Processo seletivo longo e feedbacks rasos: o que acontece com a Gupy?

2 curtidas

Que matéria sensacional! Explica muito bem o que ocorre com a plataforma, além de usar o feedback dos usuários como uma ferramenta importante.
Acredito que a Gupy tem muito a melhorar, assim como todo o processo de recrutamento das empresas e do RH delas.

9 curtidas

O problema não é a gupy - ela apenas cria o sistema.
O problema são os RHs preguiçosos, q por terem centenas de candidatos, buscam formas de filtrar e q muitas vezes não são efetivas.

Muitos bons profissionais de fora só porque não passam nesses testes bobos da gupy.

9 curtidas

O tweet sobre a candidatura simplificada me representa muito. J√° desisti de vaga por usarem a Gupy ou a Kenobi (que nunca entendi como funciona). √Č uma perda de tempo ficar cadastrando dados em diversas plataformas sendo que o RH vai olhar o Linkedin de qualquer forma, sem falar nesses testes que n√£o tem nada a ver com a vaga.

5 curtidas

O pessoal reclama que os processos na plataforma demandam uma quantidade absurda de tempo, cont√©m passos desnecess√°rios e alguns dados s√£o pouco transparentes (ou nem informados). A√≠ para tentar reverter isso,os caras CRIAM PERFIS EM REDES SOCIAIS PARA AJUDAR NO PASSO A PASSO E UM CURSO PRA USAR A PLATAFORMA DELES? T√Ā DE SACANAGEM? √Č assim que os caras remediam um sistema burocr√°tico, com mais burocracia, etapas e coisas fora do site em quest√£o? Parece o governo resolvendo problemas (qualquer um, dane-se o lado).

1 curtida

Isso no que dá confiar no algoritmo pra algo tão sério. E como sempre a resposta da Gupy é um script pronto como é de esperar.

Meu relato. Eu já tive a infelicidade de ser obrigado a usar esse sistema, das três vagas só uma houve feedback, as outras duas estão no limbo até hoje. E já se foram 2 anos :cold_face:
O Gupy é um reflexo total da maioria dos RHs inertes de hoje. E isso só vai piorar.

4 curtidas

Não são só os candidatos que odeiam a Gupy, os gestores também.

Já vi casos de gestores meus que foram obrigados pelo RH a usar a plataforma e só passaram raiva. No final, acabaram contratando gente que nosso time indicou por ser mais prático e confiável. O RH só não recusou a contratação (que foi fora do Gupy) porque o diretor era muito influente na empresa e interviu.

Em outro caso, o Gupy e a incompet√™ncia do RH deram tanto trabalho pros meus gestores que eles tiveram que fazer o c√ļmulo de procurar candidatos direto no LinkedIn pra conseguir preencher uma vaga no nosso time.

7 curtidas

Não parece o governo. Só parece o RH de qualquer empresa.

2 curtidas

Tenho uma história engraçada com a Gupy. Certa vez me candidatei à uma vaga através deles, mas ficou no limbo, nenhuma resposta. Tempos depois, comecei a trabalhar num body shop, e essa mesma empresa me contratou através deles hahah.

Poderiam ter tirado o percentual do body shop, e estarem economizando.

3 curtidas

Acho que o Tecnoblog deveria criar mais um artigo, porém falando especificamente do LinkedIn. Digo isso pq a rede social foi feita basicamente para ajudar pessoas a voltarem ao mercado de trabalho, ao msm tempo em que compartilham suas experiências.

A parte de vagas do LinkedIn √© um [email protected]#$ literalmente, pois toda vez que vc vai realizar uma candidatura a chance dela ser em outro site √© grande. Ora, mas n√£o era isso que o LinkedIn era contra? Simplificar a parada ao inv√©s de pior√°-la? O tenso √© que em mtas vezes vc √© redirecionado para outro site dentro do site que vc acessou no LinkedIn e em mtos casos esses sites n√£o duram um ano e s√£o encerrados.

Acredito que para uma plataforma como o LinkedIn deveria ser obrigatório a candidatura simplificada, pois ali o pessoal do RH está 100% direcionado para os candidatos e não tem nenhum intermediário na parada, além de ajudar horrores os candidatos.

