Qual é a sua opinião sobre esse brilhante mundo dos RGBs e dos 10% de FPS extras?

Atualmente tudo que não precisa tem RGB: Mouse, Teclado, RAM, CPU Block, Pump, SSD, Ventoinhas e até a própria MoBo. Pior são aqueles cabos de fonte com RGB, ao menos esses ainda são opcionais.

Eu sinceramente não gosto de RGB no computador, pois além de não existir um ganho real, gera um consumo extra de energia (mesmo que pouco) além do monte de software que tu tem de instalar para conseguir controlar ou mesmo desativar essas coisas que acabam consumindo uma boa quantidade de recursos (tô olhando para você, MSI Dragon Center)… (Claro que tu não precisaria instalar um zilhão de softwares se comprar tudo da mesma marca ou compatível com o mesmo software. Mas é difícil encontrar tudo da mesma marca ou compativel com o mesmo software.)

Encontrar hardware sem RGB de boa marca/qualidade por um preço legal está ficando cada vez mais difícil. Memória RAM? Só encontrei a Corsair LPX (low profile). Mouse de boa qualidade? Tudo tem RGB. Teclado mecânico? RGB ou RG-wannaB (rainbow). O único teclado mecânico de boa qualidade que eu encontrei sem led foi o DasKeyboard… que era uma opção excelente à uns anos atrás, atualmente tá passando dos 1200 reais. Fan de computador não tem um único sem led.
E nem tem a opção de simplesmente não conectar o cabo RGB em alguns fans pois eles simplesmente ficam branco ou em modo aleatório.

O único lugar que eu não ligo tanto é o teclado, pois geralmente tu não precisa de um software para controlar os RGB e eles tem memória interna para o perfil que tu configurou (menos esse T-Dagger que eu comprei para testar. Ele reseta toda vez que eu desligo/suspendo o PC).

Então, qual é a tua opinião sobre o RGB? Gosta/Odeia/Ignora?

5 curtidas

Concordo, é RGB demais pra pouco espaço no gabinete.

Mas acho que a exceção pra mim fica com teclados, porque gosto que sejam retroiluminados, sendo RGB só me dão mais opções de cores (mas só gosto de cor única, não aqueles arco-íris). E gostei de colocar uma fita LED atrás da mesa, pois quebra as sombras dos objetos da mesa e deixa uma diferença de contraste menor em relação ao monitor.

1 curtida

Teclado geralmente você consegue desligar os leds com algum atalho no próprio teclado, o que não é problema. E led nas teclas pode ser útil no escuro.
De resto, eu não tive que comprar nada que só tivesse opção com led, mas a minha solução seria procurar o fio de alimentação pros leds e cortaria ele. :man_shrugging:

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Nobreak com RGB e outros tipos

A indústria me fez odiar justamente porque começaram a enfiar RGB em tudo só pra chamar de “gamer” e cobrar mais caro. Especialmente no caso de notebooks, hoje é quase impossível encontrar máquinas com hardware parrudo e que não tenham um design extravagante (muitas vezes feio de doer) e cheio de luzes que praticamente gritam OLHE PARA MIM, SOU GAMER!

Ainda tô rindo disso :joy:

5 curtidas

Também não gosto, apenas no teclado que é ok ter, de resto é totalmente desnecessário.

E eu acho que quem curte, é mais pra falar “olha como o meu PC é futurista” do que de fato se importar com a iluminação. É fazer pra aparecer bonito pros outros.

2 curtidas

Como usuário de Mac, só tenho um mousepad com RGB, que fica desligado. Porém acho bacana esse complemento visual que se tem nos PCs gamer.

Entretanto, é fato que desde que essa moda pegou, o mercado resolveu enfiar RGB em tudo que pode, numa euforia igual ao Facebook com Stories.

Obviamente uma lampâdinha de LED não irá lhe dar nenhum ganho de performance, mas no início este foi diferencial para as linhas gamers, algo que hoje é tão banal que o real motivou passou a ser a margem de lucro, que subiu consideravelmente em produtos com RGB.

Na minha visão o futuro será só com produtos RGB, universalizando esse diferencial gamer, e talvez só nas opções extremamente básicas os LEDs fiquem de fora.

1 curtida

images.jpeg-1

1 curtida

Também pensava o mesmo, até porque o notebook não vai servir só pra jogar, mas pra trabalho também, se possível. Esse da LeNovo achei bem sóbrio e bonito.

2 curtidas

Uai. Relação de amor e ódio? Hahaha

É que pra mim tanto faz ter ou não ter. A diferença de preço hoje é basicamente nula, e esse recurso é totalmente desativável.

Você só usa se quiser usar.

A maioria dos teclados mecânicos hoje tem essas luzinhas, mas você tem a opção de deixar branco (simulando uma retroiluminação) ou apenas apagar totalmente. :joy:

Pra mim o único led indispensável é o de acesso a disco/ssd, ainda não tenho um pc compatível com NVME pra resolver 100% os gargalos de acesso ao ssd, mas não sei pq tiraram ele dos notebooks.

Teclado retro iluminado é legal, mas como uso teclado sem fio (minha mesa é o caos de tralhas, menos um fio pra eu me enrolar é ótimo), acaba que são funções meio que excludentes.

Meu teclado tem 1 led de capslock (acho que não te nenhum de indicador de bateria), e o mouse tem 4 leds, 1 de indicador de bateria e 3 de multi dispositivo (logitech m720, mas eles piscam por alguns segundos quando o mouse acorda e depois apagam.

De resto o PC pode ser 100% preto, sem iluminações e o mais silencioso possível (ainda sonho em ter um PC com dissipação totalmente passiva)

Achar um cooler “barato” e não vagabundo sem leds tá quase impossível, e muitos usam aqueles leds que ficam trocando de cores sozinhos e não tem a como desligar eles.

1 curtida

Uh… Tem cooler de 60-80 reais que não é ARGB… hahaha

E tem cooler caro e feio também, como os Noctua hahahaha

Meu gabinete é todo fechado, não tem aquela lateral transparente para mostrar o conteúdo, então se tem RGB ou não tanto faz, afinal não vou ver mesmo

Tem uma edição preta da maioria dos coolers da Noctua, mas são mais caros…

1 curtida

Odeio toda essa patifaria de luzes coloridas no computador.

1 curtida

Esse oscar foi loco kkkkkkkk

Infelizmente não há o que fazer mais. O mercado abraçou o RGB e viu que pode cobrar um pouco a mais(Sendo otimista, porque normalmente cobram muito a a mais) colocando apenas uns led RGB. Tudo que já comprei que tinha RGB, tinha a opção de deixar ou a luz branca ou desligar. Hoje as únicas coisa que tenho RGB são meu teclado(Surara-pro) que deixo a luz branca que ajuda a ver no escuro e meu mouse(Motospeed V60) que eu deixo desligado o RGB. Mas assim. peças de alto desempenho é praticamente certo que você vai encontrar apenas com RGB.

1 curtida

Inicialmente não gostei muito, mas não tem para onde fugir e talvez fosse até mais caro fabricar um produto com LED e outro sem, e pelo menos RGB possibilita tu deixar a cor de tua preferencia ou desligar. O problema é só esse dos softwares, se fosse como na Nvidia que baixei o LED controller, desativei os leds e nunca mais abri ele ou fica rodando em segundo plano.

Mas se bem usado acho bonito RGB, embora hoje tenho preferencia por algo mais discreto. A pior coisa hoje é o design gamer, até as placas de vídeo estão ficando cada vez mais feias.

1 curtida