Qual é a melhor marca de SSD?

Pessoal, tenho um note da Dell e estou pensando em substituir o HD dele por uma SSD.

Já tive alguns HDs externos que não duraram muito, só me adaptei e consegui confiar com um que tenho hoje da Samsung. Alguém sabe me dizer se tem alguma marca que seja melhor que a outra (levando em conta também o custo benefício)?

Por exemplo, vi uma ssd de 480gb da kingston por R$ 399,00. Vale a pena?

sim kingston vale a pena, mas eu preferi samsung quando comprei o meu primeiro SSD 4 anos atrás, e se fosse comprar outro ele seria samsung também, pois é a marca que mais vejo investindo em SSDs, um exemplo é o lançamento desses novos SSDs de 8TB para o publico

1 curtida

Kingston é uma boa marca sim, mas precisa ver o modelo, as velocidades que ele tem de escrita e leitura. Confira se seu notebook suporta apenas SATA ou já o padrão NVM.2, este último atinge velocidades maiores. Custo beneficio eu compro SanDisk.

Algo que recomendo fortemente é olhar o tempo de garantia também, que já mostra também a confiança do fabricante no produto oferecido por eles.

1 curtida

Num notebook antigo eu tinha um Kingston de 120Gb e nunca deu problema, funcionou normalmente mais de 5 anos e possivelmente ainda funciona.
No desktop estou, há 10 meses, com um Corsair MP510 M.2 e cumpre as altas velocidades prometidas.

1 curtida

Tenho um Dell Inspiron 5566 e a ssd que eu vi é a Kingston SA400S37/480G.
A principio também gosto da Samsung, pelos motivos que falei, mas achei barata essa por 399,00 no boleto.

1 curtida

Tenho um M2 da Western Digital, infelizmente ele parou de funcionar e ainda bem que não tinha nenhum arquivo importante nele, mas mesmo com o problema, eu recomendo a WD, os HDD aqui de casa são dela e nunca tive problemas, o SSD teve problemas mas o atendimento deles foi muito bom.

1 curtida

SanDisk, Crucial, Kingston e Samsung. Uma recomendação pessoal é a Team Group. Cheguei a ter disponível algumas peças na loja em que eu trabalhava e acabei comprando. Já se passou mais de um ano e até hoje não tenho nada a reclamar.

1 curtida

Samsung, Kingston, ADATA, Crucial, SanDisk, Western Digital são excelentes marcas.

Eu uso um Crucial BX500 de 240GB. Bem decentinho, não é top, mas deu um folego extra novo pra esse PC (FX-6300, 8GB).

1 curtida

Quando o povo desmonta o SSD e vê os componentes, sempre caem nas mesmas 3 fabricantes. Por isso, sugiro que escolha como marca de SSD aquela que tiver a garantia mais comprida/ampla porque fora isso, elas vão ser muito similares em durabilidade! E mesmo assim, a não ser que você use pra guardar dados importantes (em tempo de nuvem isso é menos recorrente), será um investimento a mais que dificilmente fará diferença

2 curtidas

Tu fala das fabricantes da memória ou de todo o pcb montado?

Porque um projeto mal feito mesmo com memórias top de linha tem uma boa chance de problema cedo. Coisas como proteções contra surtos elétricos ausentes e/ou falta cache DRAM decente são coisas à serem consideradas.

1 curtida

Só a SSD mesmo. Já tenho o note e vou substituir o HD pela SSD.

Fabricante do controlador e fabricante da nand flash, que são os componentes que podem falhar. Boa parte do preço no Brasil é imposto + marketing. Tem um vídeo no youtube mostrando um pouco (e olha que o cara foi bem baixo, numa tal de Wejito): PORQUE O SSD DA CHINA É BEM MAIS BARATO DO QUE AQUI NO BRASIL? - YouTube
A marca da NandFlash é uma subsidiária da Micron, eu mesmo comentei no vídeo, e o controlador é a mesmo dos SSDs Adata/Crucial disponíveis no mercado brasileiro. Mesmo em casos não ideais, os SSDs são certificados para ter uma durabilidade de 10 anos para o uso da maioria das pessoas

Vou reiterar o que o pessoal já disse. Samsung, Kingston e Crucial são muito boas. Imagino que a Intel também, mas não é muito comum por aqui.

Já discordo de SanDisk e Western Digital nos SSDs de baixo custo, não possuem controlador bom nem memórias boas. A SanDisk já foi boa nesse segmento no passado.

1 curtida

Me referia ao projeto e construção do SSD.

Falar coisas na internet, qualquer um fala… exemplo: tá cheio de doido falando que torre 5G causa COVID.

