Essa exclusividade da Qualcomm é um grande freio na adoção de ARM para Windows… Logo acaba e os concorrentes começam a inundar o mercado com dispositivos mais acessíveis.
Bom, se existe alguma exclusividade pelo jeito ela foi pelo ralo (pelo menos não oficialmente). A System76 lançou uma Workstation com processador ARM Ampere Altra de 128 cores. Thelio Astra arm64 - Linux Laptops, Desktops, and Servers
Na propaganda dizem ser pro setor automotivo e blablabla mas na prática é um monstro que vem com Linux por padrão. MAS daí conseguiram rodar Windows 11 nela.
Uma pena que as pessoas que utilizam Banco do Brasil ou Caixa não podem utilizar computadores ARM… pois aquela solução para acessar o internet banking deles não está disponível para a plataforma ARM.
O famoso: “Módulo de Segurança Warsaw”
Nossa, isso é o diabo
Itaú também.
Putz… não sabia que o Itaú usava essa mesma solução…que triste.
Já comentei em alguma outra publicação que o inventor dessa desgraça tem cadeira cativa ao lado do capiroto.
Itaú pelo menos tem aquele aplicativo desktop que em tese dispensa o uso do Warsaw, só não sei se roda em ARM.
Hoje em dia o melhor é ter um celular básico só para acesso ao banco sem usar o computador e aquelas desgraças de programas de segurança.
Eu não entendo o porquê dos bancos não investirem em ferramentas de segurança… dava pra a cada transação eles solicitarem tokens que seriam validados por biometria nos celulares… tem muitas funções (ainda) no internet banking que só são acessadas por computador… principalmente no BB. Felizmente, eu tenho contato direto com o gerente e algumas coisas ele faz por mim e eu só recebo a confirmação para validar aquela ação no meu smartphone. Mas, é muito chato não poder eu mesmo fazer tudo o que está a disposição por conta desse warsaw.
faz tempo que não lido com o warsaw, mas uma tentativa seria uma maquina virtual windows depenada somente para essa função de acessar o banco.
Aqui uso sicoob, que usa uma simples extensão de navegador e outras medidas que incluem o uso do app para celular.
Não precisa instalar nada
Sim, existiu exclusividade entre a Microsoft e Qualcomm para venda de computadores e notebooks…Ela se encerra no fim de 2025 e a Mediatek já tem trabalhado em seus proprios chips já faz muitos meses.
Mas sim, muito antes já era possivel instalar Windows em ARM por conta propria.
Itaú não utiliza mais. Agora é um “app”, que é basicamente um Chromium restrito ao site do Itaú e que roda com permissões locais, sem depender de pragas como o Warsaw.
Cheguei a testar essa solução em uma época que precisei utilizar o internet banking do BB esporadicamente, eventualmente bloquearam a minha conta alegando acesso suspeito e tive que ir na agência trocar a senha de 8 dígitos. Questionei o atendente e falaram que o plugin tinha detectado uso de máquina virtual e que isso não era permitido pelo BB ¯\_(ツ)_/¯
Conseguir rodar é diferente da Microsoft permitir vir pré-instalado. Até por que se for UEFI e tiver drivers pra ARM, deve instalar.
Tem rumores sobre a Mediatek estar trabalhando num chip pra isso.
Infelizmente isso pode acontecer mesmo. Se não me engano no VMware tem uma flag que dá pra colocar no vmx pra evitar.
Aparentemente um substituto para os Snapdragon 7 e 8, que possivelmente deve embarcar notebooks como um futuro Galaxy Book5 Go.
Isso me lembra muito o Banrisul que não te permitir ter anydesk e teamviewer no celular se não bloqueia o acesso do aplicativo, daqui a pouco vamos precisar de mais regulamentação em cima do que os bancos podem nos limitar no acesso a nossas contas.
Pior que eu até entendo o motivo, esses aplicativos são muito utilizados pra cometer fraudes de engenharia social e similares.