Qual a placa ideal para processador

Olá pessoal gostaria de saber qual a placa ideal para o processador abaixo:

  • Processador Intel Core i3 10100 3.60GHz (4.30GHz Turbo), 10ª Geração, 4-Cores 8-Threads, LGA 1200, OEM, CM8070104291317

  • Exista alguma referência para saber qual placa é ideal para cada processador ?

É um processador simples, então qualquer placa de entrada que suporte o socket LGA 1200 irá servir, essa é basicamente a referência que você vai procurar.

Isso me baseando, claro, somente no processador, dependendo dos outros componentes ou intenções que você tenha com o computador pode ser que precise de uma placa mais refinada.

Se quiser uma sugestão de produto, comprei uma dessas esses dias, é uma placa simples mas muito boa: Asus PRIME H410M-E.

Muito obrigado pela sugestão.
O PC é mais para acesso mesmo, ouvir músicas e rodar programas leves.

Então vai servir muito bem, arriscaria até a dizer que dá pra colocar uma placa de vídeo e jogar alguns jogos.

Compre uma com slot ME/PCIE 3.0

Coloque um SSD NVME - pelo menos 250GB (menos cabos e conexões para dar problemas), que vai facilitar ainda mais a vida do processador.

Que seja Dual Channel e coloque 2 pentes de 8 GB RAM cada.

Que já seja habilitada para o Windows 11.

Não esqueça de habilitar na BIOS da placa, a alocação máxima para a memória de vídeo.

Indo por aí, vai ficar com uma boa máquina para o uso cotidiano.

Mas nesse caso não seria melhor pegar algum de 11ª geração que tem o video integrado mais parrudo? Porque tu lembra o preço das placas de vídeo, né… hahaha

Acho que no caso ele já tem o processador e vai comprar a placa. Mas também não entendi a necessidade de placa dedicada em notebook pra uso cotidiano. Só pra esquentar e gastar bateria.

A opção de @mr.luizandre da asus é perfeito para o que @rafaelup21 precisa.

Outra dica que você não mencionou, mas espero que ajude é colocar 8GB de ram e armazenamento em ssd ou do formato m.2

i3-10100 é desktop. Não tem mais note com processador não soldado. hahaha

Sim, 8GB é o MINIMO, mas tem de ser 2x4GB para dual channel. Se a placa tiver M2, melhor m2 mesmo. Tão mais baratos e alguns são mais rápidos que os SATAs. Além de menos cabos para encher o saco.

Concordo contigo

Mas se vc parar pra pensar
Um computador somente para navegar, office e entretenimento (ouvir música e assisti filme) tanto faz ser dual Chanel com 2x4GB ou 1x8GB
A melhor perfomance do 2x4 não compensa no preço neste caso específico
Pelo menos penso assim, ou vc acha que ainda vale a pena @Keaton ?

Agora o m.2 faz diferença e as vezes está mais barato que no formato 2.5 sata

Até vale a pena, geralmente não é muita diferença e levando em conta que para computadores mais básicos, ninguém compra uma memória de latencia ultra baixa nem top gamer. Geralmente corsair/kingston value ou a “que tiver mais barata”. Mesmo que seja 2666MHz da Markvision Value, KLAVV, Husky Gaming ou qualquer outra coisa genérica do nível.

Entendo e concordo com todas as dicas dos amigos acima mas por experiência própria, pra quem não quer se preocupar com especificações e não precisa daquele 1% a mais de desempenho em aplicações específicas, não é necessário se ater tanto a isso.

Dual channel é bom, mas se houver diferença de preço vou no single de 8GB mesmo.

M.2 geralmente encarece um pouco a placa mãe, mas caso encontre na mesma faixa algum modelo vale a pena sim.

De novo, se o objetivo é economizar e em máquinas pra uso cotidiano eu não me preocuparia com esse detalhes porque a diferença na prática é quase imperceptível.

Como ele já citou o modelo do CPU sugeri pra décima, mas se não tiver comprado ainda vale dar uma olhada na décima primeira, se a diferença de preço não for muito grande.

Nem fala de preço de GPU :sweat_smile:, estão absurdos.

Não recomendo usar 8gb com 2x4gb dificulta o upgrade de RAM no futuro, o ganho de desempenho não compensa o gasto extra na hora do upgrade.

Só não comprar placa com apenas 2 slots de RAM… tu pode por 2x4gb + 2x128gB se quiser e não tem problema desde que estejam nos slots corretos. hahaha

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.