Qual o motivo da Microsoft ainda inserir a Cortana no Windows?

Eu sou um dos finados usuários do Windows Phone, e quando ela surgiu, realmente era muito útil, uma das melhores, na época, assistentes de voz, Quando saiu o Windows 10 Mobile eu achei o uso dela já meio comprometido.

No computador, no Windows 10, ela vinha junto com a pesquisa numa tela praticamente idêntica a do celular e tinha até as mesmas funções. Acabou o Windows Phone e nos últimos anos a Microsoft desmembrou a pesquisa da Cortana, a ponto das últimas Builds nem aparecer na tela inicial

Chegou o Windows 11 e ela AINDA continua vindo inclusa no computador, e pra piorar? Não faz nada

Qualquer pedido é Sinto Muito ou abre o Edge com uma pesquisa do Bing

4 curtidas

Eu não uso assistente nem mesmo no Android, onde tenho duas assistentes (Google Assistant e Bixby). Só uso algumas automações via Bixby Routines, mas isso nem tem nada relacionado ao assistente e as vezes abro o Assistant só pra abrir o Google Lens.

A Cortana só serviu pra atrapalhar as coisas no Windows, até mesmo aquele menu iniciar que fica dando resultados do Bing é bastante problemático.
Lembro que nem mesmo coisas básicas a Cortana era capaz de fazer, ela vivia dando resultados do Bing como resposta.
Quando pego um Windows formatado, a primeira coisa que faço é remover o botão da Bixby na barra de tarefas.

Hoje em dia nem devem ter novas atualizações pra Bixby, logo deve ser descontinuada.

2 curtidas

Também acho horrível, mas talvez ainda tenham de pagar o investimento q fizeram com a cortana, então continuam empurrando pra ver se alguém usa.

Nunca me vi usando um assistente de voz, seja no Android (apesar de reconhecer que o Google Assistente é disparado o melhor), iOS e principalmente no Windows. Das raras exceções, eu usei para configurar alarmes, timers e lembretes.
Agora, no computador, aí de fato eu posso garantir que nunca sequer cliquei no ícone da Cortana. Resolvi fazer isso agora, e eis que me deparo com a seguinte situação:

Realmente não dá :unamused:

2 curtidas

Eu tenho praticamente duas. Tenho um Google Nest em casa que tem minhas rotinas programadas, ligar as lâmpadas e TVs de casa e uso para fazer lista de compras e afins; E a siri que uso para lembretes, criar alarmes e fazer ligações enquanto não posso pegar o celular, e ambas para funções simples como saber o clima, cálculos básicos e pesquisas rápidas (Por exemplo o Google Nest eu peço uma pesquisa e chega uma notificação com uma lista de sites sobre o assunto no celular).

A Cortana usava muito no celular pelo fato de me notificar algo assim que chegava em casa ou saia, antes de ligar me informava que era aniversário da pessoa (Eu deixo meus contatos os mais atualizados possíveis) e simplesmente, na época, era a melhor. Algumas vezes estou escrevendo algo e preciso criar um lembrete, mas a cortana é simplesmente um peso morto sem utilidade que podia ser desinstalado (E eu tentei, mas não tem como retirar)

2 curtidas

Tem um tempo já, mas eu lembro de ter lido uma análise em algum lugar argumentando que a MS estava tentando mudar o foco da Cortana para o usuário empresarial ao invés do usuário doméstico.

Como eu nunca me interessei por essas coisas eu não lembro onde li e nem se fazia sentido. :man_shrugging:
Talvez a Cortana seja mais útil na versão Enterprise (ou Professional)?

Pra isso eu uso o aplicativo do Google, mas não uso a voz, sempre uso por texto pois acho mais preciso e rápido.
Mesmo quando tentei usar o Google Assistant eu achava chato abrir o Assistant e ter que alterar pra pesquisa por texto.

2 curtidas

Bom saber que tem essa opção, já alterei aqui. Pelo menos agora, quando eu for usar o Google Lens o Assistant não vai pausar minha música.

Questiono não somente a Microsoft, mas também a Apple, Google e Samsung. Não conheço ninguém que de fato utiliza alguma dessas assistentes.

“Siri crie um timer de 8 minutos” é meu comando preferido pra controlar o tempo do macarrão. E só uso esse mesmo.

2 curtidas

Não quer dar o braço a torcer que jogou muito dinheiro fora e fica forçando algo que 0.1% dos usuários na melhor das hipóteses usa.

1 curtida

No celular isso pode ser uma boa opção, agora no PC pouco provável que você vá usar algo como isso daí, pelo menos nunca vi ninguém fazendo.

Usa se tiver uma casa conectada.

Ai é que está, eu não conheço ninguém que tenha uma casa conectada. kkkk

2 curtidas

Eu só uso o Google Assistente enquanto dirijo, mesmo assim, ela é bem falha.

Com relação a isso, acredito que pelo fato de que muitas pessoas hoje iniciam sua vida digital pelos smartphones, então faz sentido que o desktop seja o mais parecido possivel

1 curtida

Faz sentido. De fato, até a Apple tem seguido este caminho já há algum tempo. Só acho uma pena que a versão da Microsoft desta ideia tenha uma aparência de como houvesse sido feita na correria.

2 curtidas

Isso é investimento para o futuro, assistente pessoal é quase do mesmo nível que robótica, crescimento lento e investimento enorme e duradouro.

@atdubeux nisso eu discordo, na época do Balmer que a Microsoft passou a andar para trás, perdendo relevância e acreditando que tinha a mesma importancia de quando ele assumiu, depois que ele saiu da Microsoft que as coisas mudaram, a Microsoft saiu do mundo fechado do Windows.

1 curtida

Isso eu concordo plenamente! Se ele ainda fosse CEO a Microsoft não estaria entre as mais valiosas do mundo, estaria caindo cada dia mais, pois estaria investindo no Windows Phone, fazendo besteiras e ignorando a nuvem como futuro financeiro da empresa.

1 curtida