Projeto que torna CPF único número de identificação é aprovado no Senado

2 curtidas

O governo já deixou passar a piada, eles já chamam de CadÚnico. hahahahah

3 curtidas

Sinceramente? Eu curti essa ideia. Já pula etapas como um possível recadastramento da população ou coisa parecida.

7 curtidas

Esse é um lado da moeda.

O outro é que, se o projeto for aprovado pela Câmara dos Deputados e aprovado pelo presidente, um vazamento de CPF ganha proporções bem mais sérias

8 curtidas

Ah, tendo em conta que o CPF de todo mundo já vazou mesmo… o que poderia dar errado?

Sim, eu gosto da simplificação de tudo. Só de eu não ter de lembrar do meu RG… excelente.

5 curtidas

I mean… oq é um peido para quem já cagou nas calças??? Pelo menos facilita a vida logo

6 curtidas

Yup. Isso facilita a vida de todo mundo… absolutamente de todo mundo. hahaha
(só não de quem precisar arrumar o que acontecer… hahaha)

é só usar um espelho, fera
kk, eu também vou melhorar

3 curtidas

Acho que somente CPF vai dar fraude de mais, um documento de identificação e o CPF já fica de boas.

1 curtida

Mas vai mesmo? Por que a esse ponto até recém-nascido já tem CPF, então não sei se tem muito pra onde piorar meramente por que a coisa já chegou no alçapão do fundo do poço.

3 curtidas

A verdade é que se isso entrar em vigor, considerando os vazamentos que rolaram recentemente, logo você não precisará nem disso… Todo mundo já tem teu CPF mesmo…

1 curtida

Quanto menos burrocracia, melhor

A propósito, mesmo com tantos vazamentos recentes e tantos dados, já é sabido de alguma pessoa que foi lesada por isso?
Digo, no sentido de efetivamente terem usado os dados.

1 curtida

Poderiam aproveitar a oportunidade então para aumentar a quantidade de dígitos no CPF.

Hoje são 9 dígitos, mais 2 dígitos verificadores. O que dá um total de 999 milhões de cadastros possíveis.

Hoje somos 220 milhões de pessoas VIVAS no Brasil… Considerando que as pessoas vão morrer em algum momento e os números não serão reutilizados, esses 999 milhões de números vão se esgotar em 3 ou 4 gerações.

2 curtidas

Vamos deixar esse problema para as gerações futuras, eles que se virem com isso.

1 curtida

Os vazamentos de dados que ocorreram (e vem ocorrendo!) são sim uma preocupação enorme, no entanto não podemos parar as boas iniciativas ou deixar de fazer algo que facilite a vida das pessoas por causa disso. Uma desburocratização dessas à nível nacional também ajuda o governo a ter, teoricamente, se houver boa vontade e planejamento, mais facilidade pra fiscalizar e proteger estes dados.

Só vão fazer isso quando estiver próximo do colapso

1 curtida

Olha ,direto tenho processo de falso empréstimo, esses dias abriram uma conta em nome do meu cliente e pegaram 60 mil emprestado.

1 curtida

O problema é quando essa diminuição ocorre sem o devido aumento da segurança.
Nesse caso em específico (de informação de identificação e validação da identidade do cidadão a nível nacional), quanto mais centralizado e simplificado for, maior tem que ser a segurança pois maiores os danos em caso de falha.

O problema é: olhar aonde?
Como não sai notícia sobre esses casos, tem que olhar em sites dos sistemas judiciários das cidades pra procurar por processos específicos?

Fora que tem que ver se esses casos são de fato comprovados (ou pelo menos o juiz aceita) que foram fraudes causados por uso indevido dos dados provenientes dos vazamentos, o que eu suponho ser um a conexão causal um pouco mais complicada de ser comprovada.

2 curtidas

Cara eu entrei somente esse ano com mais de 130 processos contra bancos de consignado, todos teve pericia grafotécnica e detectou falha na assinatura, além de contratos realizados em estabelecimentos que não tem na cidade, bem como a grande maioria até fora do Estado, inclusive em 03 deles a data bateu quando o cliente estava internado por covid.

Mas se olhar no judiciário todo dia tem processos, e que a mídia realmente só divulga quando aparecem para eles. mas nos Procons já é algo recorrente.

geralmente eu lucro quase 6 mil por processo, pra mim esta sendo bom esse ano.

3 curtidas