Projeto quer documento digital para liberar locais apenas a vacinados

Originally published at: Projeto quer documento digital para liberar locais apenas a vacinados – Legislação – Tecnoblog

Passaporte Digital de Imunização seria usado para controlar acesso ao transporte coletivo e outros espaços com aglomerações

1 curtida

Sou totalmente a favor. Quer pagar de gostoso defensor da liberdade e não se vacinar? OK, mas você não é bem vindo na sociedade. Daí vai restringindo até o único lugar onde a pessoa pode ficar sem vacina é na casa dela.

Agora, com relação ao Passaporte Digital de Imunização, achei o nome muito longo, não vai pegar. E se chamassem isso de… Carteira de Vacinação?

O problema de uma medida dessas é que você abre a possibilidade de discriminação por incompetência e falta de estrutura do poder público, algo que está além do controle do cidadão indivídual.
Uma coisa é a pessoa não se vacinar porque não quer, outra coisa é a pessoa não se vacinar porque não consegue. E juntar os dois casos no mesmo balaio é uma falta de sensibilidade total.

Se o acesso às vacinas fosse realmente garantido, tudo bem. Mas está mais do que claro que esse não é o caso e não há previsão de que esse será o caso num futuro próximo, então essa medida precisa ser muito bem debatida.

1 curtida

Olha só, o corona realmente abriu as portas para a tirania

Tirania é totalmente ok né

Essa proposta nada tem com segurança sanitária, e sim apenas uma forma de controle social.

Sim, restringir pra todos os grupos logo de início é problemático. Caso a proposta vá pra frente, é provável que serão feitos ajustes. Uma sugestão seria restringir aos poucos, acompanhando a disponibilidade da vacina.

Por exemplo, você não vai restringir a circulação de pessoas na faixa dos 30 a 45 anos porque a vacina ainda não chegou pra esse grupo. Mas, depois de um tempo quando chegar, eles já vão estar cientes dessa “pendência” e terão os meios pra resolver.

Se é pra combater ignorantes que deliberadamente colocam a sociedade em risco transmitindo uma doença mortal, é totalmente OK.

Gente que não entende seus direitos e deveres como cidadão e deixam de tomar vacina numa calamidade sanitária só por birra - sim, é birra, nem pra praticar desobediência civil essa gente presta - tem mais é que se lascar mesmo e ser devidamente privada da participação na sociedade.

1 curtida

O caso é o contrario, hoje tu restringiu algumas atividades para todas as pessoas, essa é a maneira de liberar para algumas, mesmo durante uma fase critica de lotação dos hospitais.

Parece que na Venezuela tá liberado tu conviver em sociedade sem se vacinar, nos EUA eu sei que também estão no mesmo caminho de impor restrições para não vacinados.

1 curtida

Engana-se quem acha que será usado para isso.

Não existe problema algum em documentar e ter como comprovar que foi vacinado, entretanto se algo do gênero não tiver garantia global, é ineficiente e serve ao sabor do vento.

No fim vai ser mais um documento inútil que as pessoas vão esquecer que existe e mais um banco de dados para ser vazado. Se quisessem realmente fazer algo útil, unificariam toda a base de dados em um único documento, capaz de armazenar tudo que precisa, incluindo histórico médico (entrada em hospital, carteira de imunização …) e junto poderiam aproveitar para recadastrar todo mundo com um novo sequencial, para garantir a integridade dos dados, já que houve um vazamento inadmissível em massa.

Sim, é um projeto mais ambicioso e demorado, mas nada que boa vontade e largar mão de birra ideológica, não torne as coisas viáveis.

Isso já existe. Se você é usuário do SUS, a carteirinha e o histórico médico podem ser consultados no ConectSUS.

O ideal seria integrar os dados também de planos de saúde, pra, por exemplo, registrar aquela vacina na gripe que ofereceram na firma.

Queria apenas um documento pra tudo, e assegurado por blockchain. A ideia seria acabar com múltiplos documentos, tudo relacionado a você seria agregado em um único identificador.

1 curtida

Tú tá querendo demais da burocracia nacional.

Esse documento único, era para ser realidade a muito tempo.

“é totalmente ok” seres como você são curiosos, e me responda como não vacinados vão ser ameaça a vacinados?

Não distorça os fins pra obter seu meio: medidas como lockdown e distanciamento social são para quem NÃO pode se vacinar ainda e ainda está a mercê da doença. Ou vai dizer que dá pra controlar o contágio com a força da mente? Ah, ou que tal aquela ideia de jerico de deixar o povo aglomerar sem nenhum tipo de cuidado, pra ter aquela tal imunidade de rebanho por infecção voluntária, no qual ignora completamente o exemplo real que estamos tendo, com 3 mil mortos diários nesse país.
Eu sempre advogarei pela liberdade, mas não a libertinagem que põe em risco outras vidas. Afinal de contas, é liberdade que vocês queriam? Bora usar das mesmas ferramentas pra gente ter a liberdade de mostrar a porta de saída pra quem oferece risco, simples.

E não: opiniões, pseudociências e conspirações não servem de enbasamento.

1 curtida

Isso deveria ser ensinado nas aulas de Biologia do ensino médio, mas provavelmente só se veja na faculdade mesmo hoje em dia.

Mas o principio é incrivelmente simples, se o numero de não vacinados for grande o suficiente para o vírus continuar circulando (como acontece com a gripe) a tendência dele é em no máximo alguns anos gerar uma mutação que seja imune a vacina, podendo gerar uma nova pandemia caso não se consiga desenvolver e distribuir rapidamente uma nova vacina.

Eu sou da teoria que se querem se amontoar que abram mão do SUS e paguem privado o seu tratamento, não tenho de fica bancando a libertinagem da população, encher a cara com os amigos em festas clandestinas não é essencial para a economia do pais. Quem fosse pego em uma aglomeração clandestina tinha de assinar um termo abrindo mão do SUS até o fim da pandemia ou ir pra cadeia.

2 curtidas

Pierre, no meu caso que tenho alergia a medicamentos e vacinas, o que sugere? Nesse momento estou com o rosto todo inchado pq tomei dipirona pra abaixar a febre. Minha coxa esquerda é dormente devido vacina pentavalente que tomei quando criança. O que sugere no meu caso? Que eu tome a vacina e tenha uma reação grave ou que fique sem frequentar os locais públicos?

1 curtida

Primeiramente, isso é um relato anedótico. Só porque você teve uma relação indevida a uma vacina específica, você vai ser sensível a todas elas. Fazer suposições sem a devida evidência é feio.
Mas vamos supor que a tal vacina lhe desse uma reação alérgica. Geralmente este documento certamente levaria em consideração quaisquer tipos de impedimentos e lhe daria um passe, visto que sua condição é excepcional. E sim, digo excepcional porque não estamos vendo casos de efeitos colaterais com as vacinas de COVID.
Claro que, se tiver tal condição, a recomendação de você ter prudência ao frequentar lugares aglomerados ainda ficaria, mas aí eu divago.