eu quando faço cobro 50,00 para pessoas próximas e 80,00 para desconhecidos, penso que embora eu entenda e faça muito bem feito, não sou profissional da área, por isso não cobro igual, até porque se for mesmo preço eu preferiria levar mil vezes em um estabelecimento específico da coisa.

Tá cheio de técnico que faz por dez reais em Curitiba… porém eu não confiaria em ninguém que faça o serviço super barato: Sempre tem um que só formata e instala e não configura absolutamente nada, nem sequer instala drivers (deixando todo e qualquer conflito como está). Isso quando a pessoa não consegue a proeza de instalar na partição errada, aniquilando os dados da pessoa. (Já tive de dizer que seria impossível recuperar 100% dos dados de uma pessoa por causa disso)

No caso, eu prefiro cobrar por serviço. Formatar é um. Instalar e configurar SO é outro. Backup é outro. Claro, ai tem até garantia de 30 dias corridos (exceto vírus, licença Windows no caso da pessoa estar usando pirata -recupera-se o serial antes de formatar, mas atualmente nem precisa- e instalação de hardware/software) e etc…

Ai o serviço fica ligeiramente mais salgado que os outros.

Zero Reais, é só usar a ferramenta de restauração do próprio Windows.

Hj em dia é tão intuitivo formatar o desktop.

1 curtida

Sim. Pro pessoal que arrisca, mas tem muita gente que tem medo de danificar algo. Ou mesmo de perder fotos de família e coisa do gênero.

Foram a 84 an…opa, filme errado. Brincadeiras a parte, fiquei por 10 anos. Os valores foram de 50 a 120 reais sem backup. Hoje, o cliente não é diferente dos patrões de TI, onde vc fica fazendo até mesmo digitação de textos na tentativa de “fidelizar”.
Afinal, o PC de mesa está em um canto, servindo só para aqueles trabalhos que demandam tela maior, o restante é no celular.

Posso ate afirmar que este serviço está em extinção, uma porque a maioria não precisa, outra porque o Windows já tem uma ferramenta integrada que faz isso.

Como eu sou o “sobrinho da informática” da família, algo que eu sempre faço no meu e nos computadores de parentes e amigos leigos que só usam uma unidade de armazemento (laptops e desktops básicos, em geral) são:

  1. criar uma partição separada para arquivos pessoais, que não vai ser afetada pela formatação do sistema

  2. mover o local das pastas especiais do Windows (Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas e Downloads) para outra partição, pelo motivo explicado.

Eu acho muita burrice do Windows situar essas pastas de arquivos do usuário na mesma partição onde ficam os arquivos de sistema, é algo que fere a lógica e o bom senso.

Depois que passei a adotar essas medidas simples, nunca mais presenciei perda de arquivos pessoais causadas por erro de boot ou formatações sem backup prévio. Porém, eu não sei se aquele bug da atualização de Outubro de 2018 do Windows 10 seria evitado com particionamento.

E mesmo que problemas de inicialização sejam cada vez mais raros, agiliza a formatação quando for necessária, pois não vai perder tempo movendo os arquivos do usuário para outra partição.

2 curtidas

O problema é que isso também pode ocasionar o leigo falar que tu trocou o HD dele por dois HDs.
E pra tu explicar como funciona para leigo que acha que tem razão… hahaha

1 curtida

kkkk leigo é osso mesmo, mas se eu consegui fazer meu pai entender o conceito de partição, qualquer pessoa consegue haha.

Já minha mãe é bem mais esperta, você ensina uma coisa pra ela de computador e smartphone e ela entende rápido e pratica o que foi ensinado pra não esquecer, ao contrário do meu pai que tem preguiça de aprender as coisas e te obriga a ficar explicando a mesma coisa toda vez. E não, ele não tem Alzheimer rsrs.

50 conto (faço nos fins de semana pra conseguir uma graninha a mais)

Você pode repartir o HD em duas unidades (a C e a D) = a C você deixa para os programas e recursos essenciais ao funcionamento do computado. na D você salva todos os seus arquivos pessoais (fotos, músicas, vídeos, documentos), assim quando precisa formatar vai formatar apenas a unidade C sem perder nada na D. Depois que um vizinho meu quem mexia com formatação e correção de computadores me passou essa dica nunca mais perdi nada (aliás, só perdi tudo uma vez que deu queda de energia e queimou meu PC todo, queimando até o HD). Mas, fora isso não tinha perdido nada antes.

Uma vez perdi todas as minhas fotos por irresponsabilidades de um que formatou meu computador uma vez sem falar nada e só depois de entregar ele disse que estava cheio de vírus (levei nele porque o computador tinha sido comprado nele), depois disso nunca mais levei neste, agora tenho outro de confiança (que sempre avisa o que deve ser feito, ele nunca mente) Se tem que formatar ele já pergunta se tem algo a salvar ou não, se tem alguma peça que precisa ser trocada e, se na hora que vamos entregar o computador e se ele consegue olhar no mesmo momento logo mostra pra gente qual é o problema. Mas depois que aprendi a formatar e corrigir bugs raramente levo para formatar, apenas se vejo que o problema é troca de alguma peça defeituosa.

Formatei um pc esses dias, na real foi uma montagem + instalação do SO + acompanhamento da instalação do software da empresa (só ligar pro suporte do software e dar acesso remoto a eles), cobrei 200 reais, mas foi com um considerável desconto por ser cliente muito antigo (mais de 8 anos), se não fosse isso seria uns 300 reais, porque muitas vezes clientes novos ficam te pedindo garantia pras burradas que eles fazem nos pcs nos meses seguintes.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.