"Produtividade" em laptops: quais características são importantes para a sua produtividade?

Fala, pessoal da Comunidade TB!

Uma questão tem me chamado a atenção nos últimos anos e sempre eu faço comentários, que é a questão da produtividade nos laptops de diversas marcas.

Tenho percebido que o principal item que remete a alta produtividade se dá apenas no âmbito do desempenho.

Quais itens são importantes, não-importantes, indispensáveis ou que atrapalha sua atividade profissional/estudos?

No meu caso específico, os principais itens que influenciam a produtividade nos equipamentos que uso são:

Teclado - Como sou professor e pesquisador, eu escrevo muito em língua portuguesa, e um laptop sem o Ç e ordinais º ª, e o ~ sem precisar de shift, influenciam diretamente na velocidade e qualidade da digitação. Ex. Digitar os sufixos -ção em teclados ABNT é bem mais rápido que em teclado EN-US. Por isso que um laptop da Apple não é nada interessante para mim, ou qualquer outro com esses teclados.

Teclado numérico e Teclas multimídia - transcrição de áudio e vídeo das pesquisas são bem mais fáceis de serem feitas com as teclas multimídia no teclado.

Telas com resolução alta - mínimo de 1080p.

Obvio que desempenho é importante e um NVMe com 16gb de RAM já me atendem muito bem. Uso 2 laptops, um com Ryzen 7 e outro com Ryzen 3 e não tem diferença para mim.

É um ponto interessante, mas também vai um pouco do costume. Usei um MacBook por 10 anos e eu tinha pego o jeito (ç funciona tanto com Option+c quanto com ´+c, como se tivesse acentuando o c)

Teclado iluminado também é legal.

1 curtida

como sou contador, ter teclas numéricas dedicas é importante e um diferencial é tecla para calculadora, ah, teclado retroiluminado é importante também nos estudos noturnos, como não tenho costume de anotar nada a mão eu não me importo se tiver com a luz apagada.

1 curtida