Qual é a nova tendência no mercado de telecomunicações?

Já há alguns anos as empresas focaram em ofertas e planos de dados, e serviço de voz tem caído cada dia mais em desuso.
Telefone fixo então, nem se fala.

Eu mesmo deixei de usar planos com pacotes de voz.
Tenho Vivo Easy desde 2019 e foco mais em comprar dados e pacotes para WhatsApp. Diárias de voz adquiro cada vez menos.

Na sua opinião, qual será a nova tendência futura para esse ramo?

1 curtida

É essa mesma. Mais dados, menos voz. Até mesmo o porque tá todo mundo usando o WhatsApp para fazer ligações e etc que contam como dado e não voz…

2 curtidas

Eu mesmo sempre odiei atender ligações de WhatsApp. Mas tenho começado a atender, e as vezes até utilizar kkkk

1 curtida

A tendência é vender pacotes para serviços específicos, como você mesmo disse que compra pacotes pra WhatsApp. Eu já comprei uma diária pra usar o YouTube e ainda tenho mais de 500 diárias de WhatsApp que ganhei do VivoEasy quando assinei.

1 curtida

A propósito, fui conferir agora e tenho usado muitas diárias de WhatsApp mesmo ficando em casa o dia inteiro e sempre conectado ao wifi. Será que se eu desativar os dados móveis em casa vou evitar de gastar essas diárias sem usar?

Eu tive esse mesmo problema com diárias do YouTube. As vezes qualquer oscilação na rede wi-fi já puxa os dados da Vivo e aí ferra. Eu coloquei uma tarefa no meu Samsungão que em casa fica só rede wi-fi e na rua fica no 4G. Nunca mais perdi diária a toa.

3 curtidas

Na Bixby Routines?

1 curtida

depois de varias vezes fica na mão com a Vivo ao tenta fazer chamada de voz normal, acabei me rendendo de vez ao whatsapp.

1 curtida

Isso, tudo pelo Routines.

Nem deveria estar gastando se estivesse conectado exclusivamente ao Wi-Fi.

A tendência é tudo ser dados, até mesmo as chamadas de voz normais, se o VoLTE e futuros modelos com 5G, 6G, etc, se difundirem (o q não acontece ainda no Brasil).
Então, tanto faz se vc usa pra voz ou dados, por trás será tudo dados.

Ultimamente tenho usado muito o Whatsapp e o Teams pra chamadas de voz de trabalho.
Mas na vida pessoal, ainda faço chamadas de voz para familiares.

3 curtidas

Provavelmente é isso:

1 curtida

O que é isso?

O Tasker da Samsung. Te permite automatizar certas funções do dispositivo.

2 curtidas

A tendência é venda apenas de dados do 5G e mais nada. Telecom hoje em dia sobrevive apenas disso, pois com as ligações do Whatsapp tendo qualidade melhor que a de algumas empresas, as pessoas preferem ligar dela do que do telefone normal (sou um deles).

Eu tenho um plano que me da ligação, SMS e dados e praticamente todos os meus minutos de ligação transformo em dados no próprio aplicativo.

3 curtidas

No setor de telecom a tendência é praticamente tudo virar dados. É bem provável o desligamento do 2G e possivelmente do 3G nesta década em favor do 4G e do 5G. Isso afetaria dumbphones que não operam em 4G.
No quesito planos, há uma grande probabilidade de as operadoras oferecerem mais Serviços de Valor Agregado à venda para clientes, como serviços de streaming e canais de TV.
Com o 5G é provável de as operadoras de internet móvel aumentarem as franquias dos planos, principalmente para quem não tem internet fixa em casa.
Tenho também pensado que o futuro da telefonia móvel será baseado em algumas dúvidas: será que os celulares já poderão superar PCs e tablets em potência?
Será que os smartphones top de linha terão alguma real inovação?
Será que o 6G teria uma aplicação real na telefonia móvel?

2 curtidas

É bem provável de as operadoras de telefonia passarem a contar as chamadas de voz e vídeo do WhatsApp e apps similares na franquia de dados. Os SMS e MMS seriam substituídos pelo WhatsApp e às chamadas de voz sériam por dados móveis.

1 curtida

Não vejo como os celulares passarem os computadores em potencia, mas vejo em breve eles terem potencia suficiente para não fazer mais sentido usar um computador exceto os usos de nicho top de linha. Vão brigar no mercado de entrada, devem sumir os Celeron ou equivalente atual dele, só ficando dos i5 pra cima.

2 curtidas

O VOLte e o VoWifi já está aí pra levar voz através de dados.

2 curtidas

Quando os serviços for tudo por aplicativo, vai acelerar mais ainda a não utilização de computador de entrada,
Computador vai acabar sendo trabalho, estudo ou jogar

2 curtidas