Quais os apps que vocês usam e recomendam no Android? Grátis / Pago

Minhas indicações são:

Diffuse (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.justzht.lwp.music.apple.free): Um app de customização que coloca wallpaper animado. Ele tem alguns sets que ficam estáticos porém quando vc coloca alguma música para tocar, ele entende as cores do álbum que está tocando e cria uma animação com a velocidade da música. É bobo mas é bem legal.

Rotation Manager (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bhanu.rotationmanager): Um app onde vc seta quais apps deverão girar a tela, livrando de deixar habilitado e a tela girando a toda hora.

Super Status Bar (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tombayley.statusbar): Com ele, vc habilita diversas funções direto na Status Bar do Android, tais como intensidade de brilho, volume de mídia, e até textos de notificação fazendo com que não apareça aquelas janelas enormes, apenas o que está escrito dentro do conteúdo apenas na statusbar. Tem muitas outras funções, mas essas são as que acho mais úteis.

Click to chat (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.trianguloy.openInWhatsapp): Esse app é útil quando vc precisa mandar mensagem de WhatsApp pra alguém e não quer adicionar a pessoa na lista de contatos. Leve, prático e direto ao ponto.

Dolby on (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dolby.dolby234): app de gravação de áudio e música simples. Direto da Dolby então a qualidade é superior aos que têm no mercado. Ainda está em Early Access mas funciona bem.

JuiceSSH (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sonelli.juicessh): Como o nome diz, serve para acessar servidores via SSH. Leve, prático e com alguns opcionais bacanas como atalhos básicos na tela de comando. Tbm tem alguns plugins como para ver a performance do servidor, seja ele virtual ou físico.

Notify & Fitness (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mc.amazfit1): Este em específico é para os Amazfit, mas tem de Mi Band tbm. Além de me dar mais indicativos de exercícios, sono, batimentos cardíacos e notificações, ele deixa eu usar minha pulseira/relógio sem a necessidade de ter o app da Mi Fit, evitando de mandar coisas para servidores chineses. Além de deixar subir firmwares e watchfaces customizadas.

OliviaAI (https://play.google.com/store/apps/details?id=ai.olivia): Uma AI para ajudar nos planejamentos financeiros. Oferece dicas, desafios de economia e um tracker intuitivo de onde e para onde o dinheiro vai.

Menção honrosa flutterhole (https://play.google.com/store/apps/details?id=sterrenburg.github.flutterhole): app para gerenciar PiHole. Para quem usa esse servidor de Proxy, é ótimo para acompanhar o que acontece por lá sem precisar acessar a página de configuração do mesmo.

Decidi não colocar outros que já foram mencionados aqui, mas entre eles têm Nova Launcher, Sesame, Swift Backup, 365scores entre outros.

1 curtida

Launcher: Nova Launcher Prime - Leve e customizavel ao extremo - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teslacoilsw.launcher.prime

SESAME: O Sesame é uma poderosa pesquisa universal no Android. Integra-se ao seu lançador, aprende com você e faz centenas de atalhos pessoais. Com pesquisa universal Sesame, tudo é 1 ou 2 toques de distância - https://play.google.com/store/apps/details?id=ninja.sesame.app.edge

Gerenciador de arquivos: FX Manager PAGO - Muitos recursos de acessos , ferramenta de limpeza, fácil de usar. A versão free é livre de ADS, não rastreável e código fonte próprio da empresa. Utilizei a versão free por muito tempo - https://play.google.com/store/apps/details?id=nextapp.fx

Navegadores::

  • Edge - Testando
  • Chrome, navegador que eu mais uso por aqui.