Eu não estou querendo desmerecer o trabalho do Miguel, gosto e acompanho o trabalho dele, mas não concordo com tudo que ele fala. Ele é bem viciado em produto sem procedência e coisa vindo da China… (Se não me engano ele é o maluco que anda/va recomendando Xeon usado com placa mãe chinesa que tem um slot M2 feito com gambiarra… O Intel X59 não tem suporte a M2 nativo até onde eu lembro.) (E sim, também já devo ter mostrado isso pra alguém do fórum. Eu estava a fim de comprar uma também, mas to com o pé atras.)

Eu quero ver ele fazer um video daqui uns dois, três anos informando como o SSD da Weijito tá. (a marca é tão boa que nem escrever o próprio name sabe… tá escrito de uma forma na frente e outra na etiqueta de informações, lembro do video. haha) (Bom, isso se ele estiver usando o SSD no dia a dia, deixar o SSD na gaveta não serve pra nada.)

Meu maior problema seria saber quem MONTA essas placas, se a turma que montou tem equipamentos/procedimentos para produzir um produto de boa confiabilidade… vai saber se não tão economizando em alguma coisa ou fazendo algo que vá dar problema daqui a uns anos, por exemplo… Será que eles realmente testam como as outras empresas maiores testam? É a mesma história… por que uma placa de vídeo R590 custa 2000 e outra 1500? As vezes há uma economia em alguns componentes como o VRM, proteções elétricas, memória e tal. Todas funcionam, mas por quanto tempo?

Sei lá, posso parecer paranóico, mas não arrisco perder dados por economizar um pouco. (e depois ter de gastar mais para comprar outro SSD e/ou pagar pra recuperar)

1 curtida

Você tá certo na sua paranoia, mas aí vai da estratégia de contingência cada um de acordo com a realidade: Eu coloco dados importantes no Onedrive (acesso no desktop/notebook, pra mim 90 reais por ano pra ter esse 1TB valem a pena pela segurança e comodidade) e no HD, mais backup do W10 num HD Externo, e o SSD vira mais um guardador-de-windows que no meu caso é de boa perder. Acrescentando com informações: Em uma entrevista recente o Linus Torvalds disse que não usa HDs há 10 anos, e apesar de ter tido muitos problemas de confiabilidade no começo hoje isso tem sido menos uma preocupação. Ele também indicou a marca Samsung nessa área.

Sobre esse vídeo do Miguel que eu citei, ele desmontou o SSD e buscou a marca do controlador e da NAND, mas aí a qualidade da fabricação em si fica difícil de saber. Ao menos os meus SSDs Kingston têm um recurso de firmware que permite que eu monitore o desgaste deles. Eu tô com 78% num SSD de 120gb que eu usei intensamente e vou passar pro note da minha irmã (que tá com backup de tudo na nuvem)

Eu acompanho o MW, já tinha visto esse video. Por isso comentei sobre a construção do Wexinglinge e sobre o fato da marca ter errado o próprio nome (coisa que ele menciona acho que perto do começo).

Quanto ao OneDrive, é uma idéia interessante e relativamente barata, pena que pra eu fazer backup de tudo que tenho nesse PC levaria umas meia década com o upload da internet da vivo… (e nem é tanto arquivo.)

Eu estou usando um de baixo custo da Western Digital (Green) e não tenho problemas, há mais de 1 ano.

Antes eu comprei um da Kingston que perdia dados com o tempo, por alguma falha na controladora ou memória, porém as ferramentas de diagnóstico nunca achavam o problema, sempre dava OK! Por isso não consegui provar pra loja acabei jogando no lixo.

Tinha preconceito com a WD antes de comprar este, muitos HDs dessa marca que já tive apresentaram problemas. Resolvi comprar novamente pelo baixo custo e porque tinha perdido dinheiro na Kingston e funciona certinho.

Acho que é um pouco de sorte, mesmo em marcas mais consistentes, podem apresentar erros, por isso, a garantia e suporte do logista é importante também.

1 curtida

Assim como a minha mãe compra só duas marcas de detergente, pra ela tanto faz qual das duas então pega sempre a que tiver mais barato das duas eu com SSD SATA sou a mesma coisa: ou Kingston ou SanDisk.

O PC do meu irmão é SanDisk e o meu nb tá com um Kingston. Os dois tem qualidade bem equivalente, sem problemas so far em ambos.

Ano passado comprei um de 240gb por 130 + 40 um caddy pro HD antigo poder ser usado como HD externo. Stonks demais. A loja é a queen anne em salto del guairá.

Eu pus um da Western Digital de 480 GB e recomendo muito. Comprei numa promoção da Kabum no final do mês de maio.

2 curtidas

Uso um SSD Kingston (SATA 240 GB) no meu desktop há 4 anos e ainda está ótimo.

Algumas semanas atrás converti um colega de trabalho ao SSD e indiquei para ele provavelmente esse mesmo Kingston do tópico inicial.

Se eu fosse recomendar outra marca, dependendo do preço seria Crucial. Pessoalmente tenho mó vontade de ter um SSD Intel.

1 curtida