Qual sua experiência na migração para apps e serviços com mais privacidade e proteção de dados

Não é novidade para muitos que diversos serviços e aplicativos utiliza os dados de seus usuários de forma a torná-los rentáveis ou facilmente o disponibiliza em favor de alguma solicitação judicial. Por esses motivos ou simplesmente por incômodo algumas pessoas buscam serviços que oferecem mais privacidade e controle dos seus dados na internet, mais a migração exige reflexão em alguns aspectos: PRIVACIDADE X COMODIDADE X CUSTO. Migrar de um serviço que se utiliza a anos para outro na maioria das vezes torna-se algo penoso, alguns certamente concluem a tarefa com sucesso: a INTENÇÃO prevalece sobre a COMODIDADE, outros desistem no meio do caminho. Se você possui uma experiência de sucesso ou fracasso gostaria de que compartilhasse conosco.

Sim, estou navegando nesses Xs da questão.

Redes sociais, basicamente saí de todas, até Linkedin, não que houvesse alguma informação relevante minha, foi mais o conteúdo que trafega por elas e o uso indiscriminado de informações apelativas em disputa da atenção dos usuários. Hoje me atenho apenas a comunicadores WhatsApp e Telegram, onde tenho mais controle do que chega para mim e o que compartilham (e não entro em grupos de comunicadores).

Outros serviços como E-mail, Drive, eu tento acompanhar as mudanças de políticas de privacidade das empresas, se começar a ficar estranha, migro para outro serviço. Da trabalho sim, por isso tem que ser uma violação ou perigo grande para justificar migração. Empresas sérias tendem a cumprir determinações legais e podem ser submetidas a processos, nesse caso, muitas se arriscam menos a perder ou compartilhar informações de usuários, mas se isso acontecer, você consegue processar. As pequenas as vezes fecham, somem e acabou.

Para esses blocos de notas, apps de tarefas, não ligo muito não, uso o que for mais prático.

Mas sempre tenho em mente que se o aplicativo ou serviço oferecer exportação de dados para um formato que possa ser transferido para outro serviço é melhor e ganha preferência com certeza.

Quanto ao custo, utilizo programas livres e código aberto como preferenciais 90% dos casos, nem preciso dizer que estou no Linux neh! Como desenvolvedor ofereço o mesmo para as empresas que presto serviço. Stack open e free 90%. Alguns componentes mais estratégicos aí sim escolho um bom fornecedor e compro licença.

É bem comum muitas vezes nos tornarmos dependentes de alguns serviços, é difícil achar um parecido, e quando surge um melhor, mais barato, tem que avaliar se é promissor, tem uma boa empresa por tras dando suporte aí vale fazer migração, mantendo os 2 por um tempo, tem que experimentar e depois tomar a decisão, se der para exportar os bancos de dados melhor.

Tô penando com isso tem um tempinho, sei que é uma guerra perdida, mas não me entrego

  • armazenamento: dropbox, não é o melhor mas é o menos pior, ainda vou fazer minha própria nuvem, mas falta tempo e dinheiro

  • e-mail, calendário e contatos: fastmail, preço camarada e tão bom quanto os serviços do google

  • Anotações em geral: standard notes

  • Podcast: Antennapod

  • backup em geral do celular: foldersync, esse é mais paliativo, whatsapp e minhas finanças só fazem backup automático na nuvem do google, mas com esse aplicativo eu seleciono as pastas do backup do telefone e salvo tudo automaticamente no dropbox, também é ótimo para aplicativos que não tem backup em nuvem

xxx

hoje, os únicos que não consigo me livrar são:

  • google fotos, pois não é só backup que faz, sei que é contraditório, mas a parte de reconhecimento facial é sensacional, não tem nada parecido no mercado que respeite o mínimo de privacidade sem custar um rim (oi apple)

  • swiftkey, testei vários teclados e nenhum deles é minimamente bom, todos davam raiva de usar

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.