Qual é a melhor câmera DSLR de entrada, pra quem quer começar?

Qual é a preferida de vocês? E principalmente: ainda vale a pena uma DSLR de entrada em 2020?

Eu tenho uma DSLR porque, na época que fiz faculdade, fazia sentido né, celulares meh…

Hoje em dia eu só uso quando quero ter a experiência do corpo físico da câmera e da mira na janelinha do espelho da câmera, coisa de velho. É uma Nikon 3100 que filma também.

Tenho essa digital e uma de filme (pq adoro uma velharia). Não penso em comprar outra.

Enquanto funcionar, tá ótimo.

Mas acho que, hoje em dia, tem muita mirrorless boa e celulares que atendem bem.

Só acho que vale a pena para quem quer estudar fotografia mesmo, seguir esse caminho.

Saudade D40! Me deixou boas lembranças e qd saiu de linha há uns 10 anos, foi um marco.

Tb tenho essa Nikon 3100. Uso pra trabalhos de campo (engenharia). Mas boa parte do que faço hoje, dá pra fazer com um bom smartphone. Então ela está meio encostada.

Vale a pena ainda, DSLR ainda faz foto que smartphone top de linha tá muito longe, pra quem gosta de fotos vê de longe a diferença de um desfoque digital e um desfoque real de lente.

Como recomendação de entrada acho que uma Canon T5i cairia muito bem.

3 curtidas

Foto depende muito mais do fotógrafo do q da câmera (apesar, claro, de um bom equipamento fazer diferença).
Só ver as fotos da National Geographic em áreas de conflitos, muitas delas premiadas e batidas com câmeras simples (point and shot) para a situação.
Aliás, essa foi a primeira lição q recebi qd fiz a disciplina de fotografia na faculdade.

3 curtidas

Eu me desfiz da Canon T5 no início do ano. Acho que tinha ela desde mais ou menos 2014 e usei bastante mesmo na faculdade. Depois disso, encostou e eu achei melhor repassar antes de ter problemas por falta de uso — alguém poderia tirar mais proveito que eu.

Por outro lado, sempre tive vontade de ter câmeras da Sony, porém $!

1 curtida

A maioria dos vídeos do Tecnoblog é filmada com a Panasonic Lumix G7. É uma mirrorless de entrada. Custou uns 700 dólares, mas ela foi lançada há cinco anos (!), então dá para encontrá-la menos cara hoje em dia (ou pegar uma das sucessoras).

O sensor é menor que o APS-C das Sony Alpha. A vantagem é ser sistema micro four thirds — as lentes são mais baratas e têm opções de sobra de todas as marcas possíveis. A bateria dura bem em filmagem (mais de uma hora em 4K30), a nitidez da lente padrão (14-42 mm) é incrível e não tem problema com superaquecimento. :eyes:

Já para fotografar, acho que faz sentido comprar uma DSLR/mirrorless de entrada só por hobby mesmo. Sim, a definição de uma câmera dessas é melhor que a de um iPhone 11 Pro Max/Galaxy S20 Ultra e você pode comprar lentes incríveis por aí — mas acho que já chegamos no ponto em que, se você tem um trabalho que exige uma câmera dedicada, não é uma Canon Rebel T que vai resolver teu problema.

5 curtidas

Não sei se pode indicar site fora daqui, mas como não competem no mesmo segmento q o Tecnoblog, vou citar aqui.
Na época em q eu era mais ligado com essa coisa de câmera, eu participava muito do Digifórum. Aprendi muita coisa por lá, pois é um fórum frequentado por profissionais do ramo.

Eu era cara-de-pau e participava do foto crítica, um espaço onde vc postava uma foto sua e recebia críticas (duras às vezes) pra ir melhorando. :smiley:

