Projeto quer zerar impostos sobre carros elétricos importados

Originally published at: Projeto quer zerar impostos sobre carros elétricos importados – Legislação – Tecnoblog

Proposta na Câmara dos Deputados também defende redução de impostos para carros elétricos vendidos no Brasil

Acho interessante limitar esse tipo de isenção a uma faixa de preço, tirar os de luxo da isenção.

2 curtidas

Mas qualquer tesla por mais barato que seja, com o câmbio que a gente tem, vira carro de luxo.

1 curtida

deixa eu reformular, que o valor cubra um tesla 3 e não um S ou X. (isso foi um exemplo, teria de analisar as faixas de preços dos outros elétricos)

Olhando bem por cima, um tesla atual dos mais baratos está por uns 50 mil dólares. Ficaria então entre 320/350 mil reais. Porém tem os custos da importação, trazer um carro é significativamente mais caro que uma encomenda.

Olhando para o nosso mercado, esse já é um valor bem alto, por si só. Mesmo que zerem os impostos de importação, ainda morderiam em algum lugar.

Se a ideia é viabilizar e fomentar o mercado de elétricos no Brasil, o caminho é liberar para carros de luxo também. Porque será esse nicho que justificará a infraestrutura necessária.

Porém, antes deveriam resolver questões de legislação de carros elétricos e autônomos. Nos definitivamente não estamos preparados para isso. A começar pelas estradas que são verdadeiras réplicas do solo lunar. Fora parar em um acostamento ou base de recarga, com a falta de segurança que esse país tem.

1 curtida

Otimo. sou totalmente a favor.

Sei lá, eu achei meio idiota isso. Que tal apoiar a produção nacional deles? Geraria empregos, modernizaria as industrias locais e ainda poderiam ser exportados por 1/3 do valor de mercado do Brasil!

1 curtida

Pensa comigo: temos um Estado Empresário, sendo este sócio majoritário de uma estatal famosa que extraí petróleo, vocês sabem qual estatal eu estou falando né? Qual seria o interesse deste mesmo Estado em viabilizar um carro elétrico? Qual o lobby do carro elétrico na Câmara? Qual o lobby das petroleiras? É sério! Não vai acontecer! rs

1 curtida

Esse é um ponto interessante.
Se o carro elétrico custar (na hora da venda ao consumidor pessoa física) abaixo de 100 salários mínimos vigente, reduz o imposto, mas se custar acima… que pague o imposto normal.

1 curtida

Sem falar que aqui em Banânia, carro em si já é sinônimo de luxo, independente da categoria.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.