[Projeto] Casa Conectada / Dispositivos Wifi

Fala pessoal, gostaria da opinião de vocês.
Estou construindo e já pensando na parte de automação, pensei em fazer uma lista com o que me interessei em comprar, a princípio vou pegar tudo compatível com o app da Tuya pra não ficar com vários apps instalados, também escolhi Wifi ao invés de zigbee, vou investir em uma rede mesh pra trabalhar melhor com os gadgets.

Segue a lista:

Google Nest Mini 2ger - R$259,90
Roteador Mesh Twibi Giga Intelbras - 2x357,00 (distribuidora com CNPJ)

Fechadura Zemismart app Tuya R$521,42

Interruptor Zemismart com botões app Tuya R$118,47

Controlador Cortina app Tuya R$305,49

Modulo 1ch Moes app Tuya R$22,58

Tomada Avatto 16a app Tuya R$44,64

Controlador IR universal Moes app Tuya R$51,37

Luminaria app Tuya R$181,77

Camera IP Zemismart 1080p app Tuya Interna R$259,84 / Externa R$225,10
Interna
Externa

1 curtida

Trocaria esse Intelbras Twibi por um TP-Link Deco M4. É mais robusto, ainda mais com a quantidade de coisas que vão ser conectadas e vão precisar estar disponíveis 24/7.

3 curtidas

Também trocaria esse Twibi. Funciona, mas tem uma série de limitações como não permitir que vc force a criptografia de wi-fi em WPA2-AES.
É comum ver equipamentos se conectando em WPA-TKIP e vc não poder fazer nada.

1 curtida

Essa fechadura não tem aquele problema de poder ser aberta com um imã forte, tem?

@trovalds @imhotep eu nao trabalho muito com essa parte de rede então nunca testei nada fora do Intelbras se tratando de roteadores mais robustos, obrigado pelas dicas, vou pesquisar sobre.

@Keaton pesquisei bastante e não vi nada sobre, de qualquer forma aqui onde eu moro é bem tranquilo, alem do que teria que passar pelo Pitbull pra chegar na porta, hehehe.
Falando sério, a versão que vou pegar é aquela dupla que além do travamento, tem uma trava secundária que ativa manualmente qdo sai de casa empurando a maçaneta pra cima.

Não é uma falha de um modelo especifico, é uma falha meio comum nesses all in one. Ex.: [1060] Opened in ONE Second: HFeng Fingerprint Lock - YouTube

1 curtida

Curiosidade: Por que não Alexa em vez do Google Home ? Sempre vejo a assistente da Amazon ganhar mais elogios no quesito automação residencial, apesar do Google ser mais inteligente para outras coisas.

2 curtidas

E aí, @nilberto
Sim a maioria pega a Echo ao invés do Google, inclusive tenho um Echo Show na empresa, mas todo meu ecosistema é Google, YT Premium/Music, uso também Keep,Docs,Gmail,Drive,Agenda,Tarefas… E mais uns 10. Então a integração com o Google Assistente é bem maior. Mas a Alexa nao deixa a desejar não, gosto bastante também.

Rapaz vou analisar, todo caso eu tenho uma segunda opção com a AGL, uma fechadura bem minimalista, é uma opcao tbm.

Já pensou em adotar dispotivos com protocolo zigbee?
Pq aí vc não sobrecarrega sua rede Wi-Fi e eles funcionam melhor

Opa, sim já analisei a possibilidade, mas vi que a diferença de preço nao se dá necessidade, minua casa vai ter 4 interruptores, 2ir, 2luminaria, 2tv, e no maximo mais ums 5 aparelhos aleatorios, alem de 2 smartphones, fiquei na vontade de colocar uma mesh ao inves de pagar tudo mais caro no zigbee. Posso estar errado mas é o que eu vejo hoje.

Se for procurar uma fechadura/cadeado segura nos vídeos do LPL, você vai acabar optando por usar uma porta de metal soldado. :stuck_out_tongue:

A decisão tem que levar em conta o grau de periculosidade e o tipo de ataque comum na região.

Pelo que vejo da sua pesquisa você já deve ter pensado nisso, mas não custa revisar já que ainda está construindo/reformando. Passe cabeamento neutro para todos seus interruptores. Todos esses dispositivos precisam do neutro para funcionar (se sua cidade for 220 não precisa do neutro já que você coloca a outra fase).

Eu tenho toda iluminação aqui de casa inteligente e tive que puxar o neutro derivando das lâmpadas.

