Programas de milhagem/pontos no "novo normal"

Gente, abrindo aqui uma conversa. Com o dólar maluco do jeito que está, estou repensando minha relação com os programas de milhagem/pontos. Vi várias opiniões sobre diversos cartões, mas nada que me inspirasse muito. Podem me dar a visão de vocês sobre o melhor custo-benefício em programas de pontos e milhagem?

Só pra dar um contexto, eu viajo muito pouco - fora que né, o mundo das viagens vai mudar muito nos próximos meses. Eu gosto bastante do programa da Nubank, mesmo entendendo suas limitações e as condições pra tirar valor do Rewards. De toda forma, a objetividade como o programa é feito (no geral 100 pontos por real, com alguns produtos em 80 pra 1), a transparência e o “lastro em real” me deixa bem motivado a trabalhar com eles.

Ouvi falar bem do cartão da Méliuz, mas não conheço ninguém que use ou tenha testado.

É isso, gente. Obrigado!

1 curtida

Plano de milhagem depende de ter um bom cartão, com boa conversão e, principalmente, de a pessoa ter uma média de gastos alta, de modo a juntar pontos suficientes em tempo hábil para usar.
No site Falando de Viagem há muitas dicas.

Contudo, esquece Nubank e outros populares. Não servem pra isso pois a conversão é irrisória.

Tem o Itaucard Pão de Açúcar Mastercard/Visa Platinum. Ele pontua 1 por real gasto. Ou seja, nesses tempos malucos é basicamente um cartão de 5,5 pontos por dólar. :laughing:

O lado ruim é que, como é cartão cobranded, é quase impossível negociar anuidade. E não tem aquelas regras de desconto/isenção de acordo com o valor de gastos.

1 curtida

O melhor, é de fato,ter um bom cartão! Versões black,platina. A conversão de pontos é alta! Mas ter um bom cartão significa ter renda muito alta,muitos gastos. Não é a realidade da maioria dos brasileiros. Eu uso o cartão Latam Pass,bandeira master, cartão de entrada da linha e que oferece a menor conversão. No entanto,tudo que eu compro,do café a vestuário,é contabilizado e convertido. E pra mim o diferencial e que de fato me fez fazer varias viagens usando pontos: a compra de pontos multiplus. Quem é usuário multiplus se beneficia muito com as promoções. Não são raras as promoções de compra de pontos com 50% a 60% de desconto da tarifa normal. Mês passado aproveitei uma promo e comprei 10 mil pontos por R$ 300,00 ! Só pra exemplificar: antes da pandemia eu tinha um voo FOR -CGH,CGH-FOR onde adquiri via pontos utilizando 12.000 pontos. Para um usuário que não viaja muitas vezes no ano,meu caso,considero um programa interessante.

O que o Leandro falou, os melhores cartões são os cartões de gente rica, com anuidade alta pra caramba, mas que também ficam sem anuidade se você tiver alguns mil(hões) em investimento ou gasto mensal na casa dos alguns mils.

Outra coisa é que tem muita aérea entrando com recuperação judicial, sendo a Latam a mais recente. Eu tenho minhas dúvidas sobre como vão ficar esses programas de pontos nos próximos anos.
Pode ser que as empresas dêem uma relaxada nas taxas de conversão pra tentar incentivar o pessoal a voar mais, pode ser que as empresas deixem menos interessantes pra não sangrar mais ainda.
Então se você não tem já um esquema de coleta de pontos/milhas, eu não sei se é agora é o melhor momento.

1 curtida

Já utilizei o cartão do Méliuz, mas fiquei traumatizado com inúmeros problemas com o Banco Pan. Por ineficiência do próprio banco, não pude passar de 1 semana testando.

Ele é relativamente fácil e se assemelha ao Nubank em questão de “clareza”. Contudo, o que me deixou chateado com a Méliuz foi limitar o cashback a somente após atingir determinados valores. E ainda assim, é um valor bem irrisório.

Atualmente, tanto eu quanto minha mãe usamos o Nubank Rewards. Como vc disse, ele se diferencia por ser fácil e transparente. Existem melhores, mas que seja fácil entendimento, acho difícil.

Tenho um amigo que tem esse Latam Pass e até conseguiu isenção de anuidade. Pra ele, não existe cartão melhor e, inclusive, conseguiu incluir toda a familia na mesma fatura, o que quer dizer que todos acumulam pontos juntos (ao invés de ser cartões independentes como o Rewards).

Eu só acho chato essa questão de ter de ficar antenado nas promoções e no “mercado de pontos” da Multiplus pra saber a hora certa de usá-lo… Não sei se é pra mim, mas confesso que tenho curiosidade de testar.

1 curtida

Atualmente uso ele como meu cartão principal. Me atende bem, só tive problema com ele na Amazon e no mercado pago, que por algum motivo sempre dão que a compra não foi aprovada. Como tenho um cartão do meu banco, nem preocupei em correr atrás para ver qual o problema. Como não tem anuidade, não vejo por que não fazer, até porque voce pode fazer outro cartão em outra companhia para ter um backup. Gosto dele justamente por dar dinheiro ao invés de pontos, já que quase não uso pontos por viajar pouco e pelas trocas não serem tão vantajosas.

@vctgomes , de fato,tem que ficar um pouco esperto. Mas não precisa ser algo frenético. E te digo porque: muitas vezes as promoções de pontos ficam por prazos esticados,20-30 dias. Uma simples conferida na conta do programa,1 ou 2x ao mês podem ser suficientes… Pelo menos 1x ao mês vc tem que entrar na conta pra saber se deixaram ou não de lançar os pontos .

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.