Projeto quer imposto zero para importar carros elétricos da Tesla e outras marcas

1 curtida

se forem para carros abaixo dos 200 mil eu concordo, agora carros de luxo não precisam de isenção de imposto nenhuma.

15 curtidas

O modelo mais barato da Tesla custa cerca de 50k dólares, tenta converter isso pra real… É mais uma lei focada em beneficiar ricos.

Por que não facilitam a compra de placas solares ou investem mais em transporte público? Isso ajudaria muito mais.

14 curtidas

Daqui a 2 anos um Uno vai custar 200 mil :slight_smile:

9 curtidas

Ai tu revisa os valores da isenção ou faz uma nova faixa para ela.

A ideia ao meu ver seria trazer os compactos e mini carros elétricos para o Brasil, fazendo eles competirem com os a combustão.

3 curtidas

Com essa redução pode haver um efeito cascata interessante, são mais veículos concorrendo dentro do mercado.

Outra coisa urgente seria zerar impostos de periféricos fotovoltaicos, se fala tanto em meio ambiente, energia limpa.

Brasil tem potencial lascado para energia limpa, (sol escaldante) mas governantes e futuros candidatos a governantes gostam mesmo é de envolver em polêmicas e assuntos triviais que dominam a mente e colocam o povo em conflitos uns com os outros.

5 curtidas

Que lindo uma lei que não beneficia 99% da população… Boa parte nem sonha com um carro zero à alcool… imagina um zerinho à energia.
Financiar um carro de 150k no Brasil é suicidio economico… sem contar que a pessoa precisa tbm ter uma casa. hahaha

Financiar 150k em 30 anos/360 meses… requer renda minima de 3500-4000 reais. As baterias tem vida útil de 15 anos pelos problemas que vinham aparecendo… ou seja, o carro vai pro espaço antes das parcelas… hahaha

5 curtidas

Mas pensa o quanto pode economizar de gasolina, pra quem já ia comprar um zero de 100 mil, um zero de 150 mil mas com um custo para rodar menor pode ser interessante.

Acho que ninguém aceita financiar carro em tantas parcelas.
Um BMW i3 de 2019 estava sendo financiadoem 48 vezes de R$3k mais R$100k de entrada.
A Mercedes financia só em até 60 vezes.
Ou seja, o número de parcelas vai acabar antes da vida útil da bateria dos carros.

Supondo que a pessoa não precise gastar pra construir alguma infra-estrutura pra recarregar o carro.

1 curtida

Foi o que eu mencionei…
Mas eu fiz uma simulação só. Nem me atentei se iam realmente financar… ou seja, a renda minima aumenta um bom tanto… haha

Uma tomada de 20A em 220v da 4kw/h, se carregar todas as noites deve dar pra rodar tranquilo 100km por dia. (Estou fazendo uma estimativa bem superficial, provavelmente deve dar pra rodar bem mais do que isso).

Não me parece um custo em infraestrutura tão alto.

pegar fogo

3 curtidas

Em uma casa deve ser mais fácil, em apartamento, se não tiver a infra já feita na planta, talvez a coisa seja um pouco mais complicada e mais cara. Fora a burocracia.

1 curtida

diria aqui que isso é 70% do problema.

não entendi como que vai pegar fogo uma tomada de 20A?

Pessoal estima em R$:0,06 por km rodado no elétrico (média!!!) tem que fazer a conta considerando a gasolina no preço que tá com quantos mil km o cara tem que rodar pra pagar esses 50k de diferença

Isso se o cara pagar a vista, se ele financiar esses 50k vira 60-80k

1 curtida

Ainda mais com o uso obrigatório de disjuntor…

1 curtida

Não basta só diminuir impostos se a nossa moeda permanece desvalorizada. No fim essa medida ai é só pra puxar o saco da elite brasileira. Nem classe média terá condições de adquirir um carro desses.

3 curtidas

Fico imaginando que a fiação de 20A esquente de ficar a noite toda com 20A no talo. hahaha

Também, mas duas coisas… 1. se o disjuntor cai e tu sai de manhã com o carro sem bateria, pra ter pane seca. hahaha… 2. assumindo que o disjuntor esteja corretamente instalado… o que não é o caso de muita casa até de classe média. hahaha

Fio 2,5mm se for usado com exclusividade para essa tomada (não pode pendurar a casa inteira nele né) em um duto não absurdamente cheio de fios funciona sem problema nenhum. Se colocar um de 4mm em uma tubulação externa (super fácil de fazer em residências) da pra ti deixar eternamente drenando 20A com um leve aquecimento totalmente dentro do normal e sem risco algum, e o fio 4 mm ainda evita o problema de queda de tensão em circuitos muito longos, que pode diminuir um pouco a eficiência da recarga do carro.

Adoraria ver esses carros com capacidade de recarga em 380v fase-fase, isso deveria ser o novo padrão para as garagens de prédios novos, aumentaria a velocidade de recarga em 50% sem aumentar a corrente exigida.

Vai ser exigido bons eletricistas como nunca antes foi exigido pra arrumarem as cagadas que tem por ai nas casas.

A casa da minha mãe, como existe a possibilidade dela ter um carro elétrico daqui entre 5 a 10 anos e foi refeito a entrada elétrica da casa esse ano eu solicitei que usassem fio de 16mm, é uma instalação bifásica, com cada fase suportando 68A em 220v, acho que fica bem tranquilo de carregar qualquer carro no futuro com quase 15kw por fase.

3 curtidas

Se for corrigido de acordo com a inflação ou com o dólar, tudo certo. O problema é colocar um limite e esperar 10 anos pra aumentar, como fizeram com isenção pra PCD. Por pouco não existiram mais carros abaixo dos R$70.000 do limite.