Produção de chips de iPhone 13 e MacBook é atingida por contaminação de gás

Gás contaminado com o que?

Você vai ter que entrar em contato com a TSMC e perguntar, porque não tem essa informação nem no MacRumors e nem na NikkeiAsia, que são as duas fontes principais dessa notícia.

O maior erro de Cook (e um dia ele vai acabar pagando caro por isso) foi ter tornado a Apple a empresa de tecnologia mais dependente da TSMC! Qualquer incidente nas suas fábricas, ou uma potencial crise entre China e Taiwan, pode simplesmente paralisar a produção…E não existe um plano B! Nvidia, AMD e outras, conseguem remanejar sua produção a Samsung em um espaço razoável de tempo, a Apple não tem essa ou qualquer outra opção.

Deve ser algum desses

Fez isso justamente porque das vezes em que a produção era distribuída, a qualidade variava. Na época do iPhone 7, o A10 era parte Samsung e parte TSMC. Fora questões envolvendo segredos comerciais de design de silício.

Não atoa querem levar a TSMC para os Estados Unidos e já em 2024 começar a operar.

1 curtida

Eu até entendo do ponto de vista financeiro e da padronização, e claro, a TSMC tem um pouco mais de expertise do que as concorrentes. Mas continua sendo arriscado, qualquer problema com Taiwan antes dessa expansão das fábricas, simplesmente pode deixar a Apple literalmente sem produtos.

Todas as alternativas vão ter algum risco.

Ter vários fornecedores você tem mais risco de vazamento de informação, mais risco de variação de qualidade e tem a questão da queda do poder de barganha (não só em termos monetários, mas também em termos de prioridade porque você pode não ser o cliente priotário como a Apple muito provavelmente é da TSMC).

Ter um único fornecedor você cria um elo frágil que gera um risco maior de ruptura da cadeia produtiva. E esse elo pode ser extremamente frágil, já que o fornecedor pode querer entrar num cabo de guerra, o fornecedor pode ser afetado por questões geopolíticas, o fornecedor pode mudar de estratégia e afetar o fornecimento.

Eu chuto que se você perguntar pra 10 analistas diferentes, você vai ter 13 opiniões diferentes sobre essa decisão da Apple.

2 curtidas

Claro, tem toda razão!! Há sim a diferença inevitável entre unidades fabris diferentes, além de boa parte do poder de barganha da escala maior ser perdido.
Já o vazamento de projetos vejo como irrelevante em se tratando de empresas gigantes como TSMC e Samsung, afinal as penalidades contratuais e de confiança dos outros clientes seria totalmente perdida.
Só entendo que depender 100% de Taiwan em praticamente toda sua linha, é um risco extremamente arriscado, e nunca a situação entre China e Taiwan esteve tão próxima de um conflito de fato. Se uma situação de conflito se desenvolve, com bloqueios e interrupções no fornecimento, a Apple simplesmente se vê numa situação sem qualquer possibilidade de contingência, sem plano B ou C…

2 curtidas

Na questão do vazamento, não me refiro ao roubo de projeto/informação para a fornecedora usar para si. Eu me refiro mais ao problema dos leakers mesmo.
Quanto mais empresas envolvidas, mais pessoas estarão envolvidas nas etapas e maiores as chances de alguém conseguir informações para vazar.

E outro ponto que eu acho que pesou para eles terem optado pela TSMC é a capacidade fabril da empresa. É capaz que nenhuma outra empresa tenha a capacidade de fornecer a quantidade que a Apple pede.
E eles provavelmente julgaram que os riscos geopolíticos eram justificáveis no momento da decisão.
Agora eles estão vendo que talvez o negócio comece a ficar arriscado demais e por isso eles começaram uma primeira tentativa de mover parte da produção para outros países como a Índia, mas que não deu tão certo assim.

De qualquer forma, é um processo que leva anos para ficar pronto e mesmo a decisão de mandar tudo para a TSMC também deve ter sido tomada há anos, quando a situação geopolítica provavelmente era bem mais calma, justificando o risco.

2 curtidas

Sim, é muito provável que tenha sido um decisão com transição que levou tempo, e levaria para desfazer, mesmo que parcialmente. E claro que pode não acontecer nada, e a TSMC conseguir terminar seus projetos nos EUA e na UE, diversificando geograficamente a produção, mas eu não faria uma aposta de tal magnitude que pudesse colocar em risco a sobrevivência da empresa em jogo. Poderiam pelo menos ter deixado a TSMC com os SoC dos IPhone, e a linha do IPad com SoC de mesmo projeto, mas fabricado pela Samsung. As comparações seriam menores, e em caso de problema, ainda se conseguiria com alguma desenvoltura migrar para a outra.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.