Posso estar maluco, mas acho que os apps da Receita Federal nunca foram assinados pela Apple
Tempestade em copo d’água, isso ocorre nas melhores famílias.
Mas será que a RF não tem nenhum Mac apreendido para testar?
Pois é. Ano passado passei pela mesma situação e só fiz o procedimento pra forçar a instalação
Eu penso o seguinte:
- Deveria funcionar logo de cara.
- Se não funciona, a Receita deveria orientar o contribuinte de forma clara, seja pelo site oficial, seja por aquela mensagem que aparece ao abrir o .dmg.
- Nem todo mundo vai ter o mesmo conhecimento de tecnologia.
Meio que off-topic: aí por curiosidade (mas provavelmente vou ter que fazer declaração para um familiar) baixei o arquivo pra Linux. O arquivo chama IRPF2025Linux-x86_64v1.0.sh.bin
e aí você pensa: “huh, que da hora, um shellscript tipo aquele que o GOG usa pra distribuir jogos numa concatenação de shellscript e binários ELF”. Você roda um file IRPF2025Linux-x86_64v1.0.sh.bin
e constata que, de fato, é um “shellscript com dados binários”. Aí você puxa os primeiros bytes do arquivo e vê… invocação de Java VM… Por que essas coisas de governo ainda têm mania de usar Java?! Eu sei que Java tem compatibilidade com múltiplas plataformas e tal mas, caramba, hoje em dia tem tanta forma diferente (e melhor) de desenvolver programa que roda em várias plataformas…
Achismo meu, mas quem sabe seja pq eles tem concursados de 2005 que foram contratados para programar em Java, e ano passado foi em java e funcionou, então deixa assim.
Se não fizeram esse teste básico que é instalar a versão que será entregue imagina o resto da aplicação
Porque o governo não vai reescrever o programa inteiro do 0 simplesmente para trocar de tecnologia.
O Java funciona muito bem, não há motivo técnico para assumir um risco tão grande de fazer tudo de novo sendo que vc tem uma base de código já validada há anos e que vem atendendo com poucos erros a cada updata
É EXATAMENTE ISSO. Trabaho com área tributária há mais de 20 anos, a cultura é essa mesmo. Os programas da RFB são todos baseados em Java e movidos a gambiarras evolutivas. E isso é até necessário em se tratando de arquivos fiscais, porque tanto RFB como empresas possuem obrigações de manutenção de arquivos por cinco ou dez anos, a depender do caso, e isso depende de compatibilidade.
Porque Java é uma linguagem conservadora (no sentido de “as coisas não vão mudar radicalmente da noite para o dia”) e o governo já tem uma bom know-how de desenvolvimento em Java.
Se reescrevessem esse programa do imposto de renda em, digamos, Python ou JavaScript, certamente seria mais caro do que atualizar a versão em Java.
Sim! E dificilmente isso irá mudar.
A Receita poderia simplificar, matando todos os apps e deixando somente o site.
Esse comportamento não é erro, nem questão de desenvolvimento. É uma camada a mais de segurança implementada pela Apple no MacOS Sequoia. Basta fazer os passos mencionados acima, de liberar na Privacidade e Segurança. Sempre funcionará.
E, se quiser, abrir o Terminal e digitar o comando:
sudo spctl --master-disable
Com isso, lá em Privacidade e Segurança, surgirá uma opção de Permitir apps de: Qualquer Fonte. Feito isso, não bloqueará mais.
Estou tendo problema para transmitir minha declaração feita no meu MAC. Alguém mais?