Qual tipo de carregamento degrada menos a bateria?

Estive vendo algumas pessoas dizendo que usar carregamento rápido degrada a bateria mais rápido, isso é verdade?
Algumas vezes eu uso o carregamento por indução para carregar meu celular, mas como ele é muito mais lento que o com fio uso mais quando estou dormindo, será que por ser mais lento seria melhor usar ele para aumentar a vida útil da bateria do celular?

2 Curtidas

Eu tenho Um Samsung S10 e um S20, e volte e meia uso um cabo que veio junto com meu Fone JBL, cabo simples, e o carregador 1a Samsung simples, pra uma carga completa pede cerca de 7 horas…carrega bem lento e parece que dura bem mais no outro dia, demora baixar a porcentagem…mas devido a correria normalmente não consigo fazer isso.
Engraçado que com o Xiaomi e mesmo cabo leva 3 h na bateria 4mil mha…
Falei com meu irmão ele testou e disse que parece que dura mais a carga mesmo…sei lá.

1 Curtida

Eu acho que a galera tem uma nóia muito grande com isso de bateria. Se você está usando um carregador e cabo certificados, é de se pressupor que está submetendo seu aparelho à condições mínimas de segurança e manutenção da vida útil da bateria, seja via carregamento cabeado rápido, lento ou sem fio.
Obviamente a diferença no uso que cada pessoa dá ao aparelho vai influenciar na evolução da vida útil da bateria, se você tem um uso mais intenso e precisa recarregar mais vezes ao longo da semana, a bateria vai perder capacidade mais rápido, independentemente do tipo de recarga.
No final a variação da capacidade da bateria ao final do uso do aparelho deve variar muito pouco a depender do tipo de recarga utilizado, não valendo o esforço ou preocupação que as pessoas tem com isso (desconsiderando eventuais defeitos de fabricação ou uso extremo do aparelho). Creio que no final das contas a pessoa tem que levar em conta o que lhe é mais cômodo para definir o tipo de carregamento.

2 Curtidas

Vale a leitura: https://www.cnet.com/how-to/6-truths-about-your-phones-battery-life-all-about-overcharging-overheating-fast-charging/

TL;DR Não danifica, pois o próprio aparelho gerencia as correntes/amperagens/voltagens e o carregamento rápido não fornece a mesma quantidade de energia constantemente.

PS. É mais prejudicial deixar a bateria sempre chegar a 0%. Na verdade, os dois extremos são prejudiciais.

2 Curtidas

A princípio, sim.
Isso para baterias Li-on.
Mas segundo a pesquisa que eu referenciei no outro tópico que já postaram aqui, é possível reduzir essa degradação alterando o protocolo de carregamento rápido.

Agora, se isso é algo que você deveria se preocupar?
Provavelmente não, a não ser que você pretenda ficar com a mesma bateria por um período mais longo (4, 5 anos ou mais talvez, não tenho um número exato).
No longo prazo, a degradação pode tirar alguns anos de vida útil, mas no curto prazo, essa degradação não deve afetar tanto no uso.

1 Curtida

Em todas as minhas experiências e paranóias sobre baterias, o que mais estou de acordo é:
A sua bateria vai ter uma saúde melhor por muito tempo se você usar seu aparelho da menor maneira possível.
Como assim? Bem, muitas vezes você possui um uso polarizado, usa muito, por muito tempo, não se importa com o bilho, o processo, horas de uso… Usar dessa maneira, degrada por conta da velocidade que ela descarrega, você deixando o telefone parado, deixa a bateria menos “cansada”.
O modo como você carrega também, você carregar e usar é um outro fator que faz com que a bateria também perca a saúde.

1 Curtida

Se deixar o aparelho desligado é melhor.
E não ter celular é muito, mas muito melhor.
image

11 Curtidas

Se você esta usando a base correta e o cabo correto não tem o que temer é seguro, agora se você esta usando outros tipos de carregadores de outras fabricantes que tem o selo da Anatel, pode ficar tranquilo que a carga não vai toda pra bateria, ela tem um sensor que regula o quanto a bateria pode receber de energia.

Eu tinha lido ultimamente que assim que a bateria atinge 20% você coloca ela para carregar ate 80% com isso o desgaste e o ciclo vai ser menor cerca de 00,5 % não sei se isso é verdade ate porque eu não testei.

1 Curtida

A vida útil das bateria melhorou muito desde os primeiros android, naquela época era normal ver celular com 2 anos de uso e bateria dando problema, hoje em dia elas duram tranquilamente 3 anos.

A minha suposição é, aparelhos com carregamento turbo são mais caros, logo isso abre a possibilidade de usarem componentes com melhor qualidade, então seria possível uma bateria de melhor qualidade que utilizando a carga turbo tenha uma vida útil parecida com as que não utilizam, um dos meios de fazer isso é artificialmente limitar a bateria abaixo da capacidade máxima, assim ela vai demorar muito mais tempo para se notar a sua degradação, já que tem uma margem entre a capacidade usada e a real dela.

Vamos aos fatos.

Fato 1: Lítio decai/desgasta naturalmente, é inevitável.
Fato 2: Aquecimento excessivo desgasta a bateria muito mais rápido. Isso pode ser atribuído à carregamento rápido, mas a quem usa muito o celular pra jogar fortnite ou facebook não-lite tbm pode acontecer.
Fato 3: Carregar acima de 90% desgasta bastante a bateria também. Se deixar variando de 0 a 80% enquanto estiver em casa e sem necessidade de muita autonomia, é ideal.
Fato 4: Parte do trabalho das tecnologias de carregamento rápido envolve usar 2 baterias ao invés de uma para dividir a corrente, bem como maneiras de fazer o calor dissipar melhor ou mesmo sequer ser produzido. Tudo isso influencia; e a grosso modo o carregamento rápido em si não é o problema (e mesmo que fosse, o fato do carregamento ser rápido mitiga os problemas de uma bateria com pouca duração)

1 Curtida

Sobre o carregamento indutivo, eu tinha um Galaxy S7 e durante um bom período carreguei ele num carregador original da Samsung Fast Charge e num carregador original Samsung comum (mais lento). Eu não percebi desgaste, o aparelho hoje é utilizado hoje na nossa empresa e funciona normalmente.
Hoje meu aparelho é um Note 9 e eu carrego ele 99% de forma indutiva e não percebi desgaste.

1 Curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.