3 curtidas

Tenho uma d3100 e uma d610 da Nikon, fazia uns freela antigamente, hoje uso para astrofotografia como hobby apenas.
Se for pra trabalho, sim, uma dslr ainda vale a pena, pois como citaram acima, o desfoque ótico na câmera é melhor. O desfoque através de ia/software ainda que já esteja muito bom e avançado não fica tão natural como da câmera em que o desfoque é mais gradual, dependendo do assunto. Aprender a mexer na dslr te faz aprender a fazer fotos melhores no celular também.
Mirrorless tbm vale, quase tudo o que se faz com mirrorless se faz com dslr e vice versa.
Hoje pra mídia social da pra se resolver bem com celular…
respondendo a pergunta inicial,
A melhor dslr pra iniciante é a que for mais barata pra poder aprender e ver se gosta mesmo, usada e tal… e de preferencia de marca que algum amigo tenha, pra poder emprestar/testar acessórios e equipamentos !
E a melhor dslr pra mim é a que tiver o sensor mais recente que esteja dentro do orçamento que planejo gastar, mas depende de qual assunto se tem vontade de fotografar…
Eu odiava essas respostas vagas quando eu tava iniciando kkkk

2 curtidas

Seguindo a linha de raciocínio do @higa, acho que a qualidade não é de outro mundo a não ser que você invista em lentes boas…que serão bem caras para quem está começando. Apesar de que uma 50mm com uma Rebel já fica bem legal para retratos, melhor que qualquer smartphone provavelmente.

Contando uma anedota que pode ser útil: eu comecei o hobby de fotografar há uns 2 anos porque minha mãe precisava de uma câmera para tirar fotos de produto, aí comprei uma Rebel T6 e aproveitei para pegar emprestado em viagens e passeios também.

A qualidade das fotos é boa, mas troquei porque não era divertida para o hobby. Os controles manuais são ruins nela, além de ser grandinha e barulhenta para fotografia de rua…isso acabava me desanimando de utilizá-la de fato.

Aí comprei uma Fujifilm X100F que é uma point-shoot de lente fixa (35mm), péssima relação de custo/benefício em termos de recursos/flexibilidade. Entretanto, ela é muito mais legal de usar com os botões manuais e o viewfinder óptico. Agora, carrego ela para todo canto e sempre dá vontade de sair para usar.

Conclusão: se a questão é um hobby tipo o meu, talvez seja melhor olhar algo que seja divertido de usar e fácil de carregar. As Fujifilm são ótimas no geral nesses termos. Mas só se o uso for para viagens e fotografia de fua, caso contrário esquece tudo que escrevi haha

2 curtidas

Desculpe, mas vou ter que discordar. Depende muito do tipo de trabalho, pois elas chegaram em um ponto que o sensor é virtualmente o mesmo de variantes mais caras. Inclusive algumas pessoas usam elas como backup de fullframe porque usam o mesmo encaixe das lentes. É só entender a limitação do equipamento (como vedação), para saber se são ou não adequadas para o tipo de trabalho da pessoa.

1 curtida

Eu acho que vale, sim. Mas, claro, vai depender muito de cada pessoa… se ela quer para hobby ou trabalho. Para quem está começando e pensa só em fotografar por hobby, vale a pena. Eu mesmo tenho uma T3 e me atende bem. Pra quem está começando e não pensa em gastar rios de R$ agora, eu indico: a T5i, T6, T6i ou SL2

Também indico a SL2, é uma câmera “antiga” mas que entrega resultados muito bons e até filma em 1080@60p.
Se dinheiro não for um problema, vai de T8i (difícil de achar no Brasil por enquanto), pois o sensor de foco é melhor.

Recentemente comprei minha primeira, uma Canon T7 e adquiri junto ao kit uma lente 50mm, estou muito feliz, para fotos ela é muito boa!

Como curiosidade e hobby adquiri uma Rebel T7 e sinceramente não entendo este comparativos de DSLR vs Smartphones, minha T7 com a lente que veio da um banho de qualidade no meu Galaxy A8+. É incomparável e acredito que esta situação não mude muito comparando um iPhone qualquer.

As vezes nem se trata só da qualidade da imagem, estabilização óptica (sim, telefones tambem tem), manuseio, lentes e o controle total sobre o equipamento é algo que dá as DSLR uma experiência de uso que nenhum smartphone entrega.

Respondendo a pergunta principal, acho que a Rebel T7 como foi meu caso a câmera mais acessível e com conjunto de recursos que se encaixam nos que querem começar apenas como curiosos, tem recursos o suficiente para entender o funcionamento completo de uma DSLR sem limitações como teria uma Rebel T100. Sem duvidas vale a pena.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.