Gerenciador de Senha: ENPASS - O melhor custo benefício, TOTP, compra vitalícia, backup nos principais armazenamentos online, sincroniza celular pc, verifica se a sennha foi raqueada e muito mais - https://play.google.com/store/apps/details?id=io.enpass.app

Norton App Lock: Um dos melhores para bloqueio de app, FREE, sem ADS e fácil de usar - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.symantec.applock

Valida Mais – Riocard Mais: Validador e verificador de crédito via nfc para cartões de passagem (Somente Rio de Janeiro) - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.riocardmais.autoatendimento

Moovit: Utilizo bastante o transporte público e um aplicativo que dependo muito é este. Horário do transporte com uma boa taxa de acerto, e a melhor forma de chegar. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tranzmate

TurboScan: Após testar vários, o melhor para digitalizar documentos, tem versão free e paga. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.piksoft.turboscan

Google Opinion Rewards: Participe de pesquisas rápidas e ganhe crédito no Google Play com o Google Recompensa sua Opinião, um aplicativo criado pela equipe do Google Surveys. Todos os aplicativos pagos desta lista acima foram pagos com os créditos adquiridos neste app. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.paidtasks

Segue uma recomendação de alguns aplicativos que utilizo e para as pessoas com criança pequena, é bom utilizar o bloqueio de APP do Norton para impedir a abertura do whatsapp, as crianças gostam de enviar mensagens para o grupo da empresa kkk. Travar os ícones na tela, para não ficar aquela bagunça, com o Nova Launcher.

4 curtidas

Indispensáveis: Fluid Navigation Gestures e Nova Launcher.
Com esses dois você já tem o melhor que um celular pode oferecer em navegação e customização.

eu simplesmente amei esse Fluid NG, já até comprei a versão PRO

Player de música uso o Vanilla Music, de vídeo uso MPV, gerenciador eu uso FX (apos a morte do ES), calculadoras Scalar Pro e HP12c, mapas o Waze, e acho que é isso, o resto é resto

Tenho a versão pro desde o lançamento. Uso os 24 atalhos disponíveis. É um aplicativo fantástico.
O desenvolvedor dele é português e mantive contato com ele durante o desenvolvimento. O cara é muito dedicado e fez o possível para colocar funções que a gente pedia. Eu passei alguns problemas que tinham com a MIUI e ele corrigiu todos.
Falei com ele recentemente e ele disse que está aguardando o lançamento do Android 11 para voltar a mexer no aplicativo.

3 curtidas

S. notes seria o standard notes?

Launcher: Launchair 2, busca manter a simplicidade do launcher original do Google, mas possui várias opções para personalização. Achei ele bem direto ao ponto, rápido e leve. Suporta gestos para abrir notificações que é algo que sempre busco nos launchers.
É possível adicionar o gesto original da busca do Google quando move para a página esquerda, acho que precisa baixar um APK separado.

Menção honrosa ao Microsoft Launcher que é muito completo e também possui atualização diária de wallpapers.

Player: VLC, bom player, simples e funcional.

Gerenciador de arquivos: X-plore File Manager, possui servidor wi-fi, duas janelas para copiar arquivos de um lado e colar do outro, abre ZIP e acho que RAR também, possui mapa de arquivos para mostrar arquivos grandes em um “mapa” visual. Tem trocentas opções e suporta root para quem possui. Também tem opções nativas para abrir muitos arquivos e permite “abrir com” e ler dados em hexadecimal, para quem precisa. Também possui integração com vários serviços de nuvem, FTP e outros meios de armazenamento remoto, embora não uso muito.

Navegadores: Chrome, simples e funcional. Possui boa customização nas opções de flags. Padrão do Chromium.

Kiwi Browser, baseado no Chromium, mas possui suporte a extensões da Chrome Store, o que o faz muuuito mais poderoso, embora possa ficar pesado com muitas extensões.

Flynx, abre os links dos aplicativos em uma bolha, assim quando tu clica em um link em um aplicativo, não é preciso abrir o navegador, ele só abre uma bolha sobreposta, e tu pode “minimizar” ela ou fechar ela sem sair do aplicativo original. Agiliza muito a navegação para abrir links rápidos e simples. As vezes falha na renderização de alguns sites, mas tem opção de abrir no Chrome ou outro navegador.
Tem também uma alternativa, o Flyperlink, e outros, mas não testei faz muito tempo.

Puffin, navegador que ainda suporta Flash. Não uso mais, só guardo para ter acesso a páginas antigas no celular (páginas da época que eram feitas em Flash Player).

