Projeto de lei quer acabar com dinheiro físico no Brasil em cinco anos

Originally published at: Projeto de lei quer acabar com dinheiro físico no Brasil em cinco anos – Legislação – Tecnoblog

PL na Câmara quer migração para pagamento via cartão de crédito e débito; 60% dos brasileiros usam dinheiro vivo com frequência

4 curtidas

Que maravilha hein!! Ainda mais se o novo-antigo imposto foi aprovado, arrecadação recorde.

Se fosse em qualquer outro cenário seria perfeito! Quanto menos dinheiro em espécie circulando melhor! Eu mesmo, passo meses sem dinheiro na carteira. Evito ao máximo usar.

4 curtidas

Ficarei surpreso o dia que algum político propor algo útil.

3 curtidas

É pra rir?
Tem lugar nesse país q nem energia elétrica tem…
Brasil não se resume à região Sudeste.

11 curtidas

Se nem a China conseguiu… Vai demorar no mínimo uns 20 anos.

5 curtidas

Nem vou dar minha opinião, só vou dizer o seguinte: não vai pra frente, de jeito nenhum.

2 curtidas

Esse é o tipo de projeto que leva nada, a lugar algum.

Discutir a ideia é totalmente válido, e caminhamos para essa realidade. Porém, é difícil acreditar que em 5 anos isso estaria sendo viável.

O mais efetivo seria criar meios disso ser viável. A começar por levar 100% de cobertura de internet 5G para todos os cantos do Brasil. Porém só isso não basta, é preciso que os preços de planos de internet sejam acessíveis, bem como; smartphones, computadores e vestíveis.

E para atingirmos isso, precisamos de uma reforma tributária que entenda que o usuário não pode ser penalizado ao consumir um bem ou serviço. Os impostos sobre telecomunicações passam dos 80%, smartphones beiram os
40%, e esse cenário precisa ser revisto.

Existe toda uma problemática que precisa ser sanada de anterior. Não é só remover as moedas e cédulas de circulação. Gostam tanto de falar em desigualdade social, e propõem uma medida que prejudica justamente a classe mais pobre e pouco esclarecida.

Quero que um dia possamos abandonar as cédulas e moedas, porém precisamos criar um ecossistema para que esse momento seja alcançado.

12 curtidas

Depende a região, um conhecido meu foi pra China final do ano passado e disse que não conseguia fazer nada sem o AliPay, não tinha lugar que aceitasse dinheiro físico. Mas imagino que cidades menores não chegaram a esse ponto.

Mas tem chance do StarLink chegar nesse meio tempo, já facilitaria o acesso pelo menos. Mas a carga tributária realmente atrapalharia

1 curtida

É lamentável ver que existe um parlamentar que desconhece a realidade do país onde vive.

E aí vem um infeliz querer acabar com o dinheiro em papel.
Que tal acabar com problemas muito mais urgentes?

7 curtidas

Seria maravilhoso, se vivêssemos em um mundo perfeito.

Mas não vivemos em um mundo (e em um Brasil) perfeito.

1 curtida

Alguém avisa ao nobre político mineiro aí que antes de tudo ele precisa fazer o seguinte:

  • levar energia elétrica a 100% do país (sem exceção).
  • levar sinal de telefonia móvel ou internet fixa a 100% do país.

Depois desses dois pontos, aí sim ele consegue extinguir o dinheiro de papel.

3 curtidas

O pior é que ele conhece, mas não se importa.

3 curtidas

O que me veio a mente agora de algumas reportagens são as comunidades que criam a própria moeda.

Acabar com o dinheiro em papel seria acabar com o real em papel, mas provavelmente certos lugares iriam correr para essas soluções alternativas

3 curtidas

Gente querendo transformar o Brasil numa Suécia sem ter toda a infraestrutura sueca é rir pra não chorar.

2 curtidas

Não botaria fé nisso nem q fosse na suíça, no Brasil então…

1 curtida

Eu passo anos sem dinheiro físico mas esse projeto é um retrocesso. Sem sigilo bancário a sanha da esquerda por impor a ditadura fica muito fácil. Só pra lembrar nada da esquerda tem boa intenção, quanto mais do partido que descreve Venezuela e Cuba como modelos a seguir. Se vem do corruPTos é pra sacanear o povo.

Lembrando que na China se o governo desaprovar vc simplesmente vc não faz mais nada, e a falta de dinheiro de papel garante isso. Vai ser usado pra escravidão do povo como lá é.

3 curtidas

Isso não vai dar certo.

Idosos são muito desconfiados e não iriam querer usar dinheiro que não podem ver. :man_shrugging:

O dinheiro físico no mundo terá um fim, isso é fato! Porém, creio que não será em 5 anos(apesar dos grandes avanços da tecnologia e do número de pessoas com acesso a internet).
O nobre deputado mineiro esqueceu de um grande detalhe, que ainda temos milhares de pessoas que ainda não têm acesso a internet, ainda temos milhões de pessoas que não possuem contas em banco(seja digital, ex: Nubank, Inter ou no sistema tradicional). Sem falar que ainda têm pessoas que vivem nos rincões do Brasil, que ainda não possuem acesso a luz elétrica(parece mentira, mas, infelizmente essa é a realidade de muitos brasileiros!).

Realmente o dinheiro eletrônico vai facilitar(muito) a vida do comerciante e dos caixas que não irão perder mais tempo tendo que conferir o dinheiro recebido, o valor do troco e etc. Sem falar no rastreamento das transações financeiras que poderão diminuir os riscos de desvios de verbas e sonegação de impostos; porém os hackers terão vítimas em potêncial, pois muitas transações eletrônicas, não possuem um bom sistema de segurança.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido. O Brasil tem outras prioridades que precisam de mais atenção como: saúde, educação, segurança e mobilidade urbana, que precisam de melhorias e ampliação de investimentos.
Ainda tem essa reforma tributária que poderá prejudicar a geração de emprego, afetar a renda e o poder de compra das famílias(enquanto isso os nossos deputados, senadores e ministros continuam com os seus altos salários e outras regalias em dia. E são os trabalhadores que sustentam toda essa mamata).
Ou seja, o Brasil precisa avançar em muitas áreas, pois não podemos ficar pra trás! Mas com toda a certeza o dinhero físico no mundo terá um fim, a cada dia que passa estamos caminhando para a nova realidade do eletronic cash.
Creio que até 2030, a grande maioria das transações financeiras(seja nas bolsas de valores ou no nosso dia a dia) no mundo serão por meio digital.

1 curtida