Qual o melhor combo de tripé e ring light?

Olá, pessoal. Planejo em tirar fotos melhores e gravar vídeos com meu celular, então queria um tripé com até 2m de altura com ring light. Seria legal também se eu pudesse usar o mesmo tripé para no futuro usar uma daquelas câmeras semi profissionais.

Eu achei esse aqui e me parece servir ao propoósito, mas não tenho certeza. O que acham?

Não posso dizer-te no momento, mas preste atenção qual marca do produto e sua reputação relatada por demais usuários! Nunca vá pela emoção – diga-se pelo preço barato, muita vezes. Analisar sempre atentamente o produto desejado! Entendeu?

Geralmente tripé de iluminação não serve para filmagem, pois não tem tanta estabilidade.
Sobre o conjunto citado, aparenta ser desses bem simples. Um bom ring você não acha por menos de 400-500,00 no mínimo. Querendo ou não o preço está diretamente ligado a qualidade do produto.
Se o valor for caro, você pode ver um tripé com softbox com bocal pra lâmpadas.
Ou se ainda for caro, usar iluminação natural.

Respondendo a pergunta do seu título e complementando o que o @xavier falou, o melhor kit vai ser comprar equipamentos separados de marcas boas (mesmo que em suas linhas mais básicas) para ter equipamentos que vão durar bastante tempo e te ajudar a produzir seu conteúdo com mais tranquilidade.

O grande problema é que nesse cenário o preço é ordens de grandeza maior do que esse que você postou.

Então é importante entender até quanto você pretende gastar para poder ter o melhor equipamento dentro do seu orçamento já que falando em audiovisual até equipamentos aparentemente simples podem ser super caros.

E apesar desse meu comentário “pessimista” acho importante também lembrar que os equipamentos servem principalmente para te dar mais consistência e tranquilidade na produção de conteúdo, então apesar de clichê, o seu conteúdo que realmente manda nesse caso, os equipamentos podem evoluir com o tempo mas é importante entender bastante sobre eles para poder traçar seus upgrades futuros.

Se esse kit é o que encaixa no seu orçamento agora ele já provavelmente vai ser melhor que apoiar o celular num livro, mas não considere como um equipamento que vai durar bastante tempo e ele pode ter probleminhas que podem te deixar de cabelo em pé. Tripés de baixa qualidade são conhecidos por terem um “jogo” na cabeça onde fica a câmera fazendo com que eles muitas vezes sejam quase inutilizaveis, então acredito que desse kit o pior pode ser o tripé.

Você deve levar em consideração a distância que pretende ficar da câmera e a iluminação do ambiente. Não adianta usar um tripé e ring light apenas.

Aliás ring light não é uma boa opção, isolada. É uma luz muito direcional e pode acabar estourando. Seria bom um difusor, que você pode improvisar gastando pouco, para amaciar essa luz.

Quanto ao tripé, talvez seja mais valido comprar um bom e que futuramente te dará mais flexibilidade. Esses tripés muito simples/baratos tem construção duvidosa e podem não ser tão estáveis. Ainda mais quando começar a adicionar outros acessórios além do smartphone.

Qual seria um bom tripé?

Bom para? Porque, como disse, tripé não é universal. Existe para iluminação, fotos, vídeos (esse se divide em tripé e monopé).

Para iluminação, existe a marca nacional Atek que produz bons equipamentos, um tripé simples de iluminação você encontra por volta de 150,00.
Tripé para câmera tem a Manfrotto e a K&F, que são referências.

Na verdade não, ring light de led não é luz direcional e também já vem com uma “tampa” que difunde a luz, então o que menos se vê é alguém usar em conjunto com um softbox. E sobre a luz estourar, é por isso que elas também tem controle de intensidade. Ainda por ser luz contínua, se estourar (deixar uma parte da cena muito clara) é só ajustar a exposição da câmera ou afastar um pouco a fonte de luz.

Pra gravar selfie ok. Mas para gravar vídeo tradicional, ring light não é a melhor iluminação.

Iluminação não é só clarear a cena, mas dar todo um contexto. A forma que você ilumina o sujeito diz muito sobre a mensagem que quer passar.

Cara, eu sou fotógrafo, sei o que tô falando. Para rosto, uma ring boa, grande, é um dos melhores equipamentos.
Tem muita blogueira profissional de maquiagem que só usa ring ling porque a luz é uniforme e vem de todos os lados do rosto.
Não dá pra gente assumir o tipo de vídeo que o @FredSales pretende gravar, mas estou considerando que, se já optou por uma ring light ele já tem o mínimo conhecimento do que está tentando fazer.

Se a gente for considerar todo tipo de iluminação pra criar uma ambientação de cenário, é no mínimo 3: principal/preenchimento/fill, recorte/backlight e outras luzes cênicas pra compor o ambiente. E neste caso, de fato uma ring light é o pior equipamento.

Eu acho melhor perguntar.

Qual vai ser o tipo de conteúdo e qual vai ser o ambiente.
Pra conteúdo, vai ser foco em paisagem, foco em pessoas, câmera fixa o tempo todo, câmera movendo?
E ambiente, vai ser interno (onde você consegue controlar melhor a luz) ou externo (onde você pode tirar proveito da luz natural)?

E, principal, qual o orçamento máximo?

Tendo essas informações fica mais fácil dar sugestões.

Porque, como pode ver, equipamento para audiovisual tem muita variação e especificidade. O que serve pra uma coisa pode não servir pra outra e preço geralmente se traduz em qualidade.

Concordo, ring light quando bom é ótimo, mas com a inundação do mercado fica até difícil achar qualquer coisa não horrível.

Então nesse cenário eu acredito que a sua ideia de pegar um kit de luzes com softbox + um tripé um pouco melhor pode ter uma longevidade melhor que um ring light tudo em um que vai dar raiva e quebrar em 2 meses.

Tipo esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1550460245-kit-youtuber-2-softbox-50-x-70-e27-luz-2-tripes-2m-_JM

1 curtida

Indo contra os demais, eu digo que é uma boa opção para comprar. Apesar de existirem soluções mais profissionais, muitas vezes o simples e barato dá conta do recado sem problemas.

Esse Ring Light tem branco quente e frio, o que permiti criar várias cenas com temperaturas diferentes e tem um tamanho decente para iluminar minimamente a pessoa.

Esse modelo de tripé pode ser sim mais instável, mas para uso fixo isso é amenizado. O tamanho é o que deseja e já vem com a iluminação inclusa, o que faz o preço estar bem interessante.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.