Qual iPad comprar para ilustração em 2020?

Olá, tenho esperado a Black Friday para comprar um iPad pensando em estudar ilustração, tinham em mente comprar o iPad da 7 geração que é um aparelho de entrada que anteriormente podia ser encontrado por R$ 1.900 mas agr está chegando a 3.400 reais, nesse cenário é praticamente inviável comprar algo de entrada nesse preço.
É possível encontrar o iPad Pro de 2017 por uns 4 mil, esse é um iPad mais parrudo no entanto antigo, e tbm é possível encontrar o iPad Air de 2019 nessa faixa de preço.

Olhando para esse cenário de altos preços, qual dessas seria a melhor opção? Obs: quero utilizar o Procreate como ferramenta de ilustração e estudar desenho.

Como você mencionou que quer estudar ilustração acho que mesmo que não seja uma compra logo no início mas acho importante pensar em um modelo que tenha suporte a Apple pencil. Se não me engano ele funciona (nesses modelos que você mandou) apenas no iPad pro. Mas vale dar uma olhadinha nessa compatibilidade específica. Você até consegue começar sem ela, usando uma caneta qualquer mas a hora que ficar sério, o Apple pencil vai ser super necessário pra voce tirar o melhor do seu iPad!

Ps: achei essa página e os outros modelos que você levantou são compatíveis com a versão 1 do Apple pencil, nunca usei ela mas todos falam que pra ilustração a versão 2 muda muita coisa Compatibilidade do Apple Pencil - Suporte da Apple (BR)

Se você tem foco em ilustração, ter uma tela 120hz vai fazer toda a diferença na sua experiência. Bem como a Apple Pencil sempre a mão. Possui latência de 9ms.

Pode procurar pelo iPad Pro de 2018. Não se preocupe com desempenho, ainda hoje é poderoso o bastante, e só deve ser desbancado com a chegada do iPad Pro de 2021 (que pode será anunciado no fim desse ano)

Se você pretende estudar com intuito de seguir carreira na área, eu diria pra pegar o melhor que entrar no orçamento, mas também olhar a caneta e a tela.
Como disseram, a segunda geração da caneta e a tela de 120Hz farão a diferença.

As versões Pro de 11’’ e as duas últimas de 12.9’’ (terceira e quarta gerações) são compatíveis com a segunda geração da caneta e possuem a tecnologia ProMotion, que diminui a latência da caneta.

A versão Air 2020 suporta a segunda geração da caneta mas não tem ProMotion, então a tela fica fixa em 60Hz.

Ipad Pro de 2017 e o Ipad Air da 3ª geração que é o de 2019 aceitam a apple pencil de 1ª geração e estão na mesma faixa de preço, com isso estou esperando a Black Friday para tentar comprar um dos dois.

O Ipad Pro de 2018 que aceita a apple pencil de 2ª geração está muito caro, em torno de 5 mil mesmo os usados ou seja dois mil reais mais caro, por isso não consigo AINDA, pegar esse.
Como não dá pra pegar o melhor, minha dúvida seria qual vale mais a pena entre as duas versões que cabem no meu bolso (ipad pro de 2017 que é antigo ou ipad air de 2019).

O Pro, mesmo o de 2017, tem a tecnologia ProMotion, que aumenta a fluidez e deve melhorar o uso da caneta.
Em termos de processamento, apesar do Air ter um SoC mais atual, eu chuto que o Pro 2017 ainda dá pro gasto.

Pessoalmente, eu iria de Pro por causa do ProMotion, mesmo sabendo que ele já passou da metade do tempo de suporte.
Pelos reviews, essa tecnologia dá uma ajudada no uso da caneta, indepente da geração da caneta em si.

Eu recomendaria comprar pelo menos o iPad Air 3, iPad Pro de 2018 ou o recém-lançado iPad 8. O iPad 7 ainda tem o chip A10, que é razoável mas já é um processador de 2016. Todos esses outros que eu falei possuem o A12 (ou alguma variação dele) que certamente vai durar por um bom tempo e também vai rodar qualquer app sem problemas.

E claro, todos esses modelos funcionam com a Apple Pencil.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.