Qual a melhor forma de desenvolver um site

Olá a todos!

Gostaria de uma ajuda/opinião sobre qual a melhor opção para desenvolver um site, sou iniciante, sei o básico de HTML,CSS, Javascript, e estou com uma parceria com um amigo, para desenvolvermos alguns sites para lojas e empresas locais da nossa cidade, agora temos o seguinte impasse, dei a opção de desenvolver em cima do Wordpress, criar um tema do zero e ir adaptando conforme as nossas necessidades e aprendizado, já ele é autodidata e tem uma amplo conhecimento em programação, mas não trabalha nessa área, e acha que não devemos usar Wordpress, aí que entra meu questionamento, para vocês, alguém que tem mais experiência, qual a melhor opção?

Usei Wordpress.ORG por 10 anos.
Devido à constante “mão de obra”, notificações de segurança, falta de privacidade através de spam na caixa de contato entre outros quesitos, enchi o peito de ar e excluí o domínio na conta ORG do Wordpress.

Antes de excluir, exportei o blog incluindo os comentários para um arquivo XML e importei no Wordpress.COM

O que recomendo?
Comece no Wordpress.COM para testes.
Lembrando que no host COM há uma limitação em adicionar plugins, a menos que pague, claro!

3 curtidas

Entendi, nesse caso eu já tenho o Wordpress instalado no meu provedor, funciona certinho, a minha dúvida é se continuo com Wordpress, o se tento desenvolver tudo do zero, pois o argumento dele é que no wordpress não tenho o controle total das coisas.

@FFMarini muitas das falácias de falta de segurança/privacidade do WordPress.org se dá pelo desconhecimento técnico do usuário em diversas frentes, do que uma real vulnerabilidade do CMS. Hoje milhões de sites rodam em WordPress, o Tecnoblog é um deles, o Grupo Abril inteiro roda no WPVip, a própria Automattic diz que 36% de todos os sites usam-no (tanto .org, .com e vip).

Quanto à pergunta, eu trabalho há pelo menos 5 anos desenvolvendo sites para pequenas/médias empresas e te respondo que depende, mas muito inclinado à falar que use o WordPress e seja feliz.
Depende pois, se é um site inteiramente estático e pequeno, desenvolver tudo na unha pode sim ser uma solução, porém vai compensar a relação tempo gasto com cada projeto X valor pago pelo cliente? Não é apenas criar uma página e show, você pelo menos precisa torná-la compatível com os mais diversos dispositivos/telas e apenas com os testes gasta-se tempo (ou na melhor interpretação: dinheiro).
Muitos puristas (e chatos, na minha opinião) condenam o uso de pagebuilders, como o queridinho do momento Elementor. Sim, ele deixa um código completamente “sujo” o que acaba impactando alguns milissegundos no carregamento da página, mas como empresário é necessário pesar o quanto primoroso será seu trabalho versus o valor que vocês querem cobrar (e os clientes estão dispostos a pagar). Usando novamente o Tecnoblog como exemplo, eles não usam esse tipo de plugin, mas como o número de acessos é gigantesco, qualquer otimização é bem-vinda e necessária.
Além disso, se vocês estão pensando em fazer sites com gestão de conteúdo (publicação de notícias), simplesmente esqueça a ideia de fazer na mão. Se não se sentem confiantes com o WordPress, usem qualquer outro CMS disponível no mercado, pelo simples motivo de (conforme seu post) 2 pessoas desenvolvendo um sistema, ele será infinitamente mais vulnerável do que o WordPress que já tem quase 17 anos e centenas (ou milhares) de colaboradores ao redor do mundo.

4 curtidas

Se vai usar WP, você não precisa desenvolver tudo do zero sempre. Acho que o primeiro passo é mapear os possíveis clientes e quais seriam as necessidades deles. O segundo é encontrar um tema que atenda essas necessidades de prontidão (ou que seja fácil de customizar) e que esteja atualizado e bem documentado.

O terceiro passo é fazer a customização desse tema pra cada cliente. Como são lojas, serviços, etc, não será necessário fazer alterações radicais para cada projeto.

Se for necessário, vocês cobram adicional. Mas a ideia é criar um padrão bem versátil (recursos) que atenda à necessidade da maior parte da clientela e então trabalhar apenas na customização visual.

Por último, se forem oferecer serviço de hospedagem, padronizem isso tudo em um servidor próprio, também, com boas rotinas de backup. E coloquem tudo atrás do Cloudflare, para ter mais segurança.

4 curtidas

Pense assim, alguém faz um vaso, vc compra ele e revende para seu cliente, dizendo que foi vc quem fez, ai o seu cliente pede para mudar o formato e o desenho desse vaso, seu fornecedor nao fabrica vasos por encomenda, só vende vasos já prontos, vc vai atrás de alguém que faça o vaso do jeito que seu cliente quer, mais sai um absurdo, o vaso foi feito de um jeito difícil de se compreender e vc nao faz ideia por onde começar.

Não estou falando que vc não deve usar wordpress, mais estou falando para tomar cuidado, e não ficar dependendo de algo que vc nao domine para uma possível futura manutenção.

Obrigado @xavier pelas dicas e por compartilhar sua experiência, junto com o que o @mobilon que pra mim é um exemplo a ser seguido falou, vou me dedicar ao Wordpress e aproveitar as dicas postadas aqui… Obrigado a todos! :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Se for trabalhar com lojas de comercio eletrônico, existem plataformas hospedadas como lojaintegrada, iluria, o wordpress com plugins, que permitem mais ou menos customizações. Dessa forma pode se tornar um implantador, é o que muitas agências fazem, estudam a plataforma, formas de customizar identidade visual e layout e apenas configuram e preparam a loja. Exige apenas conhecimento de front-end (html+css+javascript) e design, nesse caso não é necessário se preocupar com performance, estabilidade, programação, apenas com a montagem da loja e personalização. Lidar com controle de produtos e serviços, emissão de nota, faturam, assim como estoque e manter o funcionamento para grandes demandas pode ser um pesadelo para desenvolver do zero.

2 curtidas

Essa “prevenção” do @wcvito foi o caso do meu blog. Depois de 10 anos no WP . org cansei do gerenciamento de alertas, tentativas de alteração de senha por estranhos ao domínio. Como já não usava nada comercial, só textos de posts com relatos do dia a dia, optei por migrar para o WP . com. E a migração foi só um clique de exportação para um arquivo XML oferecido na mesma plataforma.

No caso de loja integrada, comércio eletrônico, a dica do @leonardoroese é bem realista. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.