Projeto quer obrigar Apple e outras a vender celular com carregador

Originally published at: Projeto quer obrigar Apple e outras a vender celular com carregador – Legislação – Tecnoblog

Proposta quer mudança no Código de Defesa do Consumidor para exigir que celulares tenham carregador e fone de ouvido

2 curtidas

Apoio o projeto, porque essas empresas não vão diminuir o preço dos smartphones sem incluir o carregador na caixa. Só vão aumentar sua margem de lucro.

2 curtidas

Jamais compraria um celular sem adaptador de tomada, mas não vejo motivo de proibir as empresas de venderem aparelhos sem esse ou qualquer outro acessório. E querer proibir dando como desculpa o fato da empresa só querer maximizar os lucros é no mínimo ridículo, toda a empresa quer isso, seja grande ou pequena, por isso sempre buscam otimizar processos ou mesmo o produto em si.

1 curtida

Situação complicada.

Se eu trocar o meu note9 nesse S21 que não vem carregador eu me deparo com a seguinte situação: caso eu venda o note9 usado se eu não entregar o carregador que veio com o celular ou oferecer algum paralelo, o comprador vai pedir desconto ou não querer pagar o que ele realmente vale. Se eu usar o carregador do note9 no S21 o tempo de recarga vai ser maior que com o carregador de 25w que deveria acompanhar o produto.

Logo, só vejo desvantagens pro consumidor não receber o carregador, se quiser otimizar as embalagens e ter o carregador como item a parte oferecido gratuitamente acho válido, desde que não cobrem a mais por ele.

Enfim, não acho certo o governo se meter nessas coisas, mas também não curto certas pilantragens de algumas empresas em tentar se dar bem, então…

1 curtida

E você acha que essas mesmas empresas irão dar o carregador de graça? Ou que elas vão vendê-los a preço de custo?

A realidade é que se uma lei absurda dessa fosse aprovada as empresas iriam lucrar mais ainda, já que o novo preço seria celular + carregador, lucrando no preço do celular e do carregador.

Fazer projeto de lei para diminuir impostos sobre eletrônicos e acessórios, nenhum político faz. Mas criar projeto com pauta populista, só pra pagar de que se importa, fazem aos montes.

Governo não tem autoridade pra intervir no que uma empresa deve ou não enviar junto ao produto. Agora o que o governo tem autoridade e deveria fazer, é concertar essa bagunça que é a tributação brasileira. Deixar claro o que o consumidor paga de impostos e o que é lucro da empresa. Aí vamos ver quem pratica margens agressivas e não entrega o que promete.

1 curtida

Nossa, estou totalmente por fora de “grande parte das funcionalidade” do aparelho então.

Você acha que hoje por a caso é de graça? É obrigação delas FORNECER o carregador, não falei em momento algum em doação de carregador, se é para termos custos, que envie o carregador junto com o smartphone. Se vc não entendeu, às empresas não vão diminuir o preço mesmo não vindo carregador.

1 curtida

Não concordo em obrigar a incluir. Mas empresa deveria oferecer a opção do consumidor levar o carregador gratuitamente, se ele quiser, na hora da compra. Não apenas na pré-venda.
Absurdo maior é cobrarem R$ 10.000 pro aparelho só vir com o cabo.
Smartphones intermediários parece que estão oferendo mais por menos. Top de linha não tá compensando sem um grande desconto ou promoção.

O golpe ta ai, cai quem quer.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.