Qual a melhor forma de desenvolver um site

Olá a todos!

Gostaria de uma ajuda/opinião sobre qual a melhor opção para desenvolver um site, sou iniciante, sei o básico de HTML,CSS, Javascript, e estou com uma parceria com um amigo, para desenvolvermos alguns sites para lojas e empresas locais da nossa cidade, agora temos o seguinte impasse, dei a opção de desenvolver em cima do Wordpress, criar um tema do zero e ir adaptando conforme as nossas necessidades e aprendizado, já ele é autodidata e tem uma amplo conhecimento em programação, mas não trabalha nessa área, e acha que não devemos usar Wordpress, aí que entra meu questionamento, para vocês, alguém que tem mais experiência, qual a melhor opção?

Usei Wordpress.ORG por 10 anos.
Devido à constante “mão de obra”, notificações de segurança, falta de privacidade através de spam na caixa de contato entre outros quesitos, enchi o peito de ar e excluí o domínio na conta ORG do Wordpress.

Antes de excluir, exportei o blog incluindo os comentários para um arquivo XML e importei no Wordpress.COM

O que recomendo?
Comece no Wordpress.COM para testes.
Lembrando que no host COM há uma limitação em adicionar plugins, a menos que pague, claro!

3 curtidas

Entendi, nesse caso eu já tenho o Wordpress instalado no meu provedor, funciona certinho, a minha dúvida é se continuo com Wordpress, o se tento desenvolver tudo do zero, pois o argumento dele é que no wordpress não tenho o controle total das coisas.

@FFMarini muitas das falácias de falta de segurança/privacidade do WordPress.org se dá pelo desconhecimento técnico do usuário em diversas frentes, do que uma real vulnerabilidade do CMS. Hoje milhões de sites rodam em WordPress, o Tecnoblog é um deles, o Grupo Abril inteiro roda no WPVip, a própria Automattic diz que 36% de todos os sites usam-no (tanto .org, .com e vip).