Outros:
Mensagens do Google, para abrir SMS, substitui o aplicativo de mensagens padrão do aparelho (caso o aparelho não traga o app oficial do Google), possui bloqueio por remetente e filtra spam, gostei bastante. Já reconhece vários tipos de mensagens e te permite copiar códigos rápidos e mais de forma bem rápida. A desvantagem é vender de graça nossos dados ao Google. Suporta o novo protocolo de mensagens do Google, o RCS, que já é usado em várias operadoras.

Dolby On, gravador de voz e vídeo, permite gravar com áudio com excelente qualidade de áudio e em teoria lossless, possui um ajuste rápido para melhorar a qualidade do som, eliminar barulho de fundo e mais.

Ice Box, exige conhecimento para implementar, e exige conectar o aparelho com modo de depuração, não é apara usuários iniciantes. Congela apps para que não fiquem rodando de fundo e ocupando recursos de memória, processamento e dados. Não disponível na Play Store.

Modo Noturno, permite ativar o modo noturno em vários aplicativos, para versões do Android mais antigas que ainda não tinham o “modo noturno” lançado no Android 10.

Lite Scores, para ver os resultados de jogos de futebol, em tempo real. :slight_smile:

Office, junta o Word, Excel e PowerPoint num único aplicativo, reconhece imagens para texto, imagens para planihas, converte imagens e arquivos em PDF, e de PDF para Word, também tem leitor de QR codes.

Office Lens, scanner de mão, usava muito na faculdade. Permite scanear documentos e até o quadro da sala de aula, e possui reconhecimento automático para cortar a imagem e nivelar ela. Dependendo do modo usado permite ler documentos, quadros, fotos, etc. Muito útil para estudantes ou pessoas que precisam escanear muitos documentos. Exporta automático para PDF (permite até juntar de uma vez várias páginas no mesmo PDF) ou JPG.

FiLMiC Pro, Permite maior customização para gravação de vídeos, mas só é compatível com alguns aparelhos e é bem caro. Sugiro conferir antes com o app deles que avalia a compatibilidade. Mais útil para pessoas que editam os vídeos e preferem maior possibilidade de tratamento de cores na edição.

Snapseed, editor de fotos do Google.

Fing, ferramenta de análise de redes, bem interessante para analisar de maneira simples algumas estruturas de rede a partir da rede Wi-Fi.

SpeedTest.net, testador de velocidade da internet.

Contatos, Calculadora, Relógio e Telefone do Google. No meu aparelho não vieram os aplicativos padrão, então os do Google são muito melhores e suportam dark mode.

3 curtidas

Gostei desse Fluid NG. É bem interessante, porém o Nova Launcher Prime já tem alguns gestos e esse app seria ligeiramente redundante. :\ https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fb.fluid&hl=pt_BR

E o único custo é ter seus contatos enviados pro banco de dado deles. =p

Instalei o F-Droid esses tempos atras (uns 6 meses) e a interface era medonha. Muita coisa sem explicar e acabei desistindo. Isso ai é seguro?

Eu ainda uso o ES, mas vou dar uma olhada no FX. Me pareceu uma boa alternativa.

Eu to testando mais algumas sugestões do tópico Tem muita coisa interessante.

@Keaton, não acho redundante.
Tenho, como dito acima, a versão paga dos dois, Nova Prime e Fluid.
O Fluid são gestos a partir dos cantos da tela e funcionam sobre qualquer aplicativos.
Os gestos do Nova são no meio da tela e só funcionam da tela inicial, não tem como executá-los por cima de um aplicativo.
Uso todos os gestos disponíveis do Fluid e Nova. No Fluid geralmente para substituir os botões físicos e chamar funções mais necessárias. O Nova para acessar coisas mais restritas e configurações do sistema.
Desde que instalei o Fluid no meu celular anterior eu nunca mais usei botão físico algum, exceto para ligar o celular quando está desligado ou quando acaba a bateria.

Resolvi seguir a postagem do Pablo e fazer uma lista dos aplicativos que uso e indico.

