Qual o melhor DNS [e por que?]

Originally published at: Qual o melhor DNS [e por que?] – Internet – Tecnoblog

Analisamos a velocidade e segurança dos sistemas de nomes de domínio mais conhecidos e sugerimos qual o melhor DNS para você

1 curtida

Uso o NextDNS pra bloquear domínios de anunciantes, rastreadores e bloquear coisas que quiser.

Além do log completo do que é acessado na minha rede.

Honestamente eu posso responder (trabalho em um provedor de Internet) e a resposta é: o DNS que seu provedor fornece (quando bem gerido). Por alguns motivos:

1° CDNs (são caches locais na rede do provedor). Quando a Netflix (por exemplo) disponibiliza um CDN no provedor e esse altera a resolução de nomes no próprio DNS para apontar para esse CDN. Quando você vai assistir um filme/série mais “popular” seu app/browser vai acessar o conteúdo da CDN logo ali na rede do provedor (como se estivesse na rede local) ao invés de buscar num IX ou fora do país (como alguns DNSs podem apontar) e isso gera uma ótima experiência. Como se o conteúdo abrisse instantaneamente.

2° latência menor. Mesmo que os DNSs citados tenham uma melhor estabilidade (e também a certeza de ser bem atualizado), ele está geograficamente distante e isso introduz latência (daqui de Miguel Pereira até o IX de SP é pelo menos 8ms para cada consulta). E lembrando que uma página pode ter dezenas de URLs para resolver é isso vai multiplicando essa latência.

3° para quem você pode ligar para reclamar daquele conteúdo que não está abrindo? Para Google? OpenDNS? (nesse último caso até pode se estiver assinando o serviço). No seu provedor você pode reclamar e, se forem sérios na prestação de serviço, vão buscar resolver.

Claro que existem algumas funcionalidades (como as citadas) que não tem concorrência quando falamos do DNS recursivo local do provedor mas, se você não está pagando, você é o produto…

5 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.