Qual é o melhor notebook pra engenharia, por até R$ 3.000?

Oi, galera. Eu sou nova por aqui. Estive lendo alguns tópicos, mas eu queria a opinião mais específica pra o que eu tô procurando.
Eu faço engenharia e como na minha faculdade vai começar aulas remotas e recentemente meu notebook quebrou, gostaria de opções (ou alguém que me dê um norte) de notebook até uns R$ 3.000,00. Sei que por conta da pandemia aumentaram bastante, fiquei perdida.
Tem que ser um notebook por conta da mobilidade e por conta do edital que estou tentando pra receber um auxílio pra compra do mesmo, eles não aceitam desktop.

Você vai precisar usar algum programa pesado, talvez específico de engenharia, como algum tipo de CAD?

1 curtida

O computador deve ter uma placa de vídeo dedicada e ter, pelo menos, um core i5 da sétima geração para frente (ex.: i5-7200u), 8GB de RAM e 1TB de HD (ou um SSD, se o preço compensar). Acredito que sejam as configurações mínimas para você conseguir rodar as coisas bem. Isso deve girar entre 3000-3500 reais.

2 curtidas

O ideal são processadores H/HQ.
Processador U prioriza economia de energia e isso não combina muito com o uso de softwares CAD e BIM que demandam, preferencialmente, frequências mais altas.

O negócio é encontrar nessa faixa de preço, com o dólar nesses valores atuais.

3 curtidas

Se for pegar um modelo com processador U, só consigo recomendar da oitava geração em diante, pois finalmente os modelos U passaram a ser quad core (nas gerações anteriores eram todos dual core, até mesmo os i5 e i7). Para programas pesados, no entanto, o ideal são os processadores H/HQ, mas notebooks com esses processadores facilmente ultrapassam a sua faixa de preço…

3 curtidas

Uma dica importante: faça o possível para não pegar modelos com apenas 4GB de RAM, procure sempre por 8GB no mínimo. com 4GB vc vai passar muita raiva e o notebook não vai aguentar muito tempo.
Infelizmente notebooks com 16GB já estão o olho da cara, seria o ideal pensando no longo prazo.

1 curtida

Sim, eu precisaria rodar uns programas pesadinhos. Até agora que eu saiba os mais pesados são o AutoCAD e o SolidWorks.

Eu optaria pelo note com o melhor processador que o dinheiro disponível possa comprar no momento. Pergunta: tem que ser novo?
Descartaria SSD e muita RAM, de princípio. Depois você faz um um upgrade.

1 curtida

AutoCAD não beneficia de múltiplos cores.

@Brenda_Correia
A configuração necessária tanto pro AutoCAD quanto pro SolidWorks variam de acordo com o projeto. Quanto maiores os projetos, mais potente terá de ser a máquina.
Pra ter um desempenho decente rodando esses programas independente do projeto você quer pelo menos um processador core i7 da linha H/HQ, uma placa de vídeo dedicada (pro AutoCAD eles dão a entender que um Intel Quadro P2000* é o suficiente), um SSD e no mínimo 16GB de RAM.
Se forem projetos menores, é capaz que até um processador core i7 da linha U dê conta do recado.

Tem um post que o usuário fala o seguinte pra um outro que pergunta se um Nvidia GTX 1050 funcionaria no AutoCAD:

De qualquer forma, se quiser ter mais certeza de que não terá problemas, vá com um notebook com processador da linha H/HQ, com 16GB de RAM e uma placa de vídeo dedicada.
Infelizmente as opções com esse processador são praticamente só os laptops gamers.
Uma opção pode ser a linha Nitro da Acer. Tem o modelo AN515-51-77FH que vem com core i7-7700HQ e GTX 1050, mas só 8GB de RAM e um HDD ao invés de SSD. Pelo menos você pode colocar mais RAM e trocar o HDD por um SSD sem problemas.
No Mercado Livre você encontra por menos de R$3.000 de um vendedor do Piauí. Sei lá se é confiável. Talvez não seja porque o preço é bem baixo.

*O P2000 é a versão pra workstation, pra laptop eu acho que o equivalente seria o M2200 ou o M3000. Em termos de números o GTX 1050 é melhor que o os Quadro M, mas eu acho que é pior do que o P2000.

1 curtida

Com o AutoCAD, beleza, mas e o resto do SO e outros programas? Na faixa de preço que foi estabelecida você dificilmente encontrará um processador da linha H/HQ, já que vai ser da linha U, não faz sentido não escolher um modelo da oitava geração ou mais recente e aproveitar os núcleos extras.