6 curtidas

Nunca usei, mas pelos coment√°rios parece que transfere o trabalho do RH para o candidato. T√° doido.

Se é gupy nem perco meu tempo…

J√° esbarrei no Gupy algumas vezes. No come√ßo voc√™ pensa: ‚Äúsem esfor√ßo, sem ganho‚ÄĚ. E vai l√° voc√™ fazer todo o processo que algum RH coloca na plataforma. Em v√£o, pra variar. Da√≠ acaba que n√£o recebe feedback nenhum ou se recebe √© algum email padr√£o.

E como bem lembrado no texto, será que a IA e o algoritmo em si tem a percepção de selecionar candidatos realmente aptos baseados em seus currículos e testes?

Bom, enquanto isso vamos de MEI e tentando se virar como aut√īnomo. Emprego fixo t√° osso.

1 curtida

Se o LinkedIn obrigar a candidatura simplificada, existe o risco de ter uma fuga de recrutadores pra outras plataformas, e a√≠ a gente vai voltar praquele tempo onde t√≠nhamos cadastro em cada ‚Äútrabalhe conosco‚ÄĚ de cada site das empresas.

Eu sou mais 8 ou 80: Se vejo que a candidatura é externa num site bizarro, nem perco meu tempo. Se o processo de seleção da empresa já é uma várzea, imagina como é a rotina lá dentro.

3 curtidas

Essa √© a mentalidade arrogante do RH: Eles nunca fazem nada errado, o problema √© de quem n√£o entende as solu√ß√Ķes inovadoras e disruptivas deles.

2 curtidas

Quando uma vaga é na Gupy eu até desisto porqye sei que vai morrer no limbo a minha candidatura :slightly_frowning_face:

E tenso!

Sinto que muitas vezes os processos no Gupy e plataformas afins (o pandapé sequer página de acompanhamento da candidatura possui…) são só usados para dar a impressão de processos seletivos abertos e transparentes, mas que na verdade todas as oportunidades acabam sendo fechadas na base na indicação mesmo. Já me candidatei a vagas em que avancei em todas as etapas, cheguei muitas vezes a gravar vídeos de entrevista, mas na etapa final, de contato com RH e gestores nunca fui sequer contatado ou recebi feedback. A depender da área é difícil ignorar oportunidades mesmo nessas plataformas, mas sempre prefiro a candidatura simplificada do LinkedIn pois sei quem está selecionando, para onde, se visualizou o currículo ou se a vaga foi encerrada. Processos humanos refletem muito da cultura da empresa.

4 curtidas

Acho que o maior problema da Gupy é a falta de transparência, também mencionada na matéria. Quando eu estava procurando minhas primeiras oportunidades em minha área eu fazia todos os testes pela Gupy e Kenobi porque achava que isso fazia parte, afinal eu estava em início de carreira. Fui perdendo cada vez mais tempo com isso e sempre sem resultados. Se eu soubesse o que sei hoje não teria perdido um segundo com essas plataformas.

E sinceramente, tentar justificar que a IA não é o problema pra mim só serviu para provar que ela é sim o problema e mais uma razão para eu definitivamente nunca mais me candidatar via Gupy ou Kenobi. Inclusive eu me recuso a candidatar.

2 curtidas

Tenho visto bastante reclama√ß√Ķes da gupy, vejo que alguns pontos s√£o culpa da plataforma, mas v√°rios outros (como quantidade de etapas e falta de feedbbacks) s√£o de responsabilidade das empresas. N√£o √© a gupy que define quantas fases ter√° um processo, j√° participei de processos com poucas etapas (inclusive fui aprovado e atualmente trabalho essa empresa) e j√° participei de processos extensos; o trabalho de conscientiza√ß√£o para mudar a cultura desses processos deve ser feito com as empresas, elas s√£o as respons√°veis pela escolha de quais etapas escolher para um processo.

Acho que pior que a Gupy só a Taqe. Vocês já viram a faculdade que é criar um perfil naquele site? O tanto de etapas e testes que existem lá? Pra ter noção, não consigo nem me candidatar pra uma vaga simples de produção no cd da Amazon, porque meu perfil não atende os requisitos.

2 curtidas