Projeto de lei do RJ quer que consumidores decidam por cartão com NFC

Era só os bancões serem menos burocráticos como as fintechs,
Eu desabilito facilmente o NFC no app do Inter, por exemplo.
Nos bancões q pesquisei, só ligando pra central.

9 curtidas

Confirmar no app?

Então aproximou o cartão, a transação é negada então tenho que liberar no app e aproximar novamente? :roll_eyes:

Seria mais eficiente e pratico simplesmente ter a opção do cartão sempre pedir a senha nos pagamentos por aproximação :+1:t2:

Nem uso NFC do cartão pois pago tudo por aproximação do celular e esse só funciona após ler minha biometria, bem mais seguro.

7 curtidas

Ai ai deputados estaduais que querem mostrar serviço…

Me espanta isso sequer ter passado, por que provavelmente é incompatível com a legislação federal.

9 curtidas

Também não uso o NFC do cartão, como uso nubank deixo ele desabilitado e pago com o GPay.

2 curtidas

Só é imcompatível se a legislação federal falar especificamente que não pode. Se não falar nada, a competência pra legislar é concorrente.

Aparentemente todos os problemas mais importantes do estado do Rio de Janeiro estão todos resolvidos né?

Em tempo eu não ando com cartão uso apenas o Google e Samsung Pay para pagamentos e eventualmente pagamento por QR code.

4 curtidas

sou a favor do próprio cliente escolher um limite por compra por NFC. e acho que os bancos já permitem cancelar a função no app, então a lei é só mais uma burrocracia desnecessária

3 curtidas

Tudo isso pode ser resolvido se o aplicativo fornecer a opção de bloquear/liberar o NFC pelo aplicativo, como alguns bancos já fazem. Além disso, pode-se fornecer a opção de exigir senha para qualquer valor ou para um valor mínimo pré-determinado pelo usuário, tudo isso pelo app. Simples, não?

3 curtidas

Um ajuste no sistema pode possibilitar a ativação/desativação da função via app, nada demais.

Agora, o que eu acho que seria muito bom ser implantado, é aparecer o valor da compra na maquininha, porque na maioria das vezes, senão todas as vezes, o valor não aparece na maquininha, diz só pra inserir ou aproximar o cartão. Nessa você pode cair num golpe de colocar um valor maior do que o devido. Nem sempre também a gente tem acesso a tela do caixa pra ver o valor.

7 curtidas

Eu percebi a mesma coisa. Muitas máquinas de cartão não informam o valor da compra na tela “insira ou aproxime o cartão”. Usuários podem acabar pagando sem saber qual foi o valor digitado na máquina.

3 curtidas

As da Fiserv (antiga First Data), que são vendidas com vários nomes (Caixa, Sicredi, Bin, etc) fazem isso, você tem que conferir após aproximar e confirmar no verde.
Não impede o lojista de simplesmente fincar o dedão, mas é algo.

2 curtidas

O valor a gente acaba recebendo no celular após pagar, mas só o transtorno de ter que estornar já é um trabalho que a gente não quer passar.

O problema é esse, ter que fazer mais uma ação após a aproximação. A aproximação tem que ser a única etapa pro pagamento, se tiver que confirmar depois já perdeu o propósito.

1 curtida

Até hoje, só vi uma marca pedir para confirmar o valor da compra depois que faça a aproximação.

Problema que é marca não famosa, mas o dono falou que dava muito problema

Edit: o nome da marca é Sipag

1 curtida

É necessário! O Itaú por exemplo, é uma burocracia danada pra desativar.

Existe uma quantidade razoável de bancos. O pix nos deu liberdade de transferir entre eles quando quisermos. Acho que deixar eles concorrerem em funcionalidades não faz mal. Considero a lei desnecessária.

2 curtidas

eu acho que poderia simplesmente ter o valor da compra na tela “insira ou aproxime o cartão” (exemplo de maquina que tem https://i.ytimg.com/vi/snn0nVUhJvs/maxresdefault.jpg ), não precisaria ter que apertar nenhuma tecla depois

1 curtida

Sipag é do Sicoob, mas a máquina mesmo é da Fiserv.

1 curtida

o proposito de facilitar as fraudes kkkkkkk

Pra isso que tem a função de desabilitar o pagamento por aproximação, ou deveria ter.

1 curtida