Sobre suas escolhas acho que é realmente uma boa ir com tuya, só deixo claro que o módulo da Moe’s que voce escolheu não funciona para ficar dentro da caixinha do interruptor. O único módulo que faz isso sem uma caixa maior que o padrão é o sonoff muni (tenho alguns aqui em casa também apesar de preferir tudo tuya).

1 curtida

Fala @kauelima, então mano, bem observado esses pontos.

Opa, sim aqui é 220v mas como estou construindo a casa já vou deixar tudo na caixa do interruptor.

Pois então, estava pensando em colocar uma caixa de energia e passar por ela os prováveis fios das tomadas que eu quero automatizar, ali vou ter bastante espaço pra um modulo 1ch ou futuramente um 4ch quem sabe. Mas acredito que nessa parte eu vou primeiro usar as tomadas da Avatto 16a por ter mais mobilidade, e o modulo 1ch que comprar vai ser adaptador no proprio eletrodoméstico.

Pois é, em relação a segurança aqui é interior então é bem calmo, e a casa vai ter muro com cerca eletrica, camera e cachorro, mas vou analisar os vídeos pra entender melhor sobre, obrigado @centauro.

Sobre os interruptores, você fez ótimas escolhas mas vou descrever aqui minha situação para explicar para outros que possam interessar!

Tenho 4 tipos de interruptores/lâmpadas em casa integrados no Google Home:

Desses o que recomendo sem pestanejar são os interruptores simples da Zemismart. Tem instalação fácil, encaixam perfeitamente nas caixas de interruptor padrão brasileiras, tem uma qualidade de construção ótima e um click super satisfatório!

O Zemismart com dimmer exige uma lampada especifica (lampadas leds “burras” dimerizaveis) que aumenta um pouco o custo mas a experiência dele também é bem boa, infelizmente o acabamento dele não é dos melhores e não encaixa de maneira ideal nas caixas brasileiras deixando uma impressão de mal acabado. Além disso o “click” dele é muito menos satisfatório que os padrão da zemismart hahahha

Os sonoff mini são bem bons também mas fogem do ecossistema da Tuya, o que me impede de fazer automações fora do Google Home/Alexa com eles e outros dispositivos.

As lâmpadas tem o problema de serem controláveis apenas pelo app/voz além de terem que obrigatoriamente estar com o interruptor sempre ligado para ela poder ser acionável via wifi. Com isso indico elas principalmente para abajures e não iluminação principal de um cômodo.

(Vou fazer um crosspost desse comentário no tópico oficial sobre lampadas inteligentes também para registrar por lá as experiências de uso!)

é preocupante abrir uma fechadura eletrônica tão facilmente e sem deixar nenhum vestígio do feito.

Também não sou muito fã da ideia de chave para abrir elas, prefiro as que tenham uma entrada de energia externa caso acabe a bateria delas.

@kauelima,
Excelente comentário, a visão é a mesma que eu estou tento, os Zemismart com botões fisicos e o app tuya é o principal motivo desse interruptor ser um dos melhores, até estava de olho nos AGL aqui no Brasil, mas além de serem mais caros o app ia funcionar talvez mudando o firmware (se for pra fazer isso é melhor importar o zemi).
A vantagem do interruptor é justamente o fácil uso manualmente, sem precisar de comando de voz sempre, ou abrir o app igual as lampadas. Acho mais interessante usar a fita led pra fazer o acabamento do quarta, cozinha, sala de estar, por não ser a iluminação principal e nem ficar exposto na maioria dos casos, aí um IR ao invés de um controlador de LED RGB inteligente também dá conta legal.

Rapaz nem fala, ainda tem muito pra evoluir essas fechaduras, mas levando em consideração que no Ali é 400/500 reais, e aqui o pessoal vende ML a 1200, vale a pena comprar pra arriscar, se não se achar confiável dá pra vender usada por no minimo 600/700 dependendo do tempo de uso.

1 curtida

AGL é tuya tb. Assim como a Positivo é tuya vc pode usar o app da AGL (ou positivo, ou i2go, ou inumeras outras) mas ele também funciona direto nos apps Tuya Smart e Smart Life (esse último é o que eu uso).

Bom saber, eu nunca testei o AGL, estou com cotação em algumas distribuidoras, mas nenhuma me confirmou que funciona com o tuya. se o preço bater o zemis já era, hehe

Só confirma isso 100% porque eu vi aqui e parece ser, entrei no app android e inclusive tem cara de ser o Tuya Smart whitelabel (todos apps desses rebrands tuya são quase o mesmo com cores e logo diferente). Um lugar que vale sempre conferir tb é essa planilha aqui que muitas vezes tem mais informações.

Vou conferir sim, vi que o Zemis zigbee tem um preço muito parecido, mas a pergunta é, qual hub comprar?