Procon-SP alerta para golpe da ligação para o próprio número

Originally published at: Procon-SP alerta para golpe da ligação para o próprio número – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Em vídeo, Procon-SP orienta usuário a não atender a ligações que mostram seu próprio número de celular como origem

Quando eu trabalhava no call Center da Vivo muitos meses atrás, eu atendia clientes que relatavam que estavam recebendo ou que receberam ligações do próprio número. Sabe o que eu fazia? NADA!!! Fingia que ia abrir chamado técnico ou então dizia que foi um erro sistêmico e que, em até 48h, o erro seria sanado. Por que eu fazia isso? Porque não recebi treinamento para lidar com isso e também não havia pra quem mandar um tipo de reclamação ou chamado para se resolver isso.
Fica evidente que as operadoras não sabem ou não estão nem aí para esse tipo de ocorrência.

7 curtidas

Saber elas sabem, mas não estão nem ai. Agora que a água começou a bater na bunda, estão fazendo alguma coisa.

1 curtida

Tecnicamente é possível via protocolo SS7. Existe uma falha nesse protocolo e as operadoras ainda usam.

2 curtidas

Faria sentido então add o mesmo numero nos contatos e bloquea-lo? Não sei se faz sentido a pergunta, não parei pra pensar, só segui a lógica de “não devo atender uma ligação do meu número”.

O que me diz desta matéria?
https://www.google.com/amp/s/www.boatos.org/tecnologia/hackers-ligacao-do-proprio-numero-de-celular-para-clonar-telefone.html/amp

Nem sei se precisa adicionar aos contatos, mas no Redmi 7, dá pra adicionar na lista de bloqueios padrão. (Não ando mexendo muito em celular alheio, não sei se existe por padrão nos outros)

1 curtida

Leia a atualização dessa matéria… tá escrito em azul no final do mesmo link…

Para os assinantes que tiverem caixa postal ativa, recusar uma chamada vinda de seu próprio número vai permitir ao hacker chamador acessar a caixa postal do assinante sem senha, e eventualmente extrair informações de mensagens eventualmente armazenadas (nome do assinante, nome de familiares, por exemplo)…me parece muito mais útil ao hacker que a chamada seja recusada do que atendida…como roubar dados do celular em 10 segundos a partir de uma chamada de voz??

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.