Problemas no Plex: Reprodução 4K e Acesso Remoto

Fala Rapaziada, bom dia a todos.

Estou fazendo uso do Plex na minha casa, entretanto estou com 2 problemas nos quais preciso de ajuda dos mais experientes.

1º Plex não está reproduzindo conteúdo 4K
Costumo baixar os releases, sempre que possível, WEB-DL, WEBRip ou Bluray, 2160p, 10bit ou 8bit e MKV. Reproduzo os conteúdos na minha tv, uma Samsung TU8000. Quando os coloco no pen drive ela reproduz normalmente e consigo aproveitar o máximo da qualidade do arquivo, entretanto quando tento reproduzir via Plex o arquivo simplesmente fica num carregamento infinito e nada. Quando rodo num 1080p não tenho problema algum, é apenas com o 4K. A TV está conectada na rede wifi 5GHz, e está relativamente perto do roteador, então não há nenhuma interferência. Tentei reproduzir o conteúdo em um notebook conectado tanto na rede 5GHz quanto no cabo e acontece a mesma coisa, não reproduz o 4K. O servidor está num PC que está direto no cabo. Saberiam me informar o que pode estar acontecendo?

2º Não consigo acessar o Plex através de uma rede de fora
Segui alguns tutoriais no Youtube de como abrir e direcionar as portas, definir um IP estático e etc, mas ainda não consigo acessar de fora. Acredito que o problema esteja na configuração do roteador, pois é um da Claro, e a pagina da configuração está num layout proprio deles. Então não achei nenhum tutorial especifico. O modelo do roteador é um HGJ310 da Humax. Poderiam me ajudar com a configuração dessa caca?

Sobre o 4K esses tópicos podem te ajudar:

Sobre o acesso externo, é necessário que a porta que o Plex vai usar esteja aberta, para isso é necessário ligar para a sua operadora, pois hoje em dia praticamente todas usam CGNAT, oque impede de você mesmo abrir a porta do roteador.

1 curtida

Provavelmente tu não tenha um IP valido na tua internet (muito comum com clientes da Claro), está atrás de um CGNAT, tem de olhar se o ip que informa no teu modem na parte da wan é o mesmo que tu vê nos sites de consulta de ip tipo o www.meuip.com.br

1 curtida

O 4k nunca foi satisfatório nos meus equipamentos com o Plex, sempre existiu gargalo na rede mesmo em 5ghz, depois que troquei tudo pra cabo o gargalo foi para o buffer dos apps. E quando resolvia funcionar bem o servidor morria do nada.

Tirando esse lance do problema, pra você usar o servidor foi satisfatório?

Hoje estou com o Infuse, mas é só pra Mac Apple TV e iOS.

A tv aqui em casa no cabo voa, 5 ghz da tempo pegar um café, em 2,4 ghz da tempo de fazer o café, isso se não tiver o azar de dar erro

1 curtida

Bom, eu não uso plex mas eu ia sugerir que voce tentasse fazer via cabeamento. Certifique-se de que todos os dispositivos plugados estão mesmo em gigabit e esquece o wi-fi. Só por que o roteador está do lado do TV não quer dizer que não tem interferência. :sweat_smile:

1 curtida

Recomendaria testar via cabo.

Cara, eu uso Plex há muitos anos aqui, em um notebookzinho i3 2nd-gen com 4GB/RAM. Na minha configuração, meu notebook está sempre no cabo, já as TVs estão no Wi-Fi (apenas uma delas no Wi-Fi 5Ghz). Não tenho nenhum problema, mas alguns vídeos em 1080p/4K ficam fazendo buffer - acho que é algo do encode, então procuro outro lugar e baixo de outro lugar, normalmente isso ajuda.

Outra coisa, as TVs que uso são Samsung, com o “Direct play” habilitado nas configurações do Plex Server/Cliente - isso faz com que a TV reproduza o vídeo nativo, porque o notebook é muito fraco e não tem capacidade de fazer o encode/decode de um arquivo de vídeo grande. Tanto é que na minha TV LG eu simplesmente não consigo assistir quase nada, a maioria das coisas ficam travando, provavelmente porque a TV não consiga reproduzir nativamente.

Cara, muito obrigado. Já havia lido esses artigos e infelizmente não conseguiram me ajudar a resolver o problema. Não tinha conhecimento sobre o CGNAT. Vou entrar em contato com a operadora.