Processo seletivo longo e feedbacks rasos: o que acontece com a Gupy?

2 curtidas

Que matéria sensacional! Explica muito bem o que ocorre com a plataforma, além de usar o feedback dos usuários como uma ferramenta importante.
Acredito que a Gupy tem muito a melhorar, assim como todo o processo de recrutamento das empresas e do RH delas.

9 curtidas

O problema não é a gupy - ela apenas cria o sistema.
O problema são os RHs preguiçosos, q por terem centenas de candidatos, buscam formas de filtrar e q muitas vezes não são efetivas.

Muitos bons profissionais de fora só porque não passam nesses testes bobos da gupy.

10 curtidas

O tweet sobre a candidatura simplificada me representa muito. Já desisti de vaga por usarem a Gupy ou a Kenobi (que nunca entendi como funciona). É uma perda de tempo ficar cadastrando dados em diversas plataformas sendo que o RH vai olhar o Linkedin de qualquer forma, sem falar nesses testes que não tem nada a ver com a vaga.

5 curtidas

O pessoal reclama que os processos na plataforma demandam uma quantidade absurda de tempo, contém passos desnecessários e alguns dados são pouco transparentes (ou nem informados). Aí para tentar reverter isso,os caras CRIAM PERFIS EM REDES SOCIAIS PARA AJUDAR NO PASSO A PASSO E UM CURSO PRA USAR A PLATAFORMA DELES? TÁ DE SACANAGEM? É assim que os caras remediam um sistema burocrático, com mais burocracia, etapas e coisas fora do site em questão? Parece o governo resolvendo problemas (qualquer um, dane-se o lado).

1 curtida

Isso no que dá confiar no algoritmo pra algo tão sério. E como sempre a resposta da Gupy é um script pronto como é de esperar.

Meu relato. Eu já tive a infelicidade de ser obrigado a usar esse sistema, das três vagas só uma houve feedback, as outras duas estão no limbo até hoje. E já se foram 2 anos :cold_face:
O Gupy é um reflexo total da maioria dos RHs inertes de hoje. E isso só vai piorar.

4 curtidas

Não são só os candidatos que odeiam a Gupy, os gestores também.

Já vi casos de gestores meus que foram obrigados pelo RH a usar a plataforma e só passaram raiva. No final, acabaram contratando gente que nosso time indicou por ser mais prático e confiável. O RH só não recusou a contratação (que foi fora do Gupy) porque o diretor era muito influente na empresa e interviu.

Em outro caso, o Gupy e a incompetência do RH deram tanto trabalho pros meus gestores que eles tiveram que fazer o cúmulo de procurar candidatos direto no LinkedIn pra conseguir preencher uma vaga no nosso time.

7 curtidas

Não parece o governo. Só parece o RH de qualquer empresa.

2 curtidas

Tenho uma história engraçada com a Gupy. Certa vez me candidatei à uma vaga através deles, mas ficou no limbo, nenhuma resposta. Tempos depois, comecei a trabalhar num body shop, e essa mesma empresa me contratou através deles hahah.

Poderiam ter tirado o percentual do body shop, e estarem economizando.

3 curtidas

Acho que o Tecnoblog deveria criar mais um artigo, porém falando especificamente do LinkedIn. Digo isso pq a rede social foi feita basicamente para ajudar pessoas a voltarem ao mercado de trabalho, ao msm tempo em que compartilham suas experiências.

A parte de vagas do LinkedIn é um c@#$ literalmente, pois toda vez que vc vai realizar uma candidatura a chance dela ser em outro site é grande. Ora, mas não era isso que o LinkedIn era contra? Simplificar a parada ao invés de piorá-la? O tenso é que em mtas vezes vc é redirecionado para outro site dentro do site que vc acessou no LinkedIn e em mtos casos esses sites não duram um ano e são encerrados.

Acredito que para uma plataforma como o LinkedIn deveria ser obrigatório a candidatura simplificada, pois ali o pessoal do RH está 100% direcionado para os candidatos e não tem nenhum intermediário na parada, além de ajudar horrores os candidatos.

