PS5 rodará 99% dos jogos de PS4, garante Sony

Originally published at: PS5 rodará 99% dos jogos de PS4, garante Sony – Jogos – Tecnoblog

Segundo Sony, jogos de PS4 rodarão no PS5, em sua maioria, mas a empresa ainda não forneceu uma lista oficial de games compatíveis

2 curtidas

Além disso, mencionou que “temos uma forma de upgrade, para que usuários do PS4 peguem a versão de PS5 de graça. É sobre as pessoas terem escolha. Estou bem satisfeito com esse cenário”.

Ah tá, duvido que fariam isso se não fosse a MS ter feito primeiro.

1 curtida

Por isso é importante a concorrência, não? Espero que o GamePass e o xCloud se tornem ainda maiores e que a Sony não demore para embarcar nesse mesmo barco, também.

Não tem porque os jogos de ps4 não rodarem no ps5 já que arquitetura base do hardware é a mesma.

Eles sempre vêm com esse mesmo papo, na teoria é lindo, mas é só sair a primeira versão slim que essa retrocompatibilidade já não existe mais. Isso que está me desanimando dos console da Sony, você sempre perde todos os jogos que comprou ao trocar de geração.

Se tá se referindo ao PlayStation 3, são situações completamente diferentes. Arquitetura de hardware do PS3 era radicalmente diferente do PS2, logo era preciso embarcar os chips de CPU/GPU do PS2 junto com o hardware do PS3 pra conseguir oferecer uma retrocompatibilidade minimamente decente, chips que foram removidos nos modelos seguintes a fim de baixar o valor do console para torná-lo mais competitivo com Xbox 360, que não só tinha sido lançado um ano antes como também era consideravelmente mais barato.

Já com o PlayStation 5 e Series S/X a arquitetura de base é a mesma do PS4 / Xbox One, o que torna a retrocompatibilidade muito mais simples de ser implementada e sem depender de hardware adicional. Esses 1% que afirmam não ser compatível é apenas precaução por parte da Sony contra algum jogo obscuro que não tenham testado ou que dependa de algum periférico ou acessório exótico do PS4 que não possa ser utilizado no PlayStation 5…

Bom, posso ter me equivocado, mas falo em relação aos jogos do PS3 rodarem no PS4, jurava que não tinha retrocompatibilidade, pelo jeito eu me enganei então. Você conhece alguém que testou na prática mesmo e funcionou?

Ah, pensei que estivesse falando do PlayStation 3 quando mencionou “é só sair a primeira versão slim que essa retrocompatibilidade já não existe mais”, que foi literalmente o que aconteceu com ele.

Já o PlayStation 4 não tem retrocompatilidade com o PS3 por motivos parecidos: arquitetura de hardware dos dois é completamente diferente e o PS4 não tem poder de processamento suficiente pra emular o PS3 por software (como a Microsoft fez com os jogos de Xbox 360 e Xbox clássico que estão disponíveis no Xbox One).

O mais próximo de rodar jogos de PS3 no PS4 é o PlayStation Now, mas funciona por streaming e só está disponível em alguns países (Brasil não incluso, pra variar)…

1 curtida

Nossa cara, você foi muito claro e objetivo nas suas explicações, me ajudou muito a entender o lado da Sony. Muito obrigado mesmo!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.