2 curtidas

Falando de experiência própria com os computadores da empresa que rodam AutoCAD.

SE você for rodar apenas desenhos em 2D, o seu foco deve ser:

  • CPU, 4 cores roda sem problemas.
  • RAM, 8GB ou mais.
  • SSD, opcional.

Mas, SE você for mexer com desenhos 2D, 3D e renderização:

  • RAM, 16 GB ou mais.
  • Placa de vídeo, obviamente a Autodesk vai recomendar uma NVidia Quadro ou AMD FirePRO. Mas as NVidia GTX/RTX e AMD Radeon rodam na boa.

O que falei acima, é apenas uma configuração para não ter stress ou dor de cabeça.
Caso você queira usar uma configuração mais básica/simples, o programa vai rodar mais lento (e travará em determinados momentos).

AutoCAD LT Requisitos do sistema para o AutoCAD LT e o AutoCAD for Mac LT 2021 | AutoCAD LT 2021 | Autodesk Knowledge Network
AutoCAD 3D Requisitos do sistema para o AutoCAD 2021 including specialized toolsets | AutoCAD 2021 | Autodesk Knowledge Network
AutoCAD Inventor System requirements for Autodesk Inventor 2021 | Inventor 2021 | Autodesk Knowledge Network
Autodesk hardware certificado (também conhechido como recomendado) Certified Graphics Hardware | Autodesk Knowledge Network
Para diversão: repare que nos requisitos, o autocad não trabalha com resoluções superiores a 4k.

1 curtida

Obrigada a todos, vou levar em consideração todas as opiniões de vocês! Me ajudou muito muito muito. Obrigada por gastar um pouco do tempo de vcs pra me ajudar. <3

2 curtidas

Olha, sei que não sou tão técnico quanto o pessoal aí dos comentários anteriores, mas na prática eu sugiro que fuja de Intel, pois o notebook da Acer Aspire 3 modelo que vem com duas placas de vídeo, uma integrada Vega 8 e outra Rx480 dedicada dá um banho no custo benefício, só a Vega 8 já é melhor que a Intel graphics. Comprei o meu Acer aspire com 8 gb de ram, hd 1Tb, processador Ryzen 5 e possibilidade de upgrade pra ssd m2 Nvme, e mais memória, por cerca de 3150 na própria Acer. Ou ainda vc pode boletar na Submarino e pegar a 3350 e pagar com Ame e ficar vom 200 pra comprar algo depois como a mochila de notebook. Eu não tentei rodar Auto Cad, mas roda Re5 a 60 fps tranquilo. O único problema desses notebooks na faixa de 3000 a 3500 é a tela que não é ips ou ips plus. Mas creio que dá pra usar com Auto Cad, e vc tem a opção de ligar na sua tv pelo hdmi depois pra um trabalho de design ou arte gráfica mais minucioso. Espero ter ajudado.
NOTEBOOK ACER ASPIRE 3 A315-42G-R6FZ AMD R5 8GB (AMD RADEON 540 COM 2GB) 1TB HDD 15.6 com WINDOWS 10 Home Edition.

1 curtida

Depende da sua área. Se vai só fazer projetos como arquitetônico, hidro sanitário e outros, até um i3 dá conta. AutoCad não é pesado pra 2D.

Agora se for partir pra Blender e outros softwares mais avançados, ai vai precisar de uma placa dedicada. É dificil encaixar isso nos R$3000 do seu orçamento, mas dá uma olhada nos G3 da Dell.

Vai ter que achar algum computador usado no mercado livre de alguém que precise muito de dinheiro por causa do corona pois, novo e por 3000, na blackfriday do ano passado, eu consegui um Dell quad-core, com 8gb de RAM, e eu tinha que decidir entre SSD de fábrica ou placa dedicada… E o dólar tava a menos de 5

Por até 3 contos eu acho dificil encontrar um notebook decente… Mas na Kabum tinha uns Ryzen 5 3500U e uns 7 3700U com SSD e 8GB de RAM por menos de 4k. O video deles não é lá top de linha, mas já é bem melhor que os da Intel.

Os cores do 5 3500U são bem fortinhos, os do 7 3700U são pouca coisa mais fortes. No caso, disseram que o AutoCAD não se beneficia de multicores, então acredito que seja uma opção decente até.

Exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/113445/ (era pra eu ter comprado esse… porém acabei optando por montar um PC mesmo…)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.