Procon-SP pede ao Banco Central que Pix tenha limite mensal de R$ 500

Deveriam fazer igual fazem com criptomoedas, combater as fraudes e n√£o o sistema/moeda em si.
Est√£o fazendo de tudo para acabar com uma das poucas coisas que deu certo no Brasil nos √ļltimos anos! Parab√©ns!

23 curtidas

E lá vamos nós… sempre tem alguém que paga pelo erro de um otário… não duvido que daqui uns meses cancelem o pix por cause de uns tapados que adoram mandar dinheiro para os outros sem verificar se é a pessoa mesmo. Nesse ponto eu esperava quero brasileiro fosse um pouco menos trouxa…

22 curtidas

Agora mostrou que tão recebendo um agrado dos bancos tradicionais que estão perdendo receita com o ted e doc, pq esse limite só faria sentido se fosse para todos os meios de transferência e não só no pix.

19 curtidas

A maior parte dessas reclama√ß√Ķes deve ser de gente q digita qualquer coisa sem prestar aten√ß√£o, n√£o confere qual √© o destino do dinheiro e depois fala q transferiu errado.

A questão do laranja se resolve exigindo documentação pra abrir a conta, como foi feito com as linhas pré-pagas. Hoje, qualquer um abre uma conta num mercado pago da vida, pode usar um cpf falso ou de terceiro (fácil de conseguir na internet) e pronto. Não vai impedir 100%, mas ajuda a evitar qualquer um de abrir conta sem apresentar documentação (ou q faça como o nubank, q exige a foto segurando a CNH do lado).

Estão querendo curar o paciente com o remédio errado.

14 curtidas

O Anatel vai soltar uma medida que só é permitido comprar celular até 300 reais pra evitar assalto …

18 curtidas

√Č tipo assim: a vaca est√° com carrapato, ent√£o mata a vaca.

Na boa, chega a ser ridículo, pra dizer o mínimo.

16 curtidas

E todos devem pagar por causa disso??

Quando algo começa a dar certo no Brasil, alguém vem pra ferrar tudo

3 curtidas

galera burra que envia errado
tem que continuar ilimitado
doc/ted n√£o tem problema ne

2 curtidas

Outra proposta apresentada pelo diretor-executivo do Procon-SP durante a reuni√£o com o BC: estornar transfer√™ncias feitas pelo Pix a contas banc√°rias que foram abertas recentemente. A medida, segundo Capez, seria para combater contas laranjas, criadas exclusivamente para transa√ß√Ķes ilegais

Aí o criminoso cria várias contas e deixa elas paradas por 30 dias antes de começar a usar.

O que tem que fazer é exigir documentação para comprovar a identidade do usuário na abertura de conta.
Acho que se o banco t√° abrindo conta de v√°rios ‚Äúlaranjas‚ÄĚ, eles t√™m que arcar com qualquer preju√≠zo causado pelo mau uso dessas contas. Quando come√ßar a doer no bolso dos bancos, rapidinho eles pensam numa solu√ß√£o para o problema.

8 curtidas

Inv√©s de atacar a raz√£o do problema, preferem ir no mais ‚Äúf√°cil‚ÄĚ. Chega ser revoltante e est√ļpido ter que ler algo de limita√ß√£o de algo que est√° sendo usado por muitos.

Somos um pa√≠s do atraso, em todas as quest√Ķes. :pensive:

3 curtidas

Sobre assaltos ajudaria mais limitar transferências por minuto.

Ou liberar aquela proposta q a pessoa vai poder cadastrar contas q podem transferir sem limites os Pix. Ja as contas n√£o cadastrar vai limitar por um certo tempo pra serem liberados.

5 curtidas

Acredito tbm q est√° mais para lobby dos bancos!

3 curtidas

ESSA SIM é uma boa ideia.

1 curtida

Um outro título para esta materia poderia ser: Procon-SP pede ao Banco Central que encerre o PIX.

√Č engra√ßado que para todos os problemas que foram citados na mat√©ria, o ponto-chave do problema n√£o est√° no PIX.

Contas falsas:
Responsabilize o banco portador daquela conta. O banco deve ser responsável por conferir a identidade de cada conta cadastrada e dar segurança para as mesmas.

Fraude:
Responsabilize o banco onde ocorreu a fraude. Assim como se acessarem minha conta e fizerem um TED, ou compra no cartão, o banco/emissor precisa ser responsabilizado, no caso do PIX não é diferente.

Sequestro/Golpes:
Boletim de ocorrência e policiamento. Sequestro pode acontecer comsaque, por PIX, por TED, por compra online no cartão, a solução está em prender bandido e ter leis sérias, não em barrar o PIX.

Golpe do ‚ÄúOi, n√£o me liga, to precisando de dinheiro‚ÄĚ:
Aí tem que se ferrar mesmo. Golpe mais manjado do que andar pra trás. Mas ainda assim, quer ajudar a galera? Faz campanha na TV falando dos golpes (mais do que já tem). EDUQUE A POPULAÇÃO.

Mas claro… cortar o PIX é bem mais fácil.
Nem existe banco com TED gratuito n√©? Vai complicar pro ‚Äúcidad√£o de bem‚ÄĚ e deixar igual pro vagabundo.

7 curtidas

Menos de 2000 reclama√ß√Ķes num sistema unificado amplamente utilizado nacionalmente n√£o √© nada, isso √© muito mais reflexo do atual cen√°rio do pa√≠s que do Pix, se os sequestros aumentaram se n√£o fosse o Pix seria outro meio, o Brasil t√° em colapso. E se a pessoa √© bu r ra a ponto de mandar errado sendo que antes de confirmar tem todos os dados de quem vai tem mais de se fu de r mesmo

2 curtidas

Pode ser teoria da conspira√ß√£o, mas n√£o duvido. O custo das transa√ß√Ķes parece que √© menor pros banc√Ķes, mas n√£o acho que compensa a receita perdida com tarifas de TED/DOC. Temos que lembrar tamb√©m que os grandes bancos foram obrigados pelo BACEN a aderir ao sistema, ser√° que fosse volunt√°rio teriam aderido? Eu acho que n√£o.

1 curtida

O custo do Pix para os bancos √© de R$ 0,01 a cada 10 transa√ß√Ķes, independente de ser PF ou PJ. Em teoria os bancos podem cobrar de PJ (e em algumas exce√ß√Ķes PF) para cobrir os custos. Dito isso e a massiva utiliza√ß√£o do PIX n√£o duvido que grandes bancos dificultem ou tentem limitar a utiliza√ß√£o pelos clientes em geral.

3 curtidas