Eu preciso focar sempre 1 nome. Me ajude! Como soa o nome e mais sentido bonito?
Creio que depende de vários fatores:
- Qual o propósito e temática do site em questão?
- Qual o público-alvo?
- Em qual(is) país(es) irá funcionar? Para qual(is) idioma(s)?
A semiótica importa bastante para um nome, embora seja sempre subjetiva de acordo com quem está vendo (“In the Eyes of the Beholder”).
Por exemplo: pra mim, “Reino” remete a um nome interessante para um site que reúne um clã de pessoas, especificamente sob uma temática mais religiosa ou esotérica (escola místico-esotérica iniciática ou comunidade cristã). Já “Timbe” remete ao nome para um site sobre serviços de poda de árvores e de lenhador (corte e venda de lenha), ou um fórum para lenhadores.
Note como a semiótica é forte aqui: essa minha visão sobre os dois nomes advém do meu contexto pessoal, das minhas experiências e da minha personalidade. Outra pessoa vai ter uma visão diametralmente diferente acerca desses nomes, talvez “Timbe” pra alguém signifique, sei lá, um site para serviços de gestão em Tecnologia da Informação, ou um e-commerce para roupas personalizadas, enquanto “Reino” pra tal pessoa significaria uma comunidade para entusiastas de reciclagem e reaproveitamento de Arduino para projetos DIY (“re-Ino”).
Há de se pensar, também, no ícone, na logomarca, mas isso muitas vezes é uma decisão posterior à decisão de um nome. Cores e formas, também, são importantes: “Timbe” em marrom serifado vai invocar uma semiótica diferente de um “Timbe” em azul com fonte sem-serifa, que vai invocar uma semiótica diferente de um “Timbe” em amarelo com “letras animadas” (tipo de cartoon), e cada cor vai ter um significado distinto a depender do público-alvo (exemplo: azul no Brasil é “calmaria/paz” do oceano, enquanto o mesmo azul em certos países é “tristeza” do luto). Portanto, a escolha de um estilo, que depende da escolha de um nome, também aponta para as questões fundamentais ali do início: público-alvo e idioma.
Resumo: defina um propósito, defina um público-alvo, defina um país/idioma-alvo, e com essas três definições a escolha de um nome estará mais próxima.
Reino parece coisa de crente, então se esse for o objetivo esse deve ser melhor.
@diegosilva @CesarSilva , o propósito do site é um Classificados + Comunidade (fórum) + Podcast.
O nome Timbe (vem do inglês Timber) , do meu sobrenome “Madeira”.
Sei que não tem nada a ver com o tópico mas eu me pergunto como esse cara conseguiu ser tão inteligente, conhece enesimos assuntos diferenciados
Reino parece interessante para algo envolvendo um jogo, o nome da empresa do candy crush inclusive é King que pode ser traduzido por reino apesar de não ser literalmente porém eles se referem ao seu ambiente (o site onde os jogadores interagem que é parecido com esse fórum) de reino, e também usam essa expressão para se referir a outras coisas, por exemplo, você é um jogador dos jogos da king? Então você faz parte do “reino”
Isso é apenas um exemplo de uso desse nome
Então nesse caso creio que o mais apropriado seria Timbe mesmo. Aliás, eu vi pela sua descrição de perfil que você usou B duplicado (Timbbe) como domínio do seu site, que está redirecionando pra um site noutro domínio, Reiino.
Por falar no site, que eu estava dando uma olhada aqui, está ficando show e bem completo em sua listagem de categorias. No entanto, duas observações e dicas, especificamente voltadas à parte do desenvolvimento web, apesar do site ainda estar em desenvolvimento:
-
Seu manifest.json sinaliza o idioma russo, manifest que é referenciado por um HTML lusófono (português brasileiro). Você está usando o manifest padrão que veio com o template que escolheu pro site. Aliás, não apenas o manifest.json mas também alguns elementos estão originalmente em russo, como o “Служба поддержки” ali no rodapé, ou o menu responsivo para mobile, como no print mais abaixo.
-
Falando em HTML,
lang="br"
não é um valor válido para o atributolang
se a intenção é indicar o idioma Português Brasileiro (o ISO 639br
se refere ao idioma “Breton”, um dialeto da família dos idiomas celtas). Para Português brasileiro, o correto seriahtml lang="pt-BR"
conforme consta, inclusive, num exemplo que a Mozilla Developer Network fornece.
Nenhum dos dois itens são “erro” no sentido do site não funcionar (porque funciona), e os navegadores tendem a reconhecer o idioma pelo conteúdo (e sugerindo tradução automática para os usuários que não têm o Português na lista de idiomas configurados do navegador).
Porém, a indexação por mecanismos de buscas (SEO) pode (e de fato está, como falarei mais adiante) marcar o idioma do resultado de forma errada e/ou levar o resultado a um público-alvo diferente/não intencionado por conta dos atributos lang
tanto do HTML quanto do manifest. O Googlebot (crawler da Google) geralmente é esperto o suficiente para indexar corretamente seu site aos resultados do público Português brasileiro, mas outros (Bingbot, DDG, etc) talvez não sejam…
Além de que há possibilidade do Googlebot “penalizar” o ranking do domínio nos resultados por conta dessa divergência de linguagens, que não é específica do subdomínio de classificados, apenas: vários dos seus subdomínios estão trazendo idiomas nos resultados de busca que não o português brasileiro, como árabe, coreano, inglês, além do russo que mencionei.
Ignore os dois pontos acima se já está ciente deles (ou se parte desses idiomas aí são intencionais, visando um público-alvo internacional), porque, como eu disse, sei que o site ainda está em desenvolvimento, então é normal na etapa de desenvolvimento um site conter elementos ipsis literis do template utilizado.
Haha, valeu, mas ainda tenho muito a aprender. Eu gosto de ajudar e compartilhar naquilo que conheço, e essa parte de branding é uma das coisas nas quais já atuei paralelamente à programação (já cheguei a trabalhar em freelas que precisavam definir uma logomarca). Daí junta a minha atuação profissional passada (full-stack com ênfase no “full” mesmo, desde a definição do branding, passando pelo design gráfico e pela UX/UI do website, até ao back-end, API e rotas, o banco de dados e a gestão do sistema operacional (geralmente CentOS ou Debian) no VPS, com configuração/instalação de pacotes, daemons, além da configuração de rede e firewall) com interesses pessoais (como filosofia e esotericismo, numerologia e simbologia) e, na minha mente, tudo acaba conectando.