Proposta quer autorização prévia do cliente para pagamento por aproximação

Quer deixar seguro? Desabilite a função no app. Não sei por que dificultar algo que funciona bem.

8 curtidas

Deixem da forma que está! quem quiser usar o aproximação usa quem não quer não usa! País lixo que querem dificultar tudo!

2 curtidas

Há uns meses eu fui tentar desabilitar o contactless no PicPay e fui informado pelo suporte de que eles não disponibilizam essa tecnologia da Nasa no aplicativo deles. Ativei o bloqueio total do cartão e nunca mais usei. Digio é outro cartão que eu uso e da última vez que eu vi eles também não permitiam desabilitar isso. Nubank e MercadoPago permitem desabilitar com bastante facilidade.

4 curtidas

Uso Picpay por motivos de ~capixaba, então é aceito em todos os cantos por aqui, mas nunca peguei o cartão por não ver necessidade. Minha fintech principal é o Mercado Pago, e realmente é super simples habilitar/desabilitar; faço isso com frequência quando vou pegar o lanche delivery; é bem mais seguro do que usar o NFC do meu celular.

Essa autorização prévia é estúpida; terá zero vantagens em relação a inserir o cartão na maquininha - mesmo os germofóbicos ainda terão que digitar a senha.

Recentemente o Digio passou a permitir que a pessoa desabilite o pagamento por aproximação

Sobre o Mercado Pago, há algumas coisas que estão me tirando do sério e quase me fazendo desistir de usá-lo:

  • no Pix, não é possível saber a qual banco pertence o destinatário - apenas depois, no histórico, é possível saber. Alteraram o funcionamento há poucos meses e não sei por que motivo idiota fizeram isso.
  • algumas compras no cartão (tanto crédito ou saldo em conta) não apareceram no histórico. Fiz uma compra no QConcursos e outra na Growth que simplesmente não apareceu lá, então não tenho comprovante de compra. Bizarramente o suporte consegue ver. Deu tudo certo com as compras, mas é no mínimo estranho/inseguro.
  • nunca aumentaram o limite do meu cartão de crédito, mesmo zerando com frequência e pagando em dia.
  • não tem saldo do dia.

Tirando isso, é o melhor app das fintechs. Uso o Nubank também e acho bem ruim, muito lento e confuso. O Picpay é bacana como carteira digital, mas é quase uma rede social, o que me incomoda; para meu uso, que é só fazer compras pessoalmente, funciona perfeitamente.

1 curtida

Digio, Nubank, Inter(não lembro com certeza) mercado pago, Player Bank, Credicard ON já permitem que seja desativado o Contactless do cartão ficando apenas o uso nas carteiras Digitais Apple, Google e Samsung Pay.

O Inter permite desabilitar no app também. O Itaú tem que falar com a central ou com o chat deles que tem no próprio app, tem que digitar “falar com especialista”.

Acabei de ver aqui e já desabilitei. O cartão deles que eu tenho é mais antigo e ainda não usa essa tecnologia, mas quando trocarem por um novo já vai ser uma preocupação a menos.

No Itaú a função só é ativa quando se faz uma compra usando o Chip do cartão…

Estava olhando aqui e a função de desabilitar o contactless do cartão digio sumiu na última atualização do aplicativo.

Não, não é. Recentemente o cartão de crédito da minha vó foi substituído por um novo, e obviamente veio com essa função. Uma idosa nem sabe o que é isso, e ainda pra desabilitar precisa ligar, já que o Itaú não facilita o processo. É muito mais fácil a instituição solicitar autorização para ativar ou não esta função no cartão, do que esperar que milagrosamente todos tomem conhecimento de como isso funciona.

5 curtidas

Que viagem, aqui na Austrália desde a pandemia pagamento contactless é a norma… Ninguém mais usa dinheiro e eu nem lembro a última vez que precisei digitar a senha do meu cartão.

E aqui tudo funciona, tudo é seguro, não tem fraude! É impressionante como no Brasil a solução é limitar a tecnologia pra dificultar o roubo, ao invés de prender o bandido.

A população precisa viver dentro de uma prisão enquanto a bandidagem corre solta na rua fazendo arrastão.

3 curtidas

Eu tenho esta mesma visão. Complicado demais!

Tem empresa que não permite desabilitar

Essa questão de pedir a autorização do cliente antecipadamente, assim como informar já o valor limite para compra por aproximação, eu acho super válida. Tudo que envolva melhor informar o cliente sobre o que ele tem e quais as vantagens/desvantagens, é ótimo. Porém, acho um retrocesso, e deixa até o negócio sem sentido, exigir senha para todas as transações.

Não é. Serve pra idosos e pessoas quem n sabem que isso existe.

Não é pq vc é safo hoje em tec que sempre será.

Pra pegar seu exemplo como referência…

2 curtidas

Eu morei na Austrália em 2017 e na época todo lugar já aceitava pagamento via contactless, inclusive, em alguns eventos só era permitido pagamento via cartão.
Eu até ganhei 20 dólares do Commonwealth Bank ao realizar meu primeiro pagamento via Android Pay.

Não existe país perfeito, eu morei aí e gostei muito do país, mas dizer que não existe fraude é achar que vive uma utopia.

Um amigo coreano teve a mochila furtada uma semana antes dele voltar para a Coreia, como o cartão era contactless, zeraram a conta dele. E o passaporte também estava na mochila, então ele teve que adiar a volta para a Coreia.
Um brasileiro que conheci fazia entrega de bicicleta, ele deixou a bicicleta na frente de um prédio e subiu pra entregar a comida, quando voltou a bicicleta havia sumido, ficou só uns 3 minutos longe.

Na época eu participava de grupos no Facebook sobre Brisbane, que é onde eu morava, tinham vários casos de pessoas reportando furto de scooter e bicicleta, inclusive bicicletas que estavam com cadeado na garagem do prédio.

Obviamente é muito mais seguro que no Brasil, mas não pense que aí não existe fraude ou que você vive em um país perfeito.

2 curtidas

Meio fora da curva meu comentário. Ilustrar o post com imagem de celular fazendo pagamento por aproximação é fora do contexto, vide que pra realizar o pagamento temos que colocar a senha do aparelho, o que não acontece com a compra por aproximação com cartão físico, se não atingir o limite claro.

para vc ter ideia, tem banco q lançaram isso sem ter como desabilitar, nem mesmo ligando ou indo na agência. E pelo que entendi da proposta, o opcional passa a ser HABILITAR e não DESABILITAR. o que faz todo o sentido.

2 curtidas