Qual a vantagem de usar eSim?

Galera me tirem uma dúvida, fora as vantagens futuramente possíveis de um celular não ter mais gaveta de chip que entendo. Para vocês que tem um celular com gaveta de chip e eSim, qual a vantagem de usar eSim?

3 curtidas

A vantagem ao meu ver é funcionar assim como funcionava os aparelhos CDMA, o qual a rede não dependia de CHIP, em caso de perda a linha continuava vinculada ao aparelho, nos dias atuais, permitindo localização, etc, só não sei se a linha continuaria após um hard reset, por exemplo.

4 curtidas

Fico sempre confuso com essas divisões de tópico @tecnomod eu não queria criar uma discussão nova, só queria continuar a conversa no outro tópico lá. Agora as pessoas que tinham possíveis razões para a resposta ficaram naquele tópico sem necessariamente ver esse novo :frowning:

2 curtidas

Pra mim a vantagem é poder ter dois SIMs ao mesmo tempo (no meu caso eu tenho iPhone).

Isso de não poder tirar o chip em caso de perda/roubo para poder rastrear não vejo como vantagem, afinal basta desligar o aparelho e já não é possível localiza-lo. O que seria vantagem pra mim nesse caso é que a pessoa não conseguiria remover o chip e usá-lo, evitando cobranças indevidas.

Sim, é confuso, mas as pessoas que procurarem no Google por vantagens de usar eSIM vão achar este tópico, e assim acompanharão um tópico dedicado ao assunto, não precisando ler o outro tópico.

As pessoas que estiverem no outro tópico verão que o tópico foi dividido e podem acompanhar este aqui também se assim desejarem.

2 curtidas

oi, kaue. nós fazemos essa divisão justamente porque se a pergunta ficasse no outro tópico, acabaria esquecida e sem visibilidade. outras pessoas que entendem do assunto e não participaram daquele tópico (que trata de outra coisa) poderiam deixar passar batido.

além disso, desse jeito também é mais fácil de ajudar outras pessoas que podem ter a mesma dúvida :wink:

5 curtidas

Eu aderi ao eSIM inicialmente pelo fato do chip não ser removível. Se acontecer de perder o celular, talvez tenha mais chances de rastreá-lo sem que alguém remova o chip.

Só que, como aqui no Brasil as operadoras ainda exigem que você vá na loja física pra configurar o eSIM, acabei voltando para o chip convencional. Mas é uma boa pra quem tem iPhone e quer usar dois chips.

6 curtidas

A ideia é tu poder assinar uma nova linha de celular de forma totalmente remota, onde com um aplicativo tu baixa a credencial do teu novo esim, podendo fazer isso até de outro pais, mas no brasil como tudo é implementado nas coxas, por enquanto tem de ir numa loja da operadora habilitar teu celular.

Imagina que maravilha pode fazer uma portabilidade e nem ter de ir numa loja comprar um chip, só ligar pra operadora e resolver tudo? ou viajar pra outro pais e chegar lá já tendo um numero de celular local.

2 curtidas
2 curtidas

Então, como deveria funcionar faz sentido ahhaha minha maior dúvida era para o pessoal do outro tópico que ta querendo ativar.

Como conceito super vale, até seria muito legal como eu falei deixar só eSim pra ganhar um espação com a gaveta do chip.

Mas hoje em dia aqui do Brasil não entendo (fora o que o @gusta falou de ter dois numeros em aparelhos que não tem 2 chips) a motivação de uma pessoa se prestar a ficar brigando com operadora para ativar um baguio que vai dar mais dor de cabeça que resolver a vida.

4 curtidas

Não sei se entendi direito, mas ao meu ver tem um ponto negativo. Na hora de trocar de aparelho, eu teria que ligar na operadora pra poder ativar no novo. Com o chip físico é só passar pro novo aparelho.

Tem vantagens e desvantagens. Se eu tiver que ter um atendimento humano pra resolver uma coisa simples, eu já desisto.

Falando nisso, uma vez precisei ligar na Vivo pra cancelar um serviço de banda larga. O robô deles me dava a opção de cancelar com ele mesmo, sem atendimento humano, mas demoraria 48h pra concluir a solicitação. Depois o robô perguntava o motivo do cancelamento, e por conta do motivo, fui transferido pra um atendente. ACHEI RIDÍCULO. :rofl:

3 curtidas

Isso deveria ser feito pelo aplicativo da operadora.

1 curtida

Só de ter que ligar ou ir na loja pra transferir a linha pra um aparelho novo, eu já me sinto de volta aos anos 90 com as linhas analógicas ou TDMA.

2 curtidas

Se ainda não é feito assim, muita mão de obra.

1 curtida

Como já foi discutido aqui na comunidade diversas vezes, hoje o esim não é uma tecnologia do dia a dia no brasil, as operadoras não tem interesse em massificar ela, não funciona com todos os planos de celular, os atendentes e vendedores não sabem quase nada sobre ela ainda, mas em algum momento vai ser o padrão, e quando chegarmos lá provavelmente a maioria dos problemas vai ter sido resolvidos, nem que seja a Anatel se metendo e exigindo como a coisa deve ser feita, o que já foi feito em diversos assuntos de telecom no passado.

3 curtidas

O problema é que os consumidores nem estão por dentro dessa tecnologia ainda… e as lojas que não treinam seus funcionários… ainda mais difícil.

Tem algumas pessoas que até conhecem, mas poucos usam pela dificuldade (eu mesmo fiz até um post disso agora pouco).

Qnd o eSIM ser padrão, as operadoras terão de dar conta e devem facilitar as coisas. Alguns telefones, como o Galaxy Fold 1 ou Motorola Razr, já são assim, mas falta players gigantes entrarem na jogada (e logo irão).

É um ciclo vicioso. Consumidores não vão atrás porque não tem disponibilidade. Não tem disponibilidade porque os consumidores não vão atrás.

1 curtida

Complicado mesmo. Eu tenho um S20 e já tem suporte, mas, ainda não fui na Claro justamente porque me orientaram que é mais fácil para quem possui plano pós-pago e que para controle eles têm restrições… Duvido que se a Apple lançar um aparelho apenas com eSim que as operadoras num instante não façam esforços para colocarem a tecnologia de forma mais simples de ser acessada.

4 curtidas

Pois é, minha dúvida principal era essa na verdade. Não muito sobre as vantagens possíveis mas hoje em dia, com todas as dificuldades que já falamos algumas vezes sobre usar eSim aqui no Brasil, qual a vantagem real de ficar brigando com a operadora. Pelo que eu vi a única coisa é realmenre para aparelhos que só tem 1 chip na gaveta poderem usar mais de uma linha no aparelho.

Olha, pela minha experiencia pessoal, troquei meu telefone para o Iphone SE2, fui na loja da claro e peguei meu eSim sem maiores burocracias (só a fila da loja mesmo, mas entendo por estar no período pandêmico), foi bem fácil conseguir, mesmo utilizando plano Controle.

Entendo que a maior vantagem seria a segurança, pois um ladrão não poderia remover meu chip para tentar acessar meus serviços através do meu número (email, conta em banco digital, facebook, até o icloud dependendo do caso).

E mesmo desligando, ao religar teria uma camada de segurança, pois ele não se desconectaria da internet.

3 curtidas