Procon-SP pode multar Apple em até R$ 10 milhões por iPhone sem carregador

Originally published at: Procon-SP ameaça multar Apple em R$ 10 milhões por iPhone sem carregador – Brasil – Tecnoblog

Procon-SP não pode exigir que Apple dê carregador de graça; empresa pode levar multa se houver violação a direitos do consumidor

Se estiver escrito em algum lugar que vem carregador na caixa mas quando você abre a caixa o carregador não está lá, aí acho válido multar a fabricante. Mas se está claro que não vem carregador, compra quem quer.
Eu já comprei fones de ouvido bluetooth que vieram sem carregador, já comprei câmera e smartwatch e nenhum veio com o carregador, só com o cabo.

5 curtidas

A multa de 10 milhões é baseada no faturamento, e qual é a porcentagem que o procon usa?

Acho que é muito mimimi, o AppleWatch é vendido sem o carregador desde sempre aqui no Brasil e nunca vi ninguém reclamando disso, outras fabricantes como samsung, xiaomi, etc, etc, etc, tmb não estão vindo com carregador e não vejo uma movimentação de ação judicial.

Não acho que seja ilegal ou fere os direitos do consumidor, agora, eu defendo a ideia de que se tirou carregador e fone de ouvido (vale ressaltar isso), que seja dado o desconto no aparelho.

Brasileiro é mal acostumado, toda vez que tem um lance/problema assim ele corre pro governo/órgão regulador.

O pessoal ainda não se ligou que quem dita as regras de preços são os consumidores, parem de comprar pra ver o que acontece. Eu tenho dois pensamentos se isso um dia acontecer (uma utopia eu acho):

1- O preço vai baixar
2- A Apple vai sair do Brasil. ( acho que essa é mais plausível )

Desconto, que desconto? Pra Apple um carregador desses se custar muito (a nível de fábrica) é US$ 1. Daí o aparelho, que custa US$ 999 vai passar a custar US$ 998… uma baita diferença. “Ah, mas eles vendem o carregador a R$ 199”… bom, daí é só não comprar deles e comprar um aftermarket que seja certificado pela ANATEL, que acha com facilidade no varejo.

E MESMO que a Apple dê desconto de R$ 199, vai ser uma diferença ENORME no valor de um aparelho que começa em torno de R$ 5.000…

Desconto é sempre desconto. É dinheiro que permanece no nosso bolso. E 199 covids dá pra comprar uma botija de 13 kg e 1 kg de carne boa. E ainda sobra troco.

1 curtida

Verdade mesmo.

Algo em torno de 0.00000001%?

Mas acho que é o faturamento Brasil que estão usando. Esses dados de quanto essas empresas faturam no Brasil são difíceis de encontrar.

O povo boicotar a Apple? Hhauhahuau, é mais fácil ficarem mais fãs ainda por comprar “carregador original do meu aifone”.

E isso nao é só do Procon daqui que tá fazendo, na Europa tem um país que esqueci qual em que a Apple vende com carregador depois do governo multar.

O Procon pode TENTAR multar a Apple… Eu mesmo não vejo o porque de tal ação, o culpado é o consumidor, foi posto em todos os sites de tecnologia, todas as lojas, no site da Apple e até na boca do povo, que tais smartphones teriam o carregador removido e somente viria com o cabo para carregamento e troca de dados…

Mas o pior é o fato da pessoa querer comprar por impulso, a pessoa usa o que quer. Mas acredito que para um dos smartphones da linha, custar 14.000,00 reais, creio que seja para o ramo profissional e não algo para escutar forró no ônibus lotado…

E não adianta vim com essa conversa de “AH, O CONSUMIDOR NÃO SABIA”… NÃO, NÃO TEM ESSA DE NÃO SABIA, QUER DIZER QUE O CONSUMIDOR SABIA DA EXISTÊNCIA DO IPHONE ATUAL, MAS NÃO SABIA QUE ELES AGORA VIRIAM SEM CARREGADOR?

E MESMO SE FOR PARA USO PROFISSIONAL, A EMPRESA TEM QUE ESTAR CIENTE DE QUE TERÁ QUE COMPRAR O CARREGADOR A PARTE… Ou alguém vai querer defender a empresa também?

Mas o pior, o pior pode ter sido a loja, por não falar e/ou deixar claro que, viriam sem carregador… Mas se eles falaram e o consumidor insistiu, problema do consumidor…

(Essa é minha opinião sobre o assunto, QUE NO CASO OCORRERÁ MUITAS VEZES AINDA. Não levem para o lado pessoal)

Algum tempo atrás eu falei a favor da retirada do carregador. Mudei de ideia.
O principio era a redução de lixo e um desconto visível no preço do aparelho…
Com o passar do tempo podemos todos acordar que a desculpa ambiental foi para a casa do chapéu e o preço, todo mundo sabe, que não reduziu nada.

Está bem claro que foi um movimento para embutir valor a mais no aparelho sem mexer diretamente no preço dele. Você compra um carregador oficial e consequentemente embute o preço que queriam aumentar no telefone mas que soaria mal na imprensa… (não que isso faça muita diferença pq a pessoa vai comprar o iphone mesmo que isso implique em vender o carro/moto)…

O que mais impressiona são os faboys defendendo essa atitude imoral e hipócrita dessa empresa. Se essa empresa realmente tivesse preocupada com o meio ambiente como afirma estar, não teria removido as entradas P2 de seus aparelhos, forçando o consumidor a comprar um novo fone de ouvindo. Mesmo este já tendo um fone P2 totalmente funcional (mas incompatível com as novas entradas), ele terá que comprar um novo fone pois do contrário não conseguirá ouvir músicas no fone de ouvido. Eu tenho um fone de ouvido P2 do meu antigo iPhone mas se quiser usar esse fone em um iPhone 12, por exemplo, terei que comprar um novo fone de ouvindo, colocando assim mais plástico no meio ambiente. Essa empresa não está preocupada com o meio ambiente. E apenas avisar que o aparelho não acompanha carregador e fone de ouvido NÃO é o suficiente. Imagina uma fabricante de carros vender carros sem os pneus e para justificar isso, ela anuncia para as pessoas que o carro virá sem os 4 pneus?! Isso não é o suficiente. O carro tem que vir com pneus e o aparelho com carregador e fone de ouvido.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.