notebook é mais dificil e cara a manutenção, por isso quero um notebook que dure um tempo para dizer que morreu de velhice e trocar sua memoria ram, ssd ou trocar capacitor estufado da placa mãe.
sei que tem marca que dura mais e outras marcas que duram pouco ou tem que usar pouco para durar muito.
queria um notebook que dure pelo menos passar de 7 anos com folga e não que dá defeito nos primeiros 3 anos de vida util. que dure uns 10 anos ou mais, sei que tem que comprar um notebook de marca não apenas boa, mas durável.
não estou falando da parte virtual do notebook e sim da parte fisica mesmo, pois o que mais tem é notebook queimando peça e tem que gastar dinheiro com manutenção.
qual marca e modelo recomenda de notebook duraveis e não apenas potentes?
Ah cara, é impossível saber o que vai durar ou não. Mudou MUITA coisa nos ultimos 3 anos… além disso, também depende muito de como tu cuida… já vi gente destruindo um Toughbook só sendo descuidado… (aquele reforçado da Panasonic…)
Mas se tu quer um notebook que preste, evite a todo custo as desgraças que tem carcaça de plástico. Não importa quão resistente seja o plástico, não dura.
Detalhe: notebook potente e com carcaça de aluminio/metal vai sair lá pelos seus 6k… e mesmo assim, em três, quatro anos… já estará bem ultrapassado…
Primeira coisa é que sempre que for pedir recomendação de algo precisa dar uma faixa de preço, não tem como recomendar algo se não sabemos quanto você está disposto a pagar.
Também é importante saber se tipo de uso, você quer editar vídeos? Quer jogar? Ou apenas deseja usar planilhas e navegador? Você precisa de algo bem leve e pequeno?
Uma coisa que pode aumentar o tempo de vida útil do seu notebook é poder trocar de peças, porém, muitos notebooks hoje em dia vem com memória soldada na placa.
Eu tenho um Dell 15R que comprei em 2014 e está funcionando até hoje, mas já troquei o HD por um SSD, tive que trocar o cooler pq parou de funcionar e troquei a memória ram que era apenas 8gb. A bateria dele não funciona desde 2017 e eu não quis comprar outra. Como a bateria é removível foi simples remover ela e assim o notebook ficou até mais leve.
Meu notebook tem placa de vídeo dedicada, processador core i7, isso ajudou muito a aumentar o tempo de vida dele, mas a webcan dele é muito ruim e a tela também é ruim.
Minha situação é muito parecida ao @Banana_Phone .
Tenho um Asus X550LN desde 2015, com i5, placa geforce dedicada, e já troque HD pra SSD, aumentei memoria, e mês passado troquei a tela.
Como não detalhou o uso/finalidade, e para ser bem amplo nas opções, mas limitar as que podem atender sua demanda, ficaria de olho em Avell, Asus, Acer, Dell, Lenovo, Samsung, LG, que são as marcas que atualmente entregam boas opções, e tem vários modelos que dá para filtrar conforme sua necessidade, e o principal, tem opções que suportam upgrade de memoria Ram e/ou espaço para um 2º slot para outro HD/SSD.
Depende muuuuito do modelo. Já peguei alguns Dells mais básicos para consertar e a carcaça deles conseguia ser pior que os modelos equivalentes da Acer/Asus, especialmente as dobradiças…
Recomendo passar léguas de distância de Lenovo, de uns anos pra cá é nível Multilaser de qualidade, os notebooks são um lixo cheio de falhas de projeto.
Quem tem um que nunca deu problema é só uma questão de tempo, teclado deles então nem se fala (principalmente se for série Ideapad)
é isso que estou falando, dá questão da durabilidade e fácil troca de hardware, como um ssd, memória ou placa de vídeo que queimou e tem que trocar por outra, do que ter problema de junta, junta tudo e joga fora e compra um novo.
geralmente vai para outra marca, pois essa que comprou durou pouco tempo, e acha que deveria ter mais durabilidade.
prefiro trocar por lentidão do que por estar queimado o hardware. e se queimou algo que de para trocar e a peça de hardware ser barato a troca. mesmo que a manutenção custe o olho da cara de tão caro que é.
estou vendo o custo beneficio da durabilidade e não apenas um desempenho e depois queimar de 3 em 3 anos e trocar tudo, sendo obrigatório comprar um notebook novo a cada 3 a 5 anos.
pois tem um nicho que gosta de durabilidade e estabilidade. do que design e sofisticação.
Normalmente é um combo de dobradiça muito rígida parafusada em um local frágil. Os modelos mais decentes (e caros) costumam ter todo um reforço, colocam até umas chapas metálicas, mas nos mais básicos é parafusado direto no plástico mesmo…
São melhores, mas ainda sim nem sempre duram. hahaha
As de plástico não duram, independentemente da marca. (sempre tem um que deixa na mesa e não move e fala que dura… mas essa não é a maior vantagem de notebooks, né… hahaha)
Eu uso o Dell 15R desde 2014, mas antes dele tive outro Dell (um N4030) que depois de 3 anos a carcaça começou abrir e ele tinha muito problema com aquecimento, a construção dele era bem ruim, toda em plástico.
O Dell 15R é parrudo, com bastante metal e mesmo tirando todos os parafusos da traseira ele ainda é bem difícil abrir.
Tem um “jeitinho brasileiro” da Lenovo.
Ideapad tem vários modelos, e existe alguns que só existem no Brasil.
Aproveitaram que os modelos “internacionais” fizeram sucesso nas vendas (layout, peças, configurações, etc tudo elaborado desde o início do projeto, ou seja, um produto equilibrado e bem pensado).
Resolveram criar variações tupiniquins, e basicamente pegaram alguma carcaça de algum modelo que tava sobrando e colocaram qualquer configuração aproveitamento o sucesso e nome do produto.
Sim Lenovo tem bons aparelhos como a linha Thinkcentre, porém o que vai achar no mercado 99% é basicamente Ideapad 320, 330, S145, 3i, esses lixos deviam ser barrados pelo Greenpeace pois não velem os recursos ambientais que consomem pra produzir rsrs.
Veja as linhas XPS, Latitude ou Vostro da Dell que são modelos mais robustos, alguns deles são bem “modulares” e de fácil acesso aos componentes para upgrade e manutenção, fuja dos Inspiron que é linha de entrada e são bem inferiores.
Eu não comendaria pegar com GPU dedicada a não ser que seja realmente necessário, isso da um up enorme no desempenho porém é um componente que é conhecidamente problemático em laptops, de reparo caro e geralmente inviável de reparar quando estraga.
Não é mais impossível usar um notebook por 10 anos, mas eu ainda acho que você tá querendo um pouco demais.
Dito isso, eu iria de MacBook (por causa da construção em alumínio) ou algum Lenovo ou Dell das linhas empresariais (Thinkpad, Latitude). Dá pra achar os manuais de serviço deles facilmente se precisar mexer em algo (Dell publica os manuais de todos os modelos, tirando os que eles querem fingir que não existem).