Gestos: FLUID NAVIGATION GESTURES, esse é indispensável. Gestos configuráveis para todos os gostos. Melhor que qualquer aplicativo nativo ou independente de qualquer natureza. Resumindo, é o melhor aplicativo para celular de todos os tempos;

Lancçador: NOVA LAUNCHER PRIME, melhor lanaçador desde sempre. Para quem gosta de customização própria como eu, esse é a indicação correta;

Players: AIMP, melhor player de músicas para PC e Android;

AIMP REMOTE, para controlar o AIMP do computador pelo celular;

Captura de Tela: LONGSHOT, melhor e mais completo aplicativo para tirar prints maiores que a tela. É editável e você pode tirar as partes que não interessam;

Navegador GPS: WAZE, melhor navegador GPS de sempre, online ou offline (sim, ele funciona offline);

Navegadores: OPERA, embora tenha perdido o trono de melhor navegador do PC, ainda é o melhor navegador do Android. Livre de propagandas, simples, rápido e cheio de recursos;

FLYNX, excelente navegador para abrir links em forma de bolha sem precisar de sair da aplicação que está vendo;

Pacote Office: WPS OFFICE, pacote office melhor que o Microsoft Office;

Alarme: AMDROID, melhor e mais completo alarme para não perder as horas, totalmente completo;

Teclado: SWIFTKEY BETA, dispensa comentários. A digitação por meio de gestos com inteligência neural é a melhor coisa que já colocaram num teclado. Nenhum outro beira a capacidade do Swiftkey;

Calculadora: CALCTAPE, calculadora indispensável para quem gosta de ver as contas serem registradas como se fossem um rolo de papel. Você ainda pode alterar as contas no histórico sem apagar o que já está feito;

Controle de Tela: GRAVITY SCREEN, depois do fim do Screebl, encontrei esse aplicativo para manter a tela ligada enquanto estou lendo e apagá-la quando repouso o aparelho. Também acende a tela quando passo a mão por cima do aparelho para ver as horas;

Anotações: NOTAS FLUTUANTES, este aplicativo conheci no fim do ano passado e sempre quis algo assim: poder escrever uma nota sem sair do aplicativo que estou usando e deixar essa nota flutuando na tela, para não esquecer.

E é isso.

4 curtidas

Eu acho que confio mais no F-Droid do que no Google Play Store.
Claro, no F-Droid eles não garantem que os aplicativos sejam seguros, mas até onde eu sei, tem um processo de checagem dos aplicativos submetidos, que precisam ser free e open source (FOSS).
Pra maioria (ou todos, não tenho certeza) dos aplicativos você tem o link pro repositório onde o código-fonte do aplicativo está hospedado, e o F-Droid diz que os apks oferecidos são compilados direto dos respectivos repositórios quando possível e que o código fonte dos aplicativos são checados para possíveis riscos de segurança e privacidade antes de serem oferecidos. Caso você não confie, você mesmo pode baixar o código-fonte dos repositórios e checar/compilar por conta.
Outra coisa que me agrada muito é a não necessidade de ficar atrelando uma conta pra poder baixar os aplicativos. Nada mais odioso pra mim do que ter que ficar logando numa conta do G pra baixar um aplicativo.

No meu caso, é. Eu uso uns 5 gestos apenas. Pra notificações, drawer de apps, screenshot e mais alguma coisa que não me recordo.

Problema é que nem todo mundo tem conhecimento/tempo/paciência pra isso. hahaha
Imagina ter de analisar 4234234 linhas de código de 2342342 programas. D:

Quando eu to com preguiça de logar, uso o APKPure ou o APK Mirror.

Android 9 já têm isso né?
Por que aqui no meu aparelho aparece um pequeno icone no canto inferior direito toda vez que mudo a orientação.

1 curtida

1- AppLock

2- Tor Browser

3- Flud - Torrent Downloader

4- Nova Launcher

5- Automatic Call Recorder

6- Google Keep - Notes and Lists

Esse não existe por padrão? O Redmi 7 tem isso por padrão.

Com relação a aplicativo de bloqueio recomendo o Norton App Lock por possuir os mesmos recursos mas sem propagandas. Ótimas recomendações!

Quais gestos vocês configuraram? Estou meio perdido haha :smile:

Os meus são esses. 24 atalhos que funcionam perfeitamente.
Só uso botão físico do meu celular quando a bateria acaba e eu preciso ligar ele.

3 curtidas

Hm… eu coloquei os atalhos dessas coisas no Nova Launcher. (dá pra por atalho das páginas dos aplicativos, é um saco encontrar, mas dá.)