6 curtidas

Nunca usei, mas pelos comentários parece que transfere o trabalho do RH para o candidato. Tá doido.

Se é gupy nem perco meu tempo…

Já esbarrei no Gupy algumas vezes. No começo você pensa: “sem esforço, sem ganho”. E vai lá você fazer todo o processo que algum RH coloca na plataforma. Em vão, pra variar. Daí acaba que não recebe feedback nenhum ou se recebe é algum email padrão.

E como bem lembrado no texto, será que a IA e o algoritmo em si tem a percepção de selecionar candidatos realmente aptos baseados em seus currículos e testes?

Bom, enquanto isso vamos de MEI e tentando se virar como autônomo. Emprego fixo tá osso.

1 curtida

Se o LinkedIn obrigar a candidatura simplificada, existe o risco de ter uma fuga de recrutadores pra outras plataformas, e aí a gente vai voltar praquele tempo onde tínhamos cadastro em cada “trabalhe conosco” de cada site das empresas.

Eu sou mais 8 ou 80: Se vejo que a candidatura é externa num site bizarro, nem perco meu tempo. Se o processo de seleção da empresa já é uma várzea, imagina como é a rotina lá dentro.

3 curtidas

Essa é a mentalidade arrogante do RH: Eles nunca fazem nada errado, o problema é de quem não entende as soluções inovadoras e disruptivas deles.

2 curtidas

Quando uma vaga é na Gupy eu até desisto porqye sei que vai morrer no limbo a minha candidatura :slightly_frowning_face:

E tenso!

Sinto que muitas vezes os processos no Gupy e plataformas afins (o pandapé sequer página de acompanhamento da candidatura possui…) são só usados para dar a impressão de processos seletivos abertos e transparentes, mas que na verdade todas as oportunidades acabam sendo fechadas na base na indicação mesmo. Já me candidatei a vagas em que avancei em todas as etapas, cheguei muitas vezes a gravar vídeos de entrevista, mas na etapa final, de contato com RH e gestores nunca fui sequer contatado ou recebi feedback. A depender da área é difícil ignorar oportunidades mesmo nessas plataformas, mas sempre prefiro a candidatura simplificada do LinkedIn pois sei quem está selecionando, para onde, se visualizou o currículo ou se a vaga foi encerrada. Processos humanos refletem muito da cultura da empresa.

4 curtidas

Acho que o maior problema da Gupy é a falta de transparência, também mencionada na matéria. Quando eu estava procurando minhas primeiras oportunidades em minha área eu fazia todos os testes pela Gupy e Kenobi porque achava que isso fazia parte, afinal eu estava em início de carreira. Fui perdendo cada vez mais tempo com isso e sempre sem resultados. Se eu soubesse o que sei hoje não teria perdido um segundo com essas plataformas.

E sinceramente, tentar justificar que a IA não é o problema pra mim só serviu para provar que ela é sim o problema e mais uma razão para eu definitivamente nunca mais me candidatar via Gupy ou Kenobi. Inclusive eu me recuso a candidatar.

2 curtidas

Tenho visto bastante reclamações da gupy, vejo que alguns pontos são culpa da plataforma, mas vários outros (como quantidade de etapas e falta de feedbbacks) são de responsabilidade das empresas. Não é a gupy que define quantas fases terá um processo, já participei de processos com poucas etapas (inclusive fui aprovado e atualmente trabalho essa empresa) e já participei de processos extensos; o trabalho de conscientização para mudar a cultura desses processos deve ser feito com as empresas, elas são as responsáveis pela escolha de quais etapas escolher para um processo.

Acho que pior que a Gupy só a Taqe. Vocês já viram a faculdade que é criar um perfil naquele site? O tanto de etapas e testes que existem lá? Pra ter noção, não consigo nem me candidatar pra uma vaga simples de produção no cd da Amazon, porque meu perfil não atende os requisitos.

3 curtidas