"Produtividade" em laptops: quais características são importantes para a sua produtividade?

Fala, pessoal da Comunidade TB!

Uma questão tem me chamado a atenção nos últimos anos e sempre eu faço comentários, que é a questão da produtividade nos laptops de diversas marcas.

Tenho percebido que o principal item que remete a alta produtividade se dá apenas no âmbito do desempenho.

Quais itens são importantes, não-importantes, indispensáveis ou que atrapalha sua atividade profissional/estudos?

No meu caso específico, os principais itens que influenciam a produtividade nos equipamentos que uso são:

Teclado - Como sou professor e pesquisador, eu escrevo muito em língua portuguesa, e um laptop sem o Ç e ordinais º ª, e o ~ sem precisar de shift, influenciam diretamente na velocidade e qualidade da digitação. Ex. Digitar os sufixos -ção em teclados ABNT é bem mais rápido que em teclado EN-US. Por isso que um laptop da Apple não é nada interessante para mim, ou qualquer outro com esses teclados.

Teclado numérico e Teclas multimídia - transcrição de áudio e vídeo das pesquisas são bem mais fáceis de serem feitas com as teclas multimídia no teclado.

Telas com resolução alta - mínimo de 1080p.

Obvio que desempenho é importante e um NVMe com 16gb de RAM já me atendem muito bem. Uso 2 laptops, um com Ryzen 7 e outro com Ryzen 3 e não tem diferença para mim.

É um ponto interessante, mas também vai um pouco do costume. Usei um MacBook por 10 anos e eu tinha pego o jeito (ç funciona tanto com Option+c quanto com ´+c, como se tivesse acentuando o c)

Teclado iluminado também é legal.

1 curtida

como sou contador, ter teclas numéricas dedicas é importante e um diferencial é tecla para calculadora, ah, teclado retroiluminado é importante também nos estudos noturnos, como não tenho costume de anotar nada a mão eu não me importo se tiver com a luz apagada.

1 curtida

Muitas funções no touchpad é algo que me atrapalha. Sei que tem uns que gostam, mas produtividade tem que ter um mouse dedicado, levando o touchpad a ser algo totalmente dispensável. Lembro que meu primeiro laptop não tinha a opção de desabilitar ele, e isso era de uma inconveniência gritante.

2 curtidas

Maioria, se não todos os notebooks Windows hoje em dia usam os drivers Precision Touchpad da Microsoft, então os gestos são padronizados e os controles ficam todos nas configurações do Windows, incluindo a opção de desativar.

Sim, hoje deixo a opção para desabilitar o touchpad quando um mouse é conectado, mas falei do meu primeiro laptop, isso lá pelos idos de 2010 e Windows 7. Sobre os gestos, é questão pessoal de me atrapalhar mesmo nas raras vezes que tenho que usar o touchpad.

Digitando aqui notei outra coisa que influência bastante na minha produtividade: Tamanho do teclado e formato e das teclas. Acho que por passar a maior parte do tempo usando um teclado para desktop, que é maior e tem um retorno mais satisfatório (mesmo não sendo mecânico), acho estranho quando pego meu laptop com o teclado mais compacto e teclas “planas”.

Como sou desenvolvedor, pra mim é imprescindível ter um monitor de pelo menos 27". Menos que isso ou sem monitor minha produtividade já fica comprometida.

Fora isso, teclado e mouse ajudam muito também. Teclado no padrão americano (por costume, quando preciso digitar em teclado padrão brasileiro eu bugo a mente). Não faço questão de teclado numérico, tanto que tenho teclados com e sem.

De fato! Tbm não sou de usar o touchpad.

Como desenvolvedor precisava de alta performance, estabilidade e uma base UNIX de preferência. Então fui de MacBook Pro M1 16GB.

Meu principal device pra trabalho é um desktop por causa da performance.
Então num laptop, pra mim o que importa mais é a tela, se não for IPS 1080p, nem considero uma opção.
Felizmente no Brasil começaram a aparecer alternativas decentes por preços menos proibitivos, em máquinas mais “simples”.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.