Procon-SP pede ao Banco Central que Pix tenha limite mensal de R$ 500

Deveriam fazer igual fazem com criptomoedas, combater as fraudes e não o sistema/moeda em si.
Estão fazendo de tudo para acabar com uma das poucas coisas que deu certo no Brasil nos últimos anos! Parabéns!

23 curtidas

E lá vamos nós… sempre tem alguém que paga pelo erro de um otário… não duvido que daqui uns meses cancelem o pix por cause de uns tapados que adoram mandar dinheiro para os outros sem verificar se é a pessoa mesmo. Nesse ponto eu esperava quero brasileiro fosse um pouco menos trouxa…

22 curtidas

Agora mostrou que tão recebendo um agrado dos bancos tradicionais que estão perdendo receita com o ted e doc, pq esse limite só faria sentido se fosse para todos os meios de transferência e não só no pix.

19 curtidas

A maior parte dessas reclamações deve ser de gente q digita qualquer coisa sem prestar atenção, não confere qual é o destino do dinheiro e depois fala q transferiu errado.

A questão do laranja se resolve exigindo documentação pra abrir a conta, como foi feito com as linhas pré-pagas. Hoje, qualquer um abre uma conta num mercado pago da vida, pode usar um cpf falso ou de terceiro (fácil de conseguir na internet) e pronto. Não vai impedir 100%, mas ajuda a evitar qualquer um de abrir conta sem apresentar documentação (ou q faça como o nubank, q exige a foto segurando a CNH do lado).

Estão querendo curar o paciente com o remédio errado.

14 curtidas

O Anatel vai soltar uma medida que só é permitido comprar celular até 300 reais pra evitar assalto …

18 curtidas

É tipo assim: a vaca está com carrapato, então mata a vaca.

Na boa, chega a ser ridículo, pra dizer o mínimo.

16 curtidas

E todos devem pagar por causa disso??

Quando algo começa a dar certo no Brasil, alguém vem pra ferrar tudo

3 curtidas

galera burra que envia errado
tem que continuar ilimitado
doc/ted não tem problema ne

2 curtidas

Outra proposta apresentada pelo diretor-executivo do Procon-SP durante a reunião com o BC: estornar transferências feitas pelo Pix a contas bancárias que foram abertas recentemente. A medida, segundo Capez, seria para combater contas laranjas, criadas exclusivamente para transações ilegais

Aí o criminoso cria várias contas e deixa elas paradas por 30 dias antes de começar a usar.

O que tem que fazer é exigir documentação para comprovar a identidade do usuário na abertura de conta.
Acho que se o banco tá abrindo conta de vários “laranjas”, eles têm que arcar com qualquer prejuízo causado pelo mau uso dessas contas. Quando começar a doer no bolso dos bancos, rapidinho eles pensam numa solução para o problema.

8 curtidas

Invés de atacar a razão do problema, preferem ir no mais “fácil”. Chega ser revoltante e estúpido ter que ler algo de limitação de algo que está sendo usado por muitos.

Somos um país do atraso, em todas as questões. :pensive:

3 curtidas

Sobre assaltos ajudaria mais limitar transferências por minuto.

Ou liberar aquela proposta q a pessoa vai poder cadastrar contas q podem transferir sem limites os Pix. Ja as contas não cadastrar vai limitar por um certo tempo pra serem liberados.

5 curtidas

Acredito tbm q está mais para lobby dos bancos!

3 curtidas

ESSA SIM é uma boa ideia.

1 curtida

Um outro título para esta materia poderia ser: Procon-SP pede ao Banco Central que encerre o PIX.

É engraçado que para todos os problemas que foram citados na matéria, o ponto-chave do problema não está no PIX.

Contas falsas:
Responsabilize o banco portador daquela conta. O banco deve ser responsável por conferir a identidade de cada conta cadastrada e dar segurança para as mesmas.

Fraude:
Responsabilize o banco onde ocorreu a fraude. Assim como se acessarem minha conta e fizerem um TED, ou compra no cartão, o banco/emissor precisa ser responsabilizado, no caso do PIX não é diferente.

Sequestro/Golpes:
Boletim de ocorrência e policiamento. Sequestro pode acontecer comsaque, por PIX, por TED, por compra online no cartão, a solução está em prender bandido e ter leis sérias, não em barrar o PIX.

Golpe do “Oi, não me liga, to precisando de dinheiro”:
Aí tem que se ferrar mesmo. Golpe mais manjado do que andar pra trás. Mas ainda assim, quer ajudar a galera? Faz campanha na TV falando dos golpes (mais do que já tem). EDUQUE A POPULAÇÃO.

Mas claro… cortar o PIX é bem mais fácil.
Nem existe banco com TED gratuito né? Vai complicar pro “cidadão de bem” e deixar igual pro vagabundo.

7 curtidas

Menos de 2000 reclamações num sistema unificado amplamente utilizado nacionalmente não é nada, isso é muito mais reflexo do atual cenário do país que do Pix, se os sequestros aumentaram se não fosse o Pix seria outro meio, o Brasil tá em colapso. E se a pessoa é bu r ra a ponto de mandar errado sendo que antes de confirmar tem todos os dados de quem vai tem mais de se fu de r mesmo

2 curtidas

Pode ser teoria da conspiração, mas não duvido. O custo das transações parece que é menor pros bancões, mas não acho que compensa a receita perdida com tarifas de TED/DOC. Temos que lembrar também que os grandes bancos foram obrigados pelo BACEN a aderir ao sistema, será que fosse voluntário teriam aderido? Eu acho que não.

1 curtida

O custo do Pix para os bancos é de R$ 0,01 a cada 10 transações, independente de ser PF ou PJ. Em teoria os bancos podem cobrar de PJ (e em algumas exceções PF) para cobrir os custos. Dito isso e a massiva utilização do PIX não duvido que grandes bancos dificultem ou tentem limitar a utilização pelos clientes em geral.

3 curtidas