Procon Carioca notifica Uber por adiantar destino de corridas a motoristas

Embora saber o destino previamente possa ser um problema em alguns casos, na maioria dos casos isso é uma vantagem.

13 curtidas

Engraçado… Neste mesmo intervalo de tempo em que essa novidade foi implementada, comecei a notar um numero expressivo de cancelamento das minhas viagens pelo Uber, mas cancelamentos de me deixarem esperar até uma hora por um carro, para uma distância não tão grande.

2 curtidas

Aqui no Rio eu voltei a pegar ônibus pq uber tava me atrasando. As vezes eu demorava 30 minutos pra pegar uber pq eles ficam cancelando toda hora. Isso pq ainda tá caro e nem ar condicionado eles ligam mais

2 curtidas

Sempre tive o hábito de pedir Uber quando ia com algum amigo para um lugar perto, pois às vezes da o mesmo preço da corrida. Por exemplo, o metrô custa R$ 6,50. Então, se fosse duas pessoas, era R$ 13. Era mais jogo ir de carro.

Porém, com essa onda de cancelamentos, eu parei de fazer isso. Tenho dado mais preferência ao metrô do que o Uber. Só não dei chance para fazer isso com os ônibus porque, enfim… ônibus no Rio tornou-se ilusão.

5 curtidas

Essa atualização foi a pá de cal sobre o Uber, vai aumentar exponencialmente a recusa de corridas. Parabéns aos motoristas picaretas por estragarem o app, taxi voltou a crescer por causa dessa palhaçada de cancelar ou pior, aceitar a corrida e não buscar o passageiro, a fim de embolsar taxa de cancelamento.

E pensar que eu cheguei a cogitar vender meu carro quando esses apps chegaram porque estava cansado de sustentar governo, a Petrobras e oficinas, ainda bem que não fiz essa bobagem.

Meu irmão é médico e passou muita raiva com Uber/99, porque o carro dele teve que ficar uma semana na funilaria após baterem nele no trânsito. Quem tem compromisso com hora marcada simplesmente não pode mais confiar nesses apps, os motoristas mataram esse serviço no Brasil.

3 curtidas

Acho muito simples resolver esse problema de cancelamento de viagens… é só o Uber implementar uma função no app do motorista que a cada recusa de viagem ele leva uma advertência e quando uma nova corrida apitar da tela pra ele, ele terá XX segundos para aceitar e se não aceitar nesses XX segundos, conta como recusa… (e vamos supor que ele tenha direito a XX recusas no mês) e ai com XX advertencias ele pode sofrer uma punição como ficar com o app desativado para trabalhar por XX horas, por exemplo, etc

1 curtida

Pode aumentar a recusa de corridas, mas se nem antes tinha razão pra cancelar corrida que aceitava, imagine agora. O motorista sabe exatamente o quanto vai rodar, pra onde vai e o valor que vai receber. Não tem desculpa de cancelar porque a corrida não vale a pena.

Mas neste caso os motoristas seriam obrigados a aceitarem corridas “ruins” ou “perigosas” para não serem desativados. A proposta do aplicativo é justamente dar liberdade para os dois lados, se for para obrigar o motorista a aceitar é melhor a Uber contratar todo mundo como CLT e oferecer carro e gasolina.

8 curtidas

O motorista não pode recusar corrida a torto e a direito assim. O APP pune quem faz isso. Só que hoje como existem vários APPs diferentes, acaba que meia dúzia de motorista não liga por ser suspenso de um APP porque vai ter outros pra não deixar o sujeito na mão.

Ontem mesmo estava conversando com um amigo que roda de Uber há uns 3-4 anos (14.000+ corridas). O Uber está premiando motoristas com bônus em valor pra quem roda um número X de corridas em um período determinado. E, segundo ele, o Uber sim dá lucro se a pessoa se ater aos desafios e metas que a plataforma propõe (nada de outro mundo, aliás, como 15 corridas em 1 dia).

E o melhor é o PROCON querer explicações porque o APP se adequou e melhorou pros motoristas parceiros é o melhor suco de poder público querendo atrapalhar.

2 curtidas

É que eu escrevi errado, eu quis dizer que ia aumentar as recusas vez dos cancelamentos
Mas fiquei curioso agora, uma vez que o motorista aceita uma corrida, continuam aparecendo outras propostas?

Isso é verdade, o motorista não deveria ser obrigado a aceitar corridas em que tivesse prejuízo ou para lugar perigoso, mas tem que haver um bom senso também, um meio termo. A impressão que eu tenho é que mais da metade das corridas é cancelada, não dá para exigir só o filé também.

De tanta coisa que o uber precisa ser notificado, acho que essa não é uma delas.

Dito isso, contar um “causo” aqui:

Domingo de madrugada saí de um casamento num bairro nobre de SP e foi quase impossível pegar um Uber ou 99, todos aceitavam e cancelavam quase imediatamente.
O motorista que aceitou ainda assim perguntou pra onde era a viagem, estranhei, visto que agora ele tem o destino completo.
Conversando com o motorista, ele reclamando da uber e coisa e tal, q estão de sacanagem (não q não estejam) mas ele entendeu que o meu BAIRRO, era o nome de uma RUA, por isso perguntou aonde ficava, mesmo assim, ele não conhece o nome certo do bairro (o q o uber mostrou), só conhece o nome “fantasia”, que é o nome que todos chamam.

Essa situação toda me lembrou do pessoal falando da falta de lógica dos motoristas que só aceitam viagens longas, reclamam q ganham pouco, mas esquecem que o valor/km rodado é mto mais alto em viagens curtas, com o benefício dele não sair mto do bairro aonde ele julga ter melhores corridas. Q a uber é sacana é, mas os motoristas tbm não prestam atenção nas infos que tem disponíveis, fica mto fácil enganar a galera.

Talvez a Uber possa adicionar uma opção no aplicativo “Adicional de corrida”.

Muita gente que tem pressa também possui disponibilidade de pagar a mais por isso. A probabilidade de um motorista aceitar a corrida será maior.

Quem não puder pagar espera um pouco a mais.

O problema são os motoristas começarem a recusar 100% dos que não pagarem.

Meu pai trabalha com Uber, se quiser ele não fica parado nem um segundo no dia, mesmo recusando as corridas “ruins”, teve dia que ele recusou mais de 50 e ainda fechou o dia bem.

Eu acredito que a alta demanda e o baixo preço está atrapalhando muito os aplicativos, corridas “ruins” são simplesmente ignoradas até não ter nada melhor.

4 curtidas

Eu não vejo o porquê de tanto alarde com isso. Não sou motorista de app, mas acho esse recurso muito justo.
Tem viagem que realmente não vai compensar para o motorista, aí ele fica no escuro.

Dessa forma é muito mais transparente. O motorista pode escolher se aceita ou não a corrida e pronto.

Antes eu pagava uber e quando o cara estava chegando cancelava. No 99 raramente cancelavam… Isso porque no 99 eles mostram o trajeto antes. Então se o motorista aceitar, dificilmente ele vai cancelar a viagem.

Procon tá atrapalhando mais do que ajudando.

3 curtidas

Era só deixar a opção de ocultar destino no app do cliente.

Mas isso é questão de bom senso. Se está um calor desgraçado e o motorista não ligar o ar, deveria ganhar no máximo três estrelas.

1 curtida

Ok, entendo sua colocação porem você falou em dar liberdade para os dois lados, mas do jeito que esta o motorista está prejudicando as pessoas de bem que precisam do serviço… e ai, como fica as pessoas que tem corridas recusadas, que acabam se atrasando pra compromissos pq o cara não quer aceitar uma corrida de menos de 10 reais ?
Como eu exemplifiquei, o motorista poderia ter um numero X de recusas ou por semana ou por mes SOMENTE SE PASSASSE DISSO é que teria algum tipo de penalidade, senão fica essa festa que está, e o povo se fodendo tendo que pegar onibus ou até mesmo o velho taxi porque um serviço inventado pra ajudar, só esta atraplhando a vida de quem precisa se locomover.

O uber tem de ter filtros melhores das corridas, só mostrar aquelas que interessam ao motorista, mostrando todos as informações dela, e em contrapartida no momento que o motorista aceitar uma ele seja duramente punido caso cancele ou nao vá buscar o passageiro, do tipo, 1 hora de gancho do aplicativo.

Não… o que acontece é que motoristas andam com vários aplicativos ativos ao mesmo tempo. Ai aceta no Uber e continua aparecendo no 99 ou em outro. Eu não rodo dessa forma, fico com um aplicativo aberto só. Da muito trabalho ficar gerenciando vários aplicativos ao mesmo tempo.

Mas o que vejo muitos deles usando como desculpa esfarrapada é que só da pra ver se vale a pena depois que aceita. Balela pura. Já aparecia a distancia até a origem e a região de destino. Dava pra saber se a corrida valia a pena na hora de aceitar. Agora da pra ver exatamente o quanto vai receber e a distância que vai percorrer até a origem e o destino do passageiro. Se continuar esse monte de cancelamento, tem mais é que ser banido mesmo.

4 curtidas

Minha taxa de aceitação sempre fica entre 40% e 50%. Num dia que rodo o dia todo, faço tranquilamente 50 corridas ou mais. Considerando essa taxa, eu recuso mais que isso também.

Eu não busco passageiro acima de 2 km ou pra certas regiões da minha cidade. Mas em contrapartida, quase não cancelo. Costumo até esperar os passageiros lerdos até que de os 5 minutos de tolerância, mesmo que a taxa de cancelamento seja pifia (antes era R$5,00, agora é variável pelo tempo de deslocamento até ele).