Qual é o melhor app Android para descobrir a saúde da bateria?

Quero um app que mostre a saúde, em porcentagem, igual ao iPhone. Todos que baixei só mostraram a saúde como boa.

1 curtida

Eu uso o Accubattery.

É necessário deixar o app instalado por alguns dias para ele disponibilizar essa informação né?

Acredito que apps de terceiros (que não seja do próprio fabricante) podem fazer muito pouco ou quase nada relativo a consumo, calibração ou medição de desgaste… Talvez com root e outras modificações? Talvez… Mas só acreditaria numa informação direta do sistema, como no caso da Apple. E ainda assim confiaria com um pé atrás… O Accubattery citado acima parece ser bom, mas ele apenas faz uma “expectativa” do que pode estar o desgaste do componente, nada que ele esteja de fato analisando a bateria a nível sistêmico.

Acredito que vai ser o mesmo caminho de apps que prometem “calibrar o touchscreen”, são totalmente placebos.

3 curtidas

Dependendo do modelo do seu aparelho talvez exista algum menu secreto da fabricante mostrando essa informação. Nos aparelhos da Sony, por exemplo, você pode discar *#*#7378423#*#* e ir em Service tests => Battery Health test:

Não é muito amigável, visto que você precisaria comparar manualmente o valor reportado nessa tela com a capacidade total da bateria para calcular a porcentagem, mas é o mais próximo que você vai chegar da informação real, visto que o valor nessa tela é reportado pelo próprio hardware do aparelho.

Como não existem APIs públicas no Android para os apps acessarem esse tipo de informação, o máximo que eles vão fazer é estimar um valor com base nas estatísticas de uso dos apps (que é o caso do AccuBattery, GSam Battery Monitor, entre outros), mas por ser uma estimativa, não há garantia de que realmente reflitam o estado real da bateria…

2 curtidas

Acabei de encontrar o código para LG, e só fala que a bateria está boa. Só isso. Só que eu queria saber exatamente o que significa esse boa.

Quanto tempo de uso tem o seu smartphone?

Ele completou 3 anos de uso na semana passada, no entanto eu substitui a bateria dele por uma nova quando completou 2 anos de uso. Fazendo o cálculo que eu mencionei com o valor mostrado no menu de serviço, a saúde da bateria atual está em 90%…

Como que faz esse cálculo?

A capacidade total da bateria desse modelo é 2620 mAh (essa informação você obtém facilmente na ficha técnica do aparelho). Pois bem, o menu de serviço reporta que a capacidade atual dela é de 2353 mAh, fazendo uma simples regra de três você chega em 90%. É o mesmo cálculo feito pelo iOS, mas em uma interface muito mais amigável (mostra a porcentagem diretamente) e disponível diretamente nas configurações do sistema.

Mas como eu comentei, se o seu aparelho não disponibiliza essa informação, o mais próximo que você consegue é a estimativa de um app de terceiros como o que o @Caio citou. No entanto, por ser uma estimativa calculada com base nas estatísticas de uso dos apps, e não com a leitura direta da bateria, a informação não refletirá necessariamente a capacidade real da sua bateria…

1 curtida

O sistema só mostra essas informações. Você sabe me dizer o que significa “escala de bateria”, que aparece no print?

Sim, ele faz o cálculo após algumas recargas.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.