Agora uma sacanagem é a versão do programa desktop do ProtonMail só funcionar pra quem paga.
“Se um produto é gratuito, então você é o produto”.
Ninguém vai hospedar servidores de VPN e oferecer esse serviço de graça só pra tornar do mundo um lugar melhor, com certeza algo eles estão tirando disso, ou no mínimo vão interceptar o tráfego web e inserir anúncios aí no meio.
Sei que brasileiro adora coisa de graça, mas VPN de graça eu fujo.
Nesse caso em especifico, talvez estejam oferecendo de graça (usando o dinheiro dos outros serviços pagos) para divulgar a empresa e cobrar pelo serviço no futuro.
A Proton agora é uma organização sem fins lucrativos que luta pelo direito a privacidade online, anualmente passam por auditorias externas que provam que o serviço realmente é seguro. Não tem nada dessa de interceptarem tráfego nem esse terrorismo que fizeram aí kkkk
Trabalho incrível que eles tem feito nos últimos anos, inclusive oferecendo o serviço gratuitamente em países que estão em eleição e são conhecidos por censura na internet para que a população possa fazer decisões bem informadas. Eles tem ótimas alternativas ao Google e MS que respeitam a privacidade dos usuários.
Esse serviço gratuito chegou em boa hora agora que estamos muito perto de termos redes sociais inteiras serem censuradas no Brasil. Agora só falta o povão em geral aprender sobre VPNs e como ativá-las.
E a rede Onion, a rede I2P, Freenet, Yggdrasil, GNUnet e similares, que são todas mantidas por voluntários? Tudo bem que não são “VPNs” no sentido do ProtonVPN, mas são redes contidas em um protocolo para o qual deve-se usar algum software para acessá-la, e em muitas situações é possível acessar a “internet superficial” através delas (por “Exit nodes” no Tor, por “outproxy” no I2P e etc). Não há comercialização ali dentro, nem injeção de anúncios. Sobra apenas e supostamente a coleta de dados, o que em uma rede decentralizada e com múltiplas camadas de roteamento pode ser meio trabalhoso.
Pois é, um dia desses eu fui tentar configurar meu cliente de email no Android para receber e enviar e-mails pelo Proton e me deparei com essa impossibilidade.
Talvez, talvez, isso seja uma forma de inibir o uso automatizado pois, se o SMTP puder ser configurado de forma livre, o ProtonMail poderia ser usado por botnets. Não que uma botnet não possa usar automatização via web scrapping (Selenium ou Puppeteer, por exemplo) mas possivelmente o site deles tenha uma proteção similar à que eu vi uma vez no site da Shopee, que de alguma forma detecta que o browser está automatizado e redireciona pro login.