Projeto de lei quer acabar com dinheiro físico no Brasil em cinco anos

Mais do que certo basta apenas o usuário ter um qrcode e pronto. Basta apenas os comércios terem uma maquininha. Não e uma coisa impossivel.

Esse daí fumou pedra quando pensou nisso. O país não tem estrutura nenhuma, já basta esse sistema da caixa que não presta para o auxílio emergencial. Imagine alguma coisa nesse sentido.

Qual o intuito disso? Mais um mecanismo de controle social. Observem que todos os movimentos do governo tem uma só direção, tirar sua liberdade e controlar sua vida.

Mais um projeto sem futuro idealizado por um bando de desocupado político sem noção que idealiza formas de controle social !

É interessante? Com certeza. É vantajoso para nós? Sim reduz muito custo pro governo e isso se reflete em dinheiro indo para outros setores. Sem falar em todos os pontos levantados no texto.

Mas 5 anos? Tem muito lugar no país que não possui água, eletricidade, telefonia, saneamento. A TV analógica nem foi totalmente desligada ainda. A placa mercosul já tá em tramitação há anos. A caixa possui fila dentro de aplicativos. Coisas muito mais simples levam muito mais tempo. Com certeza é coisa pra mais de 20 anos. Deve ser discutido? Sim, mas apenas ser discutido.

Bom, se alguém se interessar em ler sobre como a Suécia anda nesse quesito:

A ideia de ir totalmente sem dinheiro físico é aceito pela maioria da população, mas não é unanimidade.
Existem aqueles que se preocupam com a questão da segurança de dados, tem a questão da falta de infraestrutura em algumas áreas (sim, falta infra em algumas áreas até na Suécia), tem a questão da falta de familiariedade e conforto da população mais idosa, tem a questão da falta de conforto da população mais pobre (preferem ter dinheiro para ter um controle maior).
Tem a questão do protagonismo econômico do banco central do país também, que pode se diminuir com essa transição, e ficam as perguntas sobre as consequências disso e como impedir/minimizar isso.
Outra coisa importante é você ter certeza de que a infraestrutura e o sistema são robustos pra não ter queda e afetar o funcionamento. Se a internet cair, as pessoas ficam sem poder usar dinheiro?

E, de acordo com a reportagem da Wired, na Suécia é possível implantar um chip debaixo da pele pra fazer pagamentos usando a sua mão.

2 curtidas

Não vai dar serto isso só servirá para nos monitorar e cobrar mais impostos e não temos tecnologia a este ponto

Bom gente, eu achei uma blzura mais que adianta baita tecnologia nisso se já tarão querendo cobrar imposto até nisso, seria um absurdo!!..eu amei essa proposta, mais ao findar as cédulas, também findariam as moedas e o povo pedente?..que se lasque??..se liguem aí manos, eu heim!!!

1 curtida

O governo precisa primeiro acabar com a impressão de papel no Setor Publico, ao se alcançar isso pode pensar em tais coisas.

3 curtidas

Todos vocês estão dormindo …
Quem disse que não temos tecnologia pra isso ?
A tecnologia escondida por eles está avançada há 20 anos a frente!
E se eles quiserem acabar com o dinheiro físico, acabarão!
E digo mais !
O dinheiro físico acabará sim! E as transações serão feitas por um chip individual implantado sob a pele.

1 curtida

Muito interessante como alguns deputados de fato não conhecem o país onde vivem.
É impossível acabar com a circulação do dinheiro vivo, o que deveria acontecer é realizar o incentivo ao pagamento através de meios digitais, muito estabelecimentos, até mesmo em grandes centros, ainda aceitam apenas pagamento a vista ou apenas no debito.

O que deveria ser pautado era o incentivo, tanto para a população quanto para que pequenos e médios estabelecimentos possam entrar nessa nova onda. Mas extinguir, chega a ser idiota.

1 curtida

Impossível você tem razão, não é. A questão é que precisa ter uma infraestrutura, que hoje é limitada. Quando se fala em mudar para 100% transações digitais, isso significa que para quem vive em locais desenvolvidos, o tecido social está preparado. Mas quando você olha no mesmo Brasil, para regiões que a população desconhece água encanada, luz elétrica. Parece loucura, mas existem brasileiros que não tem essas coisas.

A pandemia provou que existiam milhões de brasileiros que já se encontravam em idade adulta, sem registros de RG, CPF …

Sou totalmente a favor de acabar com dinheiro físico, mas como mencionei em outra vez, é preciso difundir mais a tecnologia, e o PIX terá um grande papel nisso.

Mas volta o dizer, não é só mudar uma forma de pagamento, é mudar todo o sistema financeiro também, além é claro da transformação tecnológica e social por traz. Vai ser preciso oferecer garantias de que esse dinheiro agora virtual, não poderá ser confiscado, entre outras coisas.

2 curtidas

Pois é, eu sou a favor do projeto, mas 5 anos é irreal. se fosse de 20 a 30 anos ai acho ok.

Essa postagem fui divulgada em algum portal de nova ordem iluminatti ou algo do tipo?

Eu tô rachando de rir com os comentários. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

2 curtidas

Só podia ser ideia do pt kakakak,se for em 100 anos acho que daria certo,só acho,fora o controle que o governo teria sobre nossos gastos kakakaa esses políticos realmente tem lixo no cranio

Parece que sim.
Mais um ímã de conta nova que só vai postar um comentário e nunca mais voltar. :man_shrugging:

2 curtidas

“crimes como assaltos a bancos e arrombamentos de caixas eletrônicos seriam eliminados”…

Será??? como fica por exemplo, já que os bandidos não terão mais como roubar dinheiro, os alvos serão os sequestros relâmpagos, justamente para usar os cartões…

Esse ignorante deveria era propor um PL para diminuir o salário desses servidores. Reduzir cargas tributárias e muitos outros problemas ao invés de procurar chifre na cabeça de cavalo.

1 curtida

Então, na época em que o encarregado de julgar a diminuição da carga horária e salário, para a iniciativa privada, ele votou. Mas o outro projeto que era referente a turma dele, se fez corpo mole. E quando o presidente sugeriu que eles diminuíssem seus salários para financiar um auxílio emergencial maior, ele ironizou, e ficou pelo que estamos vendo. Mas depois vai dar entrevista pra jornal falando de igualdade e de ajuda a quem precisa :roll_eyes:.

1 curtida

Eu particularmente, quase não uso mais dinheiro. Evito o máximo ir ao banco resolvo (quase) todos os meus pagamentos a través do celular ou cartão mas em viagem de férias passei por grande dificuldade usar o cartão e até para encontrar um banco par sacar dinheiro. Então sim; apesar de onde eu moro seria possível viver sem dinheiro, essa infelizmente ainda não é a realidade de todo o Brasil por todos os motivos mencionados por vocês

2 curtidas