Provedores de internet do RJ sofrem ataques DDoS e clientes ficam sem conexão

1 curtida

Não é a primeira e dificilmente vai ser a última vez


Isso também deve explicar pq minha internet anda horrível nos últimos dias

Sinceramente, para mim, como usuário, isso é uma desculpa para prestar serviços ruins aqui no Rio de Janeiro (Estado). No município onde moro (Araruama), eu tinha internet boa sem ser fibra ótica, fui inventar de querer melhorar mais para facilitar ver streaming na TV, pois não tenho TV a cabo, acabou que agora a Ok Virtual desde ano passado vem dando desculpa de que vem enfrentando “problemas” no fornecedor de link de banda larga dela. Isso é uma conversa fiada pois se fosse ataque hacker ou link ruim o acesso seria comum com problemas em todos os provedores de internet não só em um ou outro, mesmo que sejam muitos mas não são todos e a internet da Oi e de outras empresas de telefonia são horríveis também, então não justifica esse blog dizer que para as “grandes” empresas o acesso é menos prejudicado mas a internet da Oi e Tim aqui sempre foram muito ruins, só melhorei quando contratei a da VIvo mas a da Ok Virtual não presta mais!!!

A doença que é a falta de IPV6 nos provedores é triste, o meu provedor anterior uma hora tinha, outra hora não, um inferno!

1 curtida

Cadê o IPv6? :frowning:

1 curtida

Uma dúvida de leigo mesmo: quais as dificuldades (e os problemas) que os provedores enfrentam na implementação do IPV6 pra demorar tanto?

2 curtidas

Pelo o que mais vejo é a falta de conhecimento na configuração, dado que o funcionamento do IPv6 é diferente do IPv4. Com isso muitos até implementam o IPv6 na rede, porém com uma configuração incorreta, impossibilitando o uso de IPv6 puro.

3 curtidas

Cara, eu também não faço ideia, se é mais caro, se é falta de conhecimento como o amigo acima disse, eu sei que no meu provedor atual não tem mas ele funciona muito bem no 4, já em algumas experiências com provedores anteriores por alguma motivo era muito ruim quando ficava só no ipv4, o que acho que também parte da falta de conhecimento deles em configurar o 4

1 curtida

Aqui em Miguel Pereira (interior do RJ) estamos sofrendo desde segunda. Sou de um provedor e está complicado (PegaNet). Não só nós como outros provedores da região estamos sofrendo bastante. Infelizmente isso é um mal difícil de combater devido a natureza desse ataque…

Exatamente. Ataques com muito volume de tráfego causam instabilidades de várias formas. Desde esgotamento da capacidade dos equipamentos até a sobrecarga de links (igual acontece numa estrada engarrafada por causa da quantidade de pistas reduzida para atender à esse tráfego)…

1 curtida

Respeito sua opinião mas, como profissional que estou do outro lado (sou do provedor), isso não é desculpa. Aqui estamos com links de 40Gbps (40 gigabits) e o tráfego vem em rajadas de mais de 100Gbps. Boa parte os nossos fornecedores “tratam” e atenuam. Pesquise sobre oa maiores ataques DDoS dos últimos anos. Você verá que estão na ordem de Terabits (1 Tbps = 1.000.000Mbps aproximadamente).

Outro problema que temos aqui no RJ é o tráfico/milícia. Conheço alguns provedores que simplesmente perderam tudo que investiram e saíram só com a roupa do corpo porque os “parceiros” decidiram tomar o provedor. Chegaram para alguns e falaram: “se entrar pra pegar algo, não sai mais…” Essa é uma realidade razoavelmente comum. Tem outros que tem que pagar “pedágio” para trabalhar.

Tem outra coisa também que isso é culpa de concorrência desleal. Se você é cliente de um provedor regional, pergunte aos técnicos daí… Tem concorrentes que cortam os nossos cabos, fazem um monte de sacanagem pra desestabilizar o serviço alheio… Isso sem contar com a Light e as prefeituras que não tem a mínima capacidade de ver os cabos e não cortar quando fazem uma poda…

Realmente acha que queremos fornecer um serviço ruim?

1 curtida

Sabe onde falta IPv6? Principalmente nas aplicações. Sabe o Playstation? Não usa IPv6. A Sony recomenda desligar o IPv6 dizendo que é inútil… Câmeras IP? Quase sempre IPv4 somente. Jogos on-line? A maioria não implementam IPv6 nos servidores. Aí o PC/Xbox do cliente está com IPv6 totalmente funcional e, pá! Não usa por causa do servidor… Sites? Uma boa parte não tem IPv6. O navegador funciona perfeitamente (os grandes como Google, Facebook, Netflix, etc… Rodam de boas somente em IPv6) mas, o site não tem a resposta AAAA que é em IPv6… Posso dizer um sem número de motivos de IPv6 não funcionar e, não é somente por falta de conectividade no cliente… Rs

2 curtidas

Acho que se falarmos de “áreas de comunidade”, “milícias”, “tráficantes”, estamos falando de problemas que acontecem nas comunidades e geralmente, estas estão localizadas a grandes centros urbanos e populacionais mas influenciam mais no controle do “acesso” e não na qualidade ruim como a matéria relata. A materia trata de “hackers x banda larga ruim por invasão hacker” mas também apontou como se as grandes empresas como exemplo telefônicas possuissem maior capacidade técnica e de rede pois possuem um capital de investimento na comunicação “maior” que as empresas mais voltadas exclusivamente de internet banda larga como especialidade. Sendo assim, a justificativa do meu posicionamento é o mesmo seu, respeitoso e vendo por outra ótica, que existem pouquíssimas matérias na rede sobre esse assunto. O único lugar que conseguir ler buscando pelo Google* foi numa matéria da ABRINT que é uma associação que defende essas empresas que têm passado por este problema. Mas do lado do usuário, a questão que fica é: há vários meses (que é do meu conhecimento) a empresa Ok Virtual que me atende na Região dos Lagos (não moro em comunidade nem próximo de) é a mesma desculpa que estão com problema com o fornecedor de “link”! Como consumidor, todo mês continuo pagando a mesma mensalidade mas com serviço entregue a menos de 60% do que foi contratado. Mudar de empresa não é o problema. O problema é que as “operadoras de telefonia”, apesar de na matéria afirmar que possuem um serviço melhor e isento desses “ataques hackers” infelizmente o serviço delas é péssimo apesar de caro!! Daí que troquei das grandes "telefônicas (já tive de 2 - Oi e Tim) e não me arrependo. Só quero que a empresa contratada olhe para o cliente dela e resolva o problema e não use de justificativa que não é um problema do “usuário final resolver” - não “contratei o link”!

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.