Processo sobre franquia na internet fixa é arquivado no TCU

Originally published at: Processo sobre franquia na internet fixa é arquivado no TCU – Telecomunicações – Tecnoblog

Como Anatel não decidirá sobre o assunto em 2020, TCU decide arquivar processo; cautelar proíbe limitação na banda larga fixa

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Como funcionam as operadoras regionais? Elas usam infra de operadoras grandes?

Quando a Anatel lançou uma consulta pública sobre a franquia na banda larga fixa, a entidade que representa os pequenos provedores defendeu a franquia, pois eles não têm a mesma infra que as grandes. Não sei se esse pensamento continua.
Uma observação: as operadoras que possuem menos de 50 mil clientes podem aplicar a franquia.

A concorrência na banda larga fixa passou a acabar com a necessidade de discussão sobre franquias na banda larga fixa temporariamente.
A atual pandemia reforçou a necessidade de conexão fixa ilimitada para os assinantes.
Para piorar, as menores prestadoras de internet, com um serviço melhor e mais barato, tem ido a lugares onde Vivo, Oi e Claro não chegam. Isso fez com que elas perdessem mercado e as grandes operadoras, como resposta, tem embutido assinaturas de serviços de streaming em seus planos para diminuir as perdas.
Pelo menos na banda larga fixa, vemos concorrência de verdade e o livre mercado atuando.

3 curtidas

O fantasma da franquia na internet fixa sempre está à espreita, mas acho muito difícil que vá acontecer. Na época, o que se falava é que o limite de franquia não era tanto por limitação da infraestrutura, mas como maneira de diminuir o uso do streaming, já que essas operadoras estavam perdendo assinaturas de suas tvs a cabo. Em 2020, todas as operadoras têm planos sem limites para Netflix, YouTube etc, então acho difícil que a franquia irá ocorrer - ao menos, não da forma ridícula que foi proposta há 4 anos.

1 curtida

Sei não hein, creio eu que provedores locais seriam os primeiros a adotar franquia, justamente por ter menor infraestrutura que as grandes. Tem muito provedor local que não tem nem mesmo IPv4 público suficiente, implementado o famigerado CGNAT.

Mas acho que a curto e médio prazo o fantasma da franquia não vai nos assombrar.

se eu não me engano nos estados unidos (onde na maioria dos estados não existe neutralidade de rede) é o contrário. muitas companhias gigantes têm planos com data caps, mas isps locais (alguns, não todos) não têm.

A Net reduzia a velocidade sim, cansei de brigar com eles já em 2012 por causa da redução de velocidade, tanto que voltei pra Oi, que tinha velocidade menor e não reduzia a velocidade da internet, e a safada da Net, além de reduzir a velocidade, ainda fazia shapping pesado no tráfego da internet, tinha que ser ninja pra furar o shapping deles.

Acredito que a situação da Claro/NET varie bastante de região pra região. Faz mais de uma década que assino a internet deles e pelo que me recordo a franquia sempre existiu no contrato, que prevê a redução de velocidade para míseros 512 Kbps até a próxima fatura se você exceder o volume de dados mensal, mas pelo menos comigo nunca aplicaram redução alguma.

Quando implementaram o contador de consumo no site, os dados para a minha assinatura sempre estavam indisponíveis. De um ano pra cá percebi que o contador passou a registrar o consumo, mas mesmo extrapolando (e muito) a franquia todos os meses, continuo não enfrentando limitação alguma.

Na época que assinei tive que “engolir” a franquia pois a NET era a única opção disponível no meu endereço, mas hoje a situação é outra e felizmente existem várias opções para migrar (tanto locais quanto das “gigantes”) caso resolvam aplicar as limitações de velocidade/consumo de dados…

1 curtida

pelo menos aqui na minha cidade as empresas de Internet pequenas todas tem franquia e são ridículas, um da 60megas de net por fibra a 99,90 com franquia de 200GB, pra 5 aparelhos conectados direto aqui é impossível, a franquia ideal pra minha residência (depois de medir o consumo dos aparelhos e fazendo um media) seria de 1TB, mas aí já custa quase 400 reais. o que é ireal hoje em dia.

é como é dito na matéria, a maioria faz Vista grossa.

lá quase todas tem franquia, só que é outro mundo, as pessoas ganham mais, e outra muitas praticam a seguinte modalidade, se tu paga 100 dólares de net e no meio do mês já esgota a franquia, tu paga mais 50 dólares e fica ilimitado até o final do mês. As empresas daqui não tem essa, se acabou ou corta ou espera.

sim, mas o que eu diz dizer é que tem isps locais que não têm data caps (ou se cobram é um valor abaixo do normal), então não cobram uma taxa extra de $50 para ter internet ilimitada. (mas eu não tenho muita certeza disso, então posso tar errado e ter confundido com outra coisa)

wow, meus pêsames. na minha cidade, que não é uma capital, (pelo menos o meu isp) não cobra franquia. são 100mb de internet de fibra optica ilimitados por $80. mas a internet não é a mais fiel, infelizmente. às vezes cai ou fica lenta demais

Ela já é limitada sim… tenho internet da Net e toda vez que estouro minha franquia de dados ela faz Traffic shaping Tenho 240 megas de velocidade e tem hora que não consigo assistir vídeo em Full HD ou assistir uma live sem travar…
Aí estalo vpn e milagrosamente assisto vídeos em 4k de boa… e assisto as Live…
Gostaria que a Anatel fizesse algo a respeito…

2 curtidas

Como podem querer limitar dados que não os pertencem? Os filmes do Netflix por exemplo, os dados do filmes saem do Computador (servidor) (Netflix) viajam até a nossa casa, aí um filme em 4k por exemplo deve ter uns 20GB. Se eu tiver uma franquia de 10GB, não vou ver o filme todo porque um provedor barra a passagem de um dado que não é dele e sim do Netflix! Além disso todo site também paga para ficar no ar por período e eles não cobram por cada dado baixado!! Já imaginou um site cobrar por quantia de dado acessado, o YouTube tava podre de rico mais do que já é!! Nesse limite de dados os sites tambem só poderiam transmitir seus dados até atingir uma certa quantidade? No meu entender como usuário de fibra, deve se cobrar pela passagem e velocidade dos dados por período mensal e não pela quantidades de dados.
(Como está atualmente) Que bom que arquivou. Que pena no celular não ser o mesmo caso. Aposto que a fibra contratado pelos provedor para distribuir para clientes não tem limites de dados(seja grande ou pequeno) então porque esse papo de limitar dados??

Aqui o contador da Claro/NET sempre funcionou, mas nunca cortaram ou reduziram.
Até 2013, haviam relatos de corte, após o DOCSIS 3.0 parece que isso acabou.

Não existe traffic shaping, isso aí deve ser algo no cdn que te atende

Mas então por enquanto não pode ser aplicado né? Eu assinei a claro net semana passada e meu plano residencial veio com franquia, fico confusa pq se vc liga lá eles dizem que não existe planos sem franquia mais, abri uma reclamação hoje na Anatel vou aguardar , pq aqui sempre que atinge cai para menos de 1mega de velocidade :disappointed_relieved: