Qual servidor DNS vocês estão usando, e por quê?

Com várias opções disponíveis atualmente, quais os que vocês usam e recomendam?

Ultimamente tenho utilizado o CloudFlare 1.1.1.1, senti uma melhora em relação ao dns do Google, minha operadora é a NET/Claro

4 curtidas

Primário 1.1.1.1 e secundário 8.8.8.8
Também usuário NET e senti melhora, principalmente no que diz respeito de cache na resolução de nomes. Antes parece que algumas alterações demoravam mais para serem processadas, nestes é instantânea.

4 curtidas

Cloudflare primário, Google secundário

Em alguns testes o Cloudflare se saiu mais rápido

3 curtidas

Indo na contra-mão, estou utilizando o DNS da própria Claro/NET. Já rodei vários benchmarks diferentes, em épocas diferentes, e ele sempre se sai levemente mais rápido que o Cloudfare (segundo colocado) e que o Google DNS (terceiro colocado).

Outra coisa que observei é que nos períodos de instabilidade ou manutenção agendada na minha região, a internet fica praticamente inutilizável ao usar DNS de terceiros, enquanto o problema é bem menos perceptível ao usar o DNS deles no mesmo período, o que me faz acreditar que eles empreguem algum tipo de redirecionamento de rota nesses casos…

2 curtidas

Tava querendo colocar o da Cloudfare, mas fiz os testes e vi que o da própria Vivo se saiu melhor, aí nem mudei nada.

2 curtidas

Usei o adguard por um bom tempo mas recentemente troquei o meu roteador e nos meus testes percebi que o da operadora local é notavelmente mais rápido. Tô usando ele há um mês.

1 curtida

Estou usando o próprio DNS da operadora. Mas é contra minha vontade, porque a conexão fica MUITO instável quando uso o Cloudflare, Google ou OpenDNS.

Acontece isso desde que me mudei para cá (sim, uso a mesma operadora). :confused:

2 curtidas

Uso Vivo (GVT) e a latência para o Cloudflare é relativamente mais alta do que para o Google, então coloquei o Google (8.8.8.8) como primário e Cloudflare (1.1.1.1) como secundário.

2 curtidas

Uso o Google como primário e o Cloudflare como secundário.

1 curtida

Uso o da própria operadora, já usei o do Google e o Cloudflare, não lembro de notar diferença alguma no desempenho, só passei a usar o da operadora por ter tido conflito em alguns servidores e recomendaram eu usar o deles mesmo, desde de então sem problemas.

Cloudflare primário, OpenDNS secundário. Usei o OpenDNS como primário por muitos anos, mas hoje o Cloudflare é o mais rápido.

Uso o DNS da ADGUARD. Ele bloqueia boa parte dos anúncios, sem a necessidade de instalação de nenhuma aplicação.

Escrevi sobre ele há um tempo atrás: Bloquear anúncios e rastreadores maliciosos e de quebra poupar bateria

3 curtidas

Cloudfire direto no roteador. Melhorou a navegação nos computadores.

Aqui em casa eu uso um docker com dnsmasq fazendo cache, normalmente uso o dns do meu provedor( onde trabalho).

Aqui temos um espelho dos root dns pra acelerar a navegação.

Meus secundários são :
8.8.8.8 # Google A
8.8.4.4 # Google B
208.67.222.123 # OpenDNS
1.1.1.1 # cloudflare

Uma coisa bem legal e o site https://root-servers.org/ ele te mostra os root servers por mapa, ai vc pode testar e ver se a latência e melhor. Super recomendo.

Outra coisa: não recomendo usar o dns do roteador. Pode ser um problema de segurança, principalmente se vc não mantem seu roteador atualizado (por favor mantenha seu roteador atualizado rs).
A maioria dos roteadores não tem capacidade pra fazer DNSSEC (processamento e memoria) então quando vc usa ele desabilita essa funcionalidade e vc perde uma parte importante da segurança.

Esse artigo e muito bom e fala um poco sobre dns e toca no assunto de dnssec Servidor DNS: O que é DNS? (Parte 1/6) - Profissionais TI

OBS: depois de responder esse post eu comecei a me perguntar pq usava o dns do provedor, então fiz um container docker do unbound usando o hyperlocal ( espelhos dos root servers).
Então e isso agora eu tenho os root-servers na minha maquina!

1 curtida

Estou com a maioria Cloudflare Primário 1.1.1.1 e Google Secundário 8.8.8.8

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.