Projeto de lei obriga documento com foto para usar redes sociais

Originally published at: https://tecnoblog.net/336456/projeto-de-lei-obriga-documento-com-foto-para-usar-redes-sociais/

Contra o anonimato, Alexandre Frota (PSDB-SP) quer lei que exija documento com foto no cadastro de qualquer rede social

Não sei se do jeito que ele propôs vai funcionar, mas fica evidente que precisamos de medidas severas para combater as fakes news. As redes sociais trazem problemas graves à democracia, quando usadas de forma errada. É muito fácil criar contas falsas para o mal uso e o estrago é grande.

7 curtidas

Isso que dá permitir que pessoas que não entendem como funcionam a internet, comessem a dar opinião sobre ela. No mundo dos livros sabemos que autores podem usar pseudônimos. Mas ninguém entende que na internet deveria ser normal também. Pessoas tem vários motivos pra criar perfil fake, medo de perseguição ao emitir sua opinião, criar um personagem mais sarcástico por questão de humor ou pra escrever coisas diferentes como autores de livros fazem, inclusive em jornais acontecem isso. Entre outros. Algo que deveria ser normal, mas precisam de uma desculpa pra justificar porque a opinião mainstreaming está sendo divergente de consensos ultrapassados.

4 curtidas

Esse assunto é muito delicado, pois soluciona um problema que é uso indevido da internet pra ódio gratuito e desinformação em massa e da ideia que é terra de ninguém, mas cria outro que é justamente dar nomes aos bois.
É algo a ser debatido exaustivamente até que se ache a melhor saída, mas diante de como as coisas são feitas no Brasil, só nos resto esperar pelo melhor!

2 curtidas

Excelente medida! Isso vai acelerar o desenvolvimento de redes sociais descentralizadas, seguras e anônimas.
Parabéns a esse idiota.

IDIOTA! Vai fazer filmê pornô que é o melhor que vc consegue.

E, pelas imagens, ele é muito bom de cama.

Sinceramente, tinha que haver uma prova pra deputado e senador poderem legislar, quem sabe assim não evitava que projetos de lei estúpidos como esse fossem propostos.

1 curtida

Vixi aí acaba metade do povo que loga anos fóruns com perfil fake kkk

Po. Eu me recuso a enfiar meus documentos com foto em qualquer site.

Imagina ter de enfiar meus documentos com foto aqui no Tecnoblog, por exemplo, e encontrarem uma falha de segurança sinistra vazando todos os scans dos documentos… (Não falo que o Tecnoblog seja inseguro, é apenas um exemplo. Ninguém é imune à hackers e desocupados.)

5 curtidas

Tinha que ser ideia desse embuste mesmo. Coragem, viu…

Esta é uma solução extremamente ineficiente. Além de deixar os documentos dos brasileiros vulneráveis com a divulgação em tudo quer site, é fácil criar uma ID falsa para este propósito. Afinal, o objetivo é pro site armazenar e não validar o documento.

Se a justiça do país funcionasse ok, mas seria apenas (mais) uma ferramenta para parlamentares silenciarem seus desafetos das redes sociais.

Acredito que o documento naturalmente ficaria em um banco de dados acessível a órgãos públicos de justiça, não a todo mundo, correto? Solução interessante, mas sou contra.

Pelo jeito o dePUTAdo ficou ofendidinho com alguma coisa que leu na internet e como não consegue CENSURAR essa ofensa ele quer obrigar o uso de documento oficial ?
No mínimo isso irá incrementar a indústria de falsificação, além de cortar (quase) todos os bots que ele (ou outra pessoa) possa estar usando.

Poderia usar uma validação central nos sistemas do governo, hoje já precisamos para muitas coisas uma conta no gov.br, seria só linkar o perfil na rede social com essa conta, nem precisaria o site receber nenhum documento nosso.

1 curtida

Ótima ideia!

Essa Lei de controle é um crime, querem fazer censura! Fake News se combate com Fonte de Dados! Está lei que só tem equivalente na Arábia